Restaurar couro ou fazer remendo em couro ?

Restaurar couro ou fazer remendo em couro ?

 

Stories do Instagram do Piloto Leandro Mello falando sobre o nosso trabalho 

 

Imagine você ter um Macacão de Motociclista lindo, super sofisticado, com tecnologia de ponta e Pahhh… Você cai com ele e o couro estoura em boa parte com o atrito no asfalto.

 

O que você gostaria que fizessem em seu macacão?   Restauração ou remendo ?

 

Restauração de Couro  X Remendo de Couro

No processo de restauração do couro, aqui na Ellegancy Costuras nós retiramos o couro danificado, e aí fazemos o molde das partes a serem trocadas utilizando o couro ideal para os macacões e jaquetas de motociclistas ( couro com 1,3 a 1,5 mm de espessura, com caimento para vestuário).

Tem couro que possui 1,0 mm de espessura e se colocarmos no macacão o motociclista não perceberá a mínima diferença, mas nós saberemos que não foi feito o que é certo, e numa queda e atrito com o asfalto essa mínima diferença de espessura do couro pode ser o suficiente para machucar seriamente o motociclista( PORTANTO FORA DE COGITAÇÃO FAZERMOS).

Então a Restauração de jaqueta e macacão de motociclista é feita de uma forma artesanal, utilizando um material até superior ao original quando possível, com reforço de costura, com alinhamento o mais preciso possível.

 

Remendo de couro

No remendo de couro, é utilizado o ” tacho” do couro, a sobra de várias partes com couro nada nobre, nada trabalhado.  Aí o couro é colocado na parte debaixo de onde foi danificado,  então costura-se por cima e dá uma pintada para disfarçar.  Sendo assim, há uma economia muito grande de material pois o couro de vaqueta(sobra) é pelo menos 6 vezes mais barato do que o couro bovino que utilizamos nos macacões e jaquetas de motociclistas,  HÁ UMA ECONOMIA GIGANTESCA DE TEMPO já que não tira-se o molde e apenas costura por cima.

Sem falar que imagina você tendo um couro grosso, não encerado, por baixo do molde original?  Aquilo vai te causar um mal estar e por não ser um couro trabalhado pode sim lhe causar alergia se ficar em contato com a pele.   Vale lembrar que o couro é uma pele animal e se o curtimento da pele e todos os processos de preparação do couro não tiver sido feito com técnica especial,  pode causar fungos e bactérias e lhe trazer sérios problemas de pele, bem como estragar a peça inteira com o tempo.

 

Mas quando Restaurar o Couro e quando remendar o couro ?

 

Sinceramente falando?  O certo é sempre manter a originalidade da peça,  e o remendo sempre será remendo mas se o motociclista estiver pensando unicamente em economia, claro que o remendo será o indicado( não fazemos remendo na Ellegancy Costuras).

Então o que dizemos para os clientes quando perguntam se não teria outra ” forma de fazer” as restaurações e os ajustes, nós dizemos que sempre tentamos fazer o melhor pelo cliente e pela peça dele,  mas é o cliente que tem ou não carinho pela jaqueta, pelo macacão.  É o cliente que decide se quer se sentir super bem com a peça, ou se não se importa do desconforto de um couro não apropriado,  se o cliente quer maciez ou se não se importa com um couro raspando em seu corpo, atrapalhando sua pilotagem.

Vivemos uma fase em nosso País onde a economia muitas vezes fala mais alto do que tudo, mas o excesso de economia traz infortúnios muitas vezes irreversível .

 

E você…  Gosta da sua jaqueta e do seu macacão devidamente cuidado ou não se importa se tiver que fazer um remendo ?

 

Veja mais em :

 

 

Leave a comment