Administrar um Atelier de Costuras

Administrar um atelier de costuras que faz ajustes de roupas em Sp

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Administrar um Atelier de Costuras

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Administrar um Atelier de Costuras – A difícil arte de agradar a todos…

Há tempos eu queria escrever esse Post em tom de desabafo, com algumas experiências um tanto quanto recentes que tivemos com costureiras free lancer, que são costureiras que não querem vínculo empregatício por valorizarem seu tempo, seus ganhos, sua autonomia.

O Mercado de Costuras e Ajustes de roupas tem muito desse trabalho de costureiras free lancer, costureiras por dia, e outras formas como as costureiras mesmo falam.

Alguns lugares pagam somente 25% do que a pessoa produz, outros 30, e o máximo que vimos é 40% do que fatura, e a empresa fica com o restante, tendo como custo água, luz, publicidade, material de limpeza, material de costura etc.

Porém, há costureiras que cobram o dia, que varia aí de 120 a 170 reais... Portanto é uma questão do Atelier de costuras analisar primeiramente se o preço dos Ajustes de roupas são muito baratos, moderado e ou alto.

Se a costureira cobra 150 reais o dia, o mínimo que ela deve produzir é 300 reais pois a empresa tem os custos fixos, tem o desconto das máquinas Cielo e Redecard, e vários outros custos mencionados acima.

Mas quando a costureira cobra por produção, o RISCO DE ERRAR UMA ROUPA é enorme já que muitas delas querem ” voar”. Querem fazer o máximo de peças pra ganhar melhor, e aí INEVITAVELMENTE acontecem os erros.

Entrevistando Costureiras.

Quando uma costureira chega até a Ellegancy Costuras ela já viu provavelmente nossos vídeos, nossos Posts, nossas mídias sociais e certamente tem uma noção do ” quão” exigentes nós somos.

E durante a entrevista, costumamos dizer que entre os próprios donos e a qualidade na costura, saem os donos e fica a qualidade…

Mas entrevista é entrevista, e prática é prática.

O problema de toda essa autonomia das costureiras é que se forem contrariadas, a grande maioria pega sua bolsa e vai embora, e em alguns casos não sem antes soltarem comentários do tipo:

” Eu costuro para clientes dos Jardins e eles não reclamam”.

“Eu trabalho há anos e só tenho elogios, nunca pegaram tanto no meu pé”.

“Vocês são muito exigentes”.

” Vocês são muito inseguros”.  Aqui cabe um parêntese e uma reflexão sobre o que é insegurança ou o que é controle de qualidade.

Só fica na Ellegancy Costuras quem é ótima costureira !!!

Fechar rasgo em calça de couro
Se uma costureira fizesse isso em uma roupa não ficaria conosco- Fizemos a restauração da calça de couro

Não somos perfeitos, nunca vendemos a perfeição…  Só que temos sim uma qualidade muito acima da média, e em cada teste com costureira comprovamos isso.

Não é à tôa que antes de abrirmos o Atelier de Costuras na Vila Olímpia( Rua Santa justina,75) os clientes vinham de bairros nobres aqui para nosso Atelier de Costuras na Avenida cupecê, 1483 bairro jd prudência, pertinho da Vila Mascote. Clique aqui e saiba mais.

E agora com a Vila Olímpia, os clientes optam em ir onde for mais perto, mais cômodo.

Para quem mora do Campo Belo pra trás sentido bairro, é mais perto vir aqui no Atelier de costuras da Cupecê. Do Campo belo pra frente sentido centro é melhor o Atelier de Costuras da Vila Olímpia.

Crise X Costureiras.

Se há alguma vantagem na crise é talvez a oportunidade de conseguirmos mão de obra de extrema qualidade.

Digo isso pois quando a economia está aquecida e uma costureira está à procura de emprego, as chances da costureira não ser boa são enormes, pois se os Ateliês de Ajustes de roupas estiverem a todo vapor, eles conseguirão manter as melhores costureiras( as melhores).

Muitas vezes a costureira é ótima no lado profissional, mas depois com o tempo nota-se que o lado comportamental infelizmente acarreta diversos problemas , e a pessoa começa a criar problemas de relacionamento com os colegas.

O problema quando os donos são conselheiros, psicólogos, administradores, vendedores…

Não é fácil administrar uma pequena empresa onde os donos tem de fazer quase de tudo, e quando terceirizam, tem de ficar de olho em tudo.

Fora que nessa crise , vários fornecedores quebraram, e os que ficaram, criaram as próprias condições de vendas…

Sim, sem fornecedores de qualidade uma empresa quebra… Aqui na Ellegancy Costuras só utilizamos aviamentos de costura de primeira qualidade, e os fornecedores muitas vezes dificultam o parcelamento, não dão desconto etc…

Dessa forma, muitas vezes os donos parecem uma ” ILHA”, onde funcionários algumas vezes estão descontentes pela remuneração, os clientes achando o preço um pouco alto, os fornecedores dificultando as condições de pagamento.

Soma-se tudo isso à vida particular dos donos( acreditem… os donos tem vida particular também como qualquer ser humano), com mal humor das pessoas, com alguns casos onde clientes tem um prazer enorme em distratar funcionárias por nada… Não é fácil.

Quanto custa um ajuste em paleto e1629494350529

Dias atrás nossa Supervisora Rose teve de ir às pressas para Peruíbe por conta do falecimento do tio dela( segunda feira cedo nos avisou). Um cliente foi na Vila Olímpia retirar as roupas dele e não estavam lá. Ele falou um monte para nossa funcionária de lá…

Saiu batendo porta, falando alto… Aí nossa funcionária avisou a Tati sobre o ocorrido e a Tati pediu mil desculpas por mandar mensagem para a Rose em pleno enterro do Tio.

A Rose revisou a conversa com esse cliente, PRINTOU A TELA E NOS ENVIOU O ÁUDIO onde ela avisou o cliente que a roupa estaria pronta no dia X, e o cliente por erro dele veio um dia antes.

A Tati enviou o print e o áudio da Rose para o cliente e falou que teve de incomodar a Rose em pleno falecimento do Tio, e que na própria foto do Status do Whats App da Rose estava a foto de ” LUTO”.

O cliente viu o print, ouviu o áudio e sabe qual foi a resposta dele para a Tati?

NENHUMA RESPOSTA.

É como se dissesse:

” Enquanto eu tinha a plena certeza que o erro era de vocês eu tinha todo o direito de ser descortês, agora que ví que o erro foi meu eu não tô nem aí”.

Sabe… as pessoas se esquecem de que outras pessoas também tem problemas, e que muitas vezes uma pequena e até média empresa ” quebra” não necessariamente somente por falta de clientes, e sim pelos constantes problemas com funcionários, clientes, fornecedores.

Portanto a palavra EMPATIA e GRATIDÃO que é tão usada nas mídias sociais deveriam ser usadas muitas vezes na prática.

O que custaria o cliente de repente ter enviado um áudio pra tati ou uma escrita do tipo:

” Tatiana, me desculpe pelo meu erro e principalmente pela minha grosseria. Por favor dê meus pêsames à Rose e ou eu mesmo estou enviando pra ela um áudio”.

Não… talvez por ser uma pessoa bem sucedida ela não se ache no direito de recuar e pedir desculpas… Que triste.

Pra você que está lendo esse relato, que começou como Costureira e foi para o cliente por favor não pense que é mágoa, que é discórdia, que é vingança… É apenas um desabafo que talvez sirva para alguém refletir a respeito após a leitura.

https://www.youtube.com/watch?v=XdeO93KwtGou0026t=1s

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