Yves Saint Laurent – Um simbolo da sofisticação

 

10 anos sem Yves Saint Laurent

Já fazendo uma década de sua morte, nesse 1 de agosto Yves Saint Laurent estaria completando 82 anos de idade e de uma carreira incrível e simbolizada por sofisticação e bom gosto.
Venha saber tudo sobre esse ícone da moda da alta costura do século XX

Yves nasceu na  Argélia, e foi um designer de moda francês e fundador da grife YSL – Yves Saint Laurent. Seu nome/marca está entre os mais significativos no mundo da moda.

Yves iniciou sua carreira na moda cedo, aos 17 anos, começou sendo aprendiz de Christian Dior, de quem herdou o controle criativo.  Com apenas 21 anos de idade após a morte de Dior em 1957, Yves assumiu o ateliê, com o desafio de salvar o negócio da ruína financeira.

Em 1962, Yves saiu da Dior e decidiu abrir sua própria marcar. E a transformou em um verdadeiro ícone da moda, apresentando mais de setenta coleções de alta-costura e infinidade de produtos que são vendidos em toda parte do mundo

Criador do Smoking feminino

Yves também foi responsável pela mudança na forma que as mulheres se vestiam, já que em meados dos anos 60, mais precisamente em 1966, apresentou pela primeira vez um smoking feminino, com uma blusa transparente e uma calça masculina. ( O que parece muito comum nos dias de hoje, mas na época foi um revolução no guarda roupa feminino, já que as mulheres da época mal usavam calças) O Le Smoking representou uma nova atitude feminina.  E a partir disso o traje passou a desfilar em todas as suas coleções.

Yves também é conhecido por suas outras criações famosas como a blusa safári, botas de cano longo e diversas coleções inspiradas no artista plástico O prêt-à-porter que ficou conhecido como ready-to-wear.

Blusa Safari – YSL

Saint Laurent era um grande admirador da arte e pegou referências de Mondrian, Matisse, Van Gogh, Andy Warhol e  elementos étnicos, para criar suas coleções inspiradas na África, Rússia e China, entre outros.

Coleção pop Art

Um dos momentos mais marcantes da maison YSL foi a Copa do Mundo na França, em 1998, quando um desfile da marca encerrou o campeonato.

Sua aposentadoria

Em janeiro de 2002, Yves anunciou que estava deixando o mundo da moda durante um de seus desfiles, que trazia uma retrospectiva de todas suas criações, durante seus quarenta anos de carreira.

Em 1 de Junho de 2008 o estilista veio a falecer devido a um câncer de cérebro, mas ficou marcado na história da moda como um ícone e como um dos mais importantes estilista do século 20

CURIOSIDADE: O estilista Yves Saint Laurent é o 1° em ranking de celebridades que mais faturaram após morte, já que arrecadou US$ 350 milhões (R$ 609,8 milhões) pós morte.

Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá.”

—Yves St. Laurent

 

Clique em :

A História de GIORGIO ARMANI – Ellegancy Costuras

 

Ajustar Terno ARMANI – Ajustes em ternos de Grife – Ellegancy Costuras

 

 

Leave a comment