Uso do celular no trabalho- Proibido ou não?

Uso do celular no trabalho- Proibido ou não?

cel-no-trabalho

Com o celular é possível falarmos com os amigos, com nossos familiares, com contatos profissionais a qualquer momento.

 

Porém, o uso excessivo do celular pode tumultuar o ambiente de trabalho e prejudicar a produtividade, independente da profissão e cargo.

 

Cada vez mais as empresas tem aumentado as restrições do uso do celular no local de trabalho por diversos motivos, mas principalmente por causa da produtividade.

 

Com o aumento da tecnologia fica cada vez mais fácil os funcionários se dispersarem de suas atividades e ficarem tentados a por exemplo ver a mensagem do facebook, do whats app, do Twitter, Emails etc.

 

É interessante cada empresa em particular determinar os motivos das restrições quanto ao uso do celular, mencionando a segurança ( principalmente se for um trabalho manual), a dispersão quanto aos clientes e claro…a produtividade.

 

O empregador deve monitorar a frequência com que seus funcionários ficam no celular. Se forem poucos empregados, o melhor mesmo é colocar um memorando ( um aviso) informando que o uso do celular é mais adequado na hora de almoço, de um café e emergência.

 

É prudente observar também onde os funcionários estão utilizando o celular, se é em local reservado ou no ambiente com os demais colegas, o que prejudica não somente a sua produtividade, como também a dos demais colegas.
Se a empresa não tiver uma política interna quanto ao uso do celular, prevalecendo a regra do ” bom senso” e mesmo assim alguns funcionários ” derraparem” no uso, talvez seja necessário a adoção dessa política por escrito, fazer uma reunião com todos os funcionários e pedir que todos assinem após ler todo o texto redigido e revisto.
Cabe também ao empregador ter alguma flexibilidade, como por exemplo funcionários que tenham filhos pequenos ou parentes doentes. Nesses casos, o bom senso por parte do empregador é OBRIGATÓRIO . Afinal de contas você é o articulador da empresa  e lida com seres humanos que estão na organização para fazê-la crescer, e não como adversários- PENSE NISSO.
As empresas também tem que se atentarem quanto à segurança das informações, principalmente aquelas que trabalham exatamente com…informações, já que os celulares de hoje em dia tiram fotos com muita nitidez, sendo capazes de gravar e enviar fotos com informações confidenciais para concorrentes,
pessoas que vendem informações à terceiros etc. Nesses casos, a área de compliance tem que deixar bem claro que nessas situações haverá demissão por JUSTA CAUSA, e dependendo do furto de informações privilegiadas poderá haver prisão!!!
Os empregados devem tomar muito cuidado com o volume do celular, principalmente ao receberem mensagens via Whats App, Emais etc. Pois muitas vezes a pessoa escolhe a música ou tom que achou legal,mas o que é legal para um pode ser irritante para outros( estilo musical por exemplo). E claro… o volume de sua voz deve ser o mais baixo possível, o que já prejudicará quem estiver ao lado, imagine então se você tiver o hábito de falar em voz alta?
Muitos funcionários evidentemente não gostam desse pedido de restrição ao uso de celular, e tentam argumentar que a produtividade deles não caem com o uso. Mas é IMPOSSÍVEL não cair. É como mostrar um motorista que dirige utilizando o celular, ele pode até não bater o carro mas quando é filmado percebe-se que comeu faixas de trânsito, ziguezagueou , freou muito em cima em várias vezes. A perda de foco é IMINENTE.
Imagine quem trabalha manualmente então como nossas costureiras?  Trabalham com linhas que devem ser perfeitamente costuradas nas roupas. Como dizer que costurarão bem com 2 mãos nas máquinas e o pescoço torto para apoiarem o celular?
Então é isso. Prudência sempre !!!

 

Abraços.

 

Maiô e biquíni diminuir e ajustar o seu tamanho.

O véu ideal para cada tipo de noiva.

Leave a comment