Tenho um Terno e está Folgado.

Meu terno está muito grande e queria diminuir.

 

terno grande

 

Como saber se o tamanho do terno está correto e ou o caimento do mesmo ?

 

Dúvidas como essas e muitas outras você contará com uma equipe de costura especializada aqui na Ellegancy Costuras, mas você por favor poderá vir com uma camisa para provar os Paletós (ao invés de camisetas) e também o ideal é trazer um sapato para medir a calça… daí não tem erro.

 

O tamanho ideal do terno é quando não há sobra de tecido nas costas ( quando não faz dobra), bem como na barriga, mangas…

 

Quanto à escolha do Terno é bacana optar pelo terno mais acinturado para o biotipo alto e esguio, ao passo que o Terno tradicional é mais indicado para quem tem um pouco mais de cintura.

 

O terno mais elegante é o que tem 2 ou 3 botões ?

 

O ombro do terno está com sobra de tecido ou repuxando?

 

O colarinho do meu terno tem que ser menor que a camisa?

 

Por quê o terno está repuxando e não dá o caimento ideal?

 

São muitas as dúvidas existentes para escolher o melhor terno para cada ocasião e pessoa.  E o ideal é que o cliente/leitor esteja sempre por dentro das tendências, mas também levando sempre em conta que Ternos feito sob medida para modelos é uma coisa, e para nós mortais é outra dependendo da estrutura corporal.  Além do que, as fotos feitas em stúdio são super produzidas…

 

Porém, há que se tomar cuidado com o que os vendedores prometem na hora que o cliente quer adquirir um Terno , bem como a equipe de ajustes em ternos pois essa peça tão tradicional e fina requer estudo e acompanhamento, e muitas vezes não será possível ir tão ” a fundo” nos ajustes como o cliente quer, e caberá aos profissionais explicarem e deixarem o cliente ciente.

 

No blog canal masculino no link abaixo existem dicas valiosíssimas para Usar o Terno corretamente, bem como as dúvidas dos leitores e a resposta do editor.  Vale a pena conferir:

 

Como Saber Se o Caimento do Terno Está Correto

 

Nosso trabalho de Ajustes em Ternos

 

Colocar cotoveleira em Paletó :

 

 

Siga nosso canal:

 

Jair B

Olá, gostaria de saber no caso do punho esquerdo da camisa, onde geralmente fica o relógio. O certo é deixar o relógio a mostra, ou escondido embaixo da manga da camisa?

Jair,
use normalmente como se o relógio não estivesse lá, a manga vai se mover de vez em quando e revelá-lo, fica feio se parece que você está querendo mostrar o relógio a qualquer custo.
Abs.

 

 

olá comprei um terno e gostaria de saber qual o tamanho ideal do palito pois as mangas estão boas mas achei ele meio comprido.

 

Tiago,
o paletó do terno tem que terminar onde começam suas pernas, ou seja, ele cobrirá totalmente seu quadril. Para fazer o teste do comprimento deixe seus braços retos para baixo e as mãos abertas, então dobre seus dedos para dentro, eles tem que bater no final do paletó, se sobrar tecido é porque ele está muito longo, se faltar muito pode ser que se trate de um paletó cropped, um modelo propositalmente mais curto, considerado mais moderno mas pouco indicado se você procura lago mais clássico.
Abs.

 

Olá Ricardo

tenho um paletó que parece estar com tecido sobrando na manga, acho ela muito larga. Qual a medida ideal para a largura da manga do paletó?

 

Rafael,
a largura da manga é um assunto complicado, ela deve garantir os movimentos de seu braço e ao mesmo tempo não pode ficar com muito tecido sobrando, mas não existe um padrão para seu ajuste, tem que usar o bom senso.
Abs.

 

Olá Ricardo

Outra pergunta: estou pensando em ir a um alfaiate fazer um terno. Posso mandar fazer sem fendas atrás? O que acha?

 

Rafael,
geralmente o paletó sem fendas é próprio do smoking, o terno sem elas fica um pouco estranho e pode ter seu caimento prejudicado. Aconselho a bater um papo com o alfaiate antes e perguntar qual tipo (um ou duas fendas) fica melhor em você.
Abs.

 

Fabio

Ricardo, comprei um terno e ficou um pouco longa a manga, tampando quase que todo o meu polegar, existe alguma forma de se ajustar a manga?

 

Fábio,
existe sim, leve a uma boa costureira, um alfaiate ou a uma destas redes de reparos de roupas muito presentes em shoppings ou centros comerciais.
Abs.

 

Wesley

Ricardo, boa tarde, comprei meu primeiro terno recentemente, deixei na loja onde comprei pra que lá fosse ajustado, mas num sei se ficou legal, sei que a manga faltou tirar um pouco do comprimento, pois não aparece nem um pouco a camisa. Sem querer abusar, se lhe mandar uma foto poderia me dar umas dicas se está bom e no que pode melhorar? Grato

 

Wesley,
por foto não vou conseguir discernir se o caimento está bom ou não, mas já posso te adiantar que a manga tem que deixar um pouco da camisa a mostra, caso contrário o terno não fica com uma aparência bacana. O correto seria levá-lo a um alfaiate e pedir uma avaliação profissional e descobrir o que pode ser ajustado ou não.

Lembre-se: se está sobrando tecido, provavelmente o corte deste terno não é ideal para você, da próxima vez procure outra loja ou peça para ver outras modelagens disponiveis.

Abs.

 

 

Fernando

Ternos antigos, o que fazer? Com a moda dos ternos slim, o que fazer com os ternos mais antigos ou quadradões? Tenho um bege que gosto muito e pensei em ajustes mas não sei é possível ou se vale a pena!

 

Fernando,
terno com corte clássico raramente sai de moda, a não ser que venha lá dos anos 90. Em todo caso, visite um alfaiate e pergunte se algum ajuste pode ser feito para atualizá-lo e se vale a pena pagar por ele, as vezes pode ser mais cômodo para o bolso comprar um novo.

Abs.

 

Walber

Olá Ricardo, tudo bem? Eu sei que a matéria é sobre terno, mas, eu tenho uma dúvida. Eu tenho uma dúvida, tenho várias gravatas, algumas eu ganhei de um amigo, outras eu comprei, porém, quase todas que tenho, dependendo do nó que dou nela, um nó simples, ou semi-windsor, ela fica longa demais, porém, se faço um nó windsor, não fica legal, e não combina. Eu sei que a gravata tem que terminar em cima da fivela do cinto, mas algumas ficam longas um pouco. Poderia me ajudar?

 

Walber,
acho que tudo que você tem a fazer é aprender a dosar comprimento da gravata, se mesmo assim continuar sobrando demais em alguma das pontas é porque provavelmente você tem baixa estatura, neste caso a saída é comprar gravatas em lojas de roupa infanto-juvenil como a Brooksfield Júnior, que é muito similar ao modelo adulto, mas é ligeiramente mais curta. Outra opção é tentar nós mais elaborados, que utilizam mais da gravata e acabam encurtando-a, como este:http://www.canalmasculino.com.br/nos-de-gravata-o-van-wijk-necktie-knot/

Abs.

 

Como nos encontrar?

 

www.elcosturas.com.br

contato@elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

Leave a comment