Como está a sua empresa na Internet durante a pandemia ?

 

Digitalizar a empresa passou a ser crucial para sobrevivência

 

Como está a sua empresa na Internet

Enquanto empreendedores físicos estão desesperados com as portas fechadas, o isolamento e possível lockdown (já previsto em diversas cidades do país), o #Ecommerce tem apresentado números realmente animadores em meio à pandemia.

Em março, tão logo foi decretada à quarentena em boa parte do Brasil, quando as pessoas começaram a entrar em isolamento voluntário, tivemos crescimento 40% nas compras online, comparado com o mês anterior. Esses foram os dados apresentados pelo Compre&Confie.

As pessoas acreditaram, a princípio, que esse aumento nas vendas estava relacionado principalmente ao consumo de bens de giro rápido, como alimentos, cosméticos, bebidas… coisas que, normalmente, o público comprava em lojas físicas, numa rápida ida ao mercado.

Só que, passado o momento de adaptação, o consumo de outras categorias voltou a subir. Um estudo apresentado pela Abcomm em parceria com a Konduto, analisando as últimas semanas de abril, mostrou, uma nova recuperação das demais categorias dentro do Ecommerce… (12,1% em moda, 26% produtos para pés e mãos, 7% eletrônicos…).

 

A tendência é que o Ecommerce continue a crescer durante o isolamento

 

Com novos consumidores comprando online, espera-se que esse hábito passe a fazer parte da rotina de grande parte deles… Inclusive o Gigante de televendas Polishop nitidamente mudou muito os anunciantes priorizando produtos para fazer ginástica em casa, kits de reparos para o lar, entre outros.  Nitidamente o perfil de compras mudou devido ao novo cenário das pessoas mais tempo em suas casas.

O que se vè até o momento é que o Comércio Digital vai se manter muito forte MESMO após a reabertura das lojas físicas. Entretanto, alguns consumidores já começam a reclamar do aumento significativo de preços para compra de produtos online uma vez que as lojas físicas estão fechadas.

Esse crescimento de vendas online via ecommerce  já estava previsto, honestamente. Ao longo dos anos, o #Ecommerce tem crescido acima dos 10%, trazendo uma perspectiva bastante positiva para quem empreende nesse setor.

Mas, com a transformação digital, esse movimento se acelerou de forma absurda. E há tempos estamos falando sobre as pessoas Digitalizarem suas empresas para ficarem cada vez mais bem rankeada no google e outros buscadores e quem não o fez ou já quebrou ou está se equilibrando para não quebrar.

E o que esperávamos para próximos 5, 10 anos… agora é uma realidade. O Covid19 acelerou diversos processos que pensávamos daqui 1, 2,3 anos ou mais.  De repente o mundo mudou, tivemos nosso direito de ir e vir de certa forma cerceado, muitas empresas desesperadas e quem plantou na Internet agora ou se equilibra ou colhe até mais. Quem não plantou, sucumbe.

 

Ou sua empresa está bem na Internet ou está mal no cenário em geral

 

As empresas que estão se adaptando a este cenário – sejam lojas físicas, indústrias, fábricas, etc. – e se digitalizando são as que possuem maiores chances de sobreviver a este período de crise… Principalmente pelo fato de agora, mais do que nunca, as empresas poderem falar de igual para igual com seus clientes e consumidores.  Agora é a hora de abrir o jogo, negociar com fornecedores e não tê-los como inimigos.

Mas muitos empreendedores estão tendo desafios nessa transição. Alguns, que já tentaram migrar para o online, estão até sem esperanças e achando que a situação não tem mais jeito e que é o fim, que a internet “não é para eles”. A realidade para todos nós é que as contas não param, seja para quem está bem nas vendas online, seja para quem não tem vendas.

Estamos todos no mesmo barco, porém com tempestades diferentes.

 

Nenhuma empresa tem garantia de sucesso

 

nenhuma empresa tem garantia de sucesso

Nada é 100% garantido e de repente para um dono de restaurante na vila Olímpia por exemplo que teve seu faturamento zerado pelo fato de não poder abrir, bem como vários restaurantes no Brasil, parece fácil falarmos em digitalizar a empresa, contratar uma Empresa de Marketing Digital  e tudo o mais. Contudo, se o restaurante não pode abrir e o delivery não atende às pessoas que moram em outros lugares distantes, a realidade é muito mais dura.

O que estamos nos referindo é para os que podem atender online seus clientes, os novos clientes.  Quem preparou seu site com técnicas de SEO durante um bom tempo ,  quem investiu tempo e até dinheiro nas Mídias Sociais, quem montou grupos de Transmissão no Whats app, agora está em larga vantagem no setor de varejo mediante a quem não fez nada.

Aqui em nosso Ateliê de Costuras em customização e Ajustes de roupas Ellegancy Costuras nós temos esse Blog que você está lendo com quase 3 mil posts ,  nosso Instagram  é diariamente atualizado, bem como nosso canal no Youtube, entre outras formas.

Com todo esse nosso empenho em estarmos na internet há anos, agora estamos colhendo ótimos frutos principalmente nos Ajustes em Roupas de couro  para motociclistas, já que muitos desses motociclistas estão trabalhando Home Office e andando de moto todo final de semana.

Outra alternativa que tivemos em meio à pandemia foi a de comprar máscara de proteção  . Ou melhor, a alternativa de fazermos máscara de proteção em Sp  . Então ficamos com a equipe de costureiras com menos pessoas e começamos a confeccionar máscaras de tecido e vendermos para clientes dos Consertos e reformas de roupas e principalmente para quem não era nosso cliente.

 

Investir em Google Ads durante a pandemia?

Nós sempre anunciamos no Google Ads, ou Google adwords como algumas pessoas preferem chamar. Porém, como não estamos atendendo no Ateliê de Costuras da vila olímpia pelo fato de 2 funcionários não quererem trabalhar por medo do coronavírus, nós tivemos que abortar as campanhas no Google.

Isso nos assustou muito pois nunca tínhamos ficado sem campanhas onde o cliente procura por termos e nos encontram, e pagamos por clique ( CPC= custo por clique). Principalmente pelo fato de termos nossas campanhas circulando em bairros nobres.

Porém, se pagarmos para estarmos em primeiro lugar no google e não conseguirmos atender esse público que prefere ir no Ateliê de Costuras na Vila Olímpia, estaremos dando um tiro no pé.

Então pela primeira vez tivemos de parar as campanhas do google ads e vivermos somente de busca orgânica no Google e também em Mídias Sociais.

E vários posts falávamos sobre isso, sobre a importância do Search Engine optimization( SEO) pois no Google Ads sua empresa pode estar em primeiro lugar mas se você não tiver mais verbas ela simplesmente desaparecerá da Internet, ao passo que os conteúdos orgânicos na internet, se bem trabalhados, fazem com que sua empresa fique bem vista no google e não dependente de verbas financeiras.

Pelo levantamento que fizemos, nossos concorrentes também pausaram suas campanhas no Google Ads, então não corremos muito risco de perdermos novos clientes para os concorrentes.

O investimento em publicidade no Google tem que ser levado em conta uma vez que o retorno é satisfatório, mas a conta ” chega ” também. Portanto se no momento sua empresa tiver com o efetivo reduzido, sem condições de produzir produtos e ou serviços, é hora de você fazer ainda mais contas para ver se é viável ou não continuar com o Google Ads.

 

Google Ads X Seo busca orgânica no Google.

 

Visitantes do Google Ads são mais decididos

Se durante vários anos não tivéssemos investido muito tempo em posts como esses no blog, não tivéssemos investido tanto tempo nos vídeos do youtube, nas mídias sociais, provavelmente iríamos continuar no Google Ads mesmo sem ter condições de atendermos os clientes nos 2 Ateliês de Costuras.

Parece loucura pausarmos o google ads, mas gastávamos aí uns 2 mil e 300 reais ao mês e 70% do público ou mais ia para a Vila Olímpia, e como nosso atendimento lá ficou muito prejudicado por conta de 2 funcionários que se negaram a trabalhar por medo, não nos restou outra alternativa que não fosse parar as campanhas publicitárias do Google Ads.

Investimos então muito mais tempo, conhecimento e aprendizado na Internet para produzirmos mais e mais conteúdos de qualidade mostrando nossos serviços de Ajustes de roupas, restauração em jaquetas de couro,  Ajustes em Ternos, entre outros.

 

Estratégias para adquirir clientes na pandemia.

 

Devido à praticidade do nosso atendimento onde o cliente entra em contato através desse ícone de whats app que está em sua tela e imediatamente já recebe nossos links para a compra de máscara de proteção, nós enviamos as estampas disponíveis e os clientes escolhem as que gostaram, nos passam o endereço para simularmos a entrega via aplicativo da 99 e Uber, e os clientes recebem as máscaras de tecido em Sp no mesmo dia.

O perfil do público que é mais prático geralmente é o perfil de quem mora em Bairros Nobres. Sendo assim, estamos vendendo máscaras de tecido no Itaim bibi, máscara de proteção nos Jardins, Pinheiros, Vila Olímpia, Brooklin e em vários outros bairros.

Todos os clientes de compra de máscara de proteção estão recebendo um voucher de 10% de desconto em sua primeira visita para os Ajustes de Roupas em nossos 2 Ateliês de Costuras.

Além disso, estamos adicionando todos esses clientes em nossa lista de proteção com o nome ” Máscara” , para que a cada 15 dias enviemos novidades das máscaras e também lembrarmos dos descontos que eles terão quando precisarem ajustar roupas em Sp.

Com o passar dos dias, alguns desses clientes estão voltando a comprar máscara de proteção conosco, e isso é ótimo pois os fidelizamos. Melhor ainda quando esses clientes vêem até nosso Ateliê de Costuras e nos conhecem.

Temos a plena certeza de que conseguiremos alcançar muitos novos clientes com essa estratégia e isso nos beneficiará muito . E aos clientes antigos que há tempos não vinham fazer ajustes de roupas conosco nós estamos dando um bom desconto na compra de máscaras, e para alguns clientes que estão trazendo roupas para ajustar nós estamos dando 1 máscara de cortesia.

 

Estratégias de vendas Local.

 

Dias atrás eu entrei em contato com os proprietários da Bhills Pizzas que é a pizzaria mais antiga e mais admirada do Bairro aqui no Jardim prudência e pedí uma parceria com eles, e por nos conhecerem há anos eles toparam na hora.

A estratégia é de que na compra de 2 pizzas o cliente terá direito a 1 máscara de proteção de cortesia para retirada aqui em nosso Ateliê de Costuras no jardim prudência, na Avenida cupecê, 1483.

Como estamos em pandemia e teoricamente ninguém está recebendo visitas em casa, partimos do princípio que quem pede 2 pizzas deve morar com 3 ou mais pessoas em casa. E quando essa pessoa vier retirar 1 máscara de cortesia, ao ver lindas máscaras à disposição, ela tende a comprar outras para o restante da família.

Todavia, antes mesmo de vir adquirir a máscara de cortesia a que tem direito e talvez comprar outras( esse é nosso intuito), a pessoa terá recebido nosso voucher com nosso site www.elcosturas.com.br  e nosso Instagram .

Então fortalecemos nossa presença nos bairros próximos avisando a todos que além de Ajustes em roupas estamos também fazendo máscara de proteção, fazendo aí um trabalho de Marketing e ajudando a Bhills Pizzas a ficar ainda mais bem vista pelos clientes com a cortesia que ela está oferecendo a quem pede pizzas.

Com essa estratégia estamos patrocinando 150 máscaras com o intuito de vendermos outras tantas, além de ficarmos ainda mais conhecidos.

E você; quais estratégias tem adotado para que sua empresa não só sobreviva na pandemia mas que ela cresça em um futuro bem próximo?

Veja também :

 

Como preservar equipes vencedoras em meio à pandemia ?

Comprar máscara de proteção

 

Tratamento em peças de couro em São Paulo

 

 

Atenção: A postagem original é do Bruno do Ecommerce na prática na qual seguimos os perfis e o admiramos muito por todo conhecimento. Sendo assim, além de todas as referências ao trabalho dele segue abaixo o lembrete dos Cursos que ele ministra que certamente são excelentes.

Deixe-me contar um segredo: esse não é o fim. É o começo.

Sei o quanto pode ser traumática a transição para o digital quando não é feita do jeito correto. Mas, além desse caminho ser o mais certo a se trilhar agora, é também o que vai abrir portas para um mundo novo e com maiores possibilidades de alavancar as suas vendas.

Você pode achar que não é tão simples essa transição, mas posso te garantir é possível fazer isso de um jeito muito mais rápido do que imagina.

Eu passei por esse processo também. E, ao longo dos meus mais de 18 anos de experiência, ajudei diversos outros empresários a fazerem o mesmo.

Hoje, todos esses alunos que passaram por aqui possuem negócios altamente lucrativos.

Para também te ajudar a passar por esse momento de transição, eu e a equipe do Ecommerce na Prática criamos o Workshop Varejo Digital.

O Workshop Varejo Digital é uma iniciativa 100% grátis e online, onde eu vou dar todos os passos necessários para que você faça a migração de forma prática e eficiente.

Além de você se digitalizar, também terá a oportunidade de alavancar suas vendas.

Serão 4 aulas 100% online, guiadas por mim, durante os dias 11 e 22 de maio.

Eu irei abordar pontos como:

Estratégias para diferenciar o seu negócio na internet e se ver livre da concorrência;
Como implementar a transformação digital que seu negócio físico precisa para superar e sair dessa crise mais forte e com mais resultado;

Como participar do incrível crescimento de um dos poucos mercados que estão se fortalecendo e crescendo muito na crise;
Como sair do “marasmo” da loja física tradicional, direto para uma pista de alta velocidade das vendas online;
Como evitar os principais erros dos 90% dos negócios que tentam migrar do físico para o digital cometem.
O Workshop Varejo Digital é estruturado para que você termine o evento com o plano de ação e crescimento do seu #Ecommerce montado e à prova de falhas.

Para ter acesso a esse conhecimento e ter resultados surpreendentes nessa crise, se inscreva gratuitamente no Workshop Varejo Digital neste link 👉 https://enp.vc/workshop-varejo-digital-rs e garanta já a sua vaga!

QUERO PARTICIPAR DO WORKSHOP GRATUITO!

Escrito por  Bruno Oliveira 

 

Tema do Post : Como está a sua empresa na Internet durante a pandemia ?

 

Por falarmos em Pandemia e Coronavírus hoje, dia 26.05.2020 a Polícia Federal fez uma operação de busca e apreensão na casa do Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel por denúncias de superfaturamento na compra de respiradores sendo site O Antagonista

 

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