Recontratar ex funcionário

recontratar ex funcionario - reter talentos é melhor do que contratar - as 100 melhores empresas para se trabalhar em sp

 

Vale a pena recontratar um ex funcionário?

 

 

Em tempos de crise e deficiência de grandes  talentos, uma dúvida que sempre surge nas empresas é, a possibilidade de recontratar um antigo funcionário que tenha pedido demissão.

 

Mas quais são os riscos e vantagens de trazê-lo de volta?

O ponto mais positivo é que esse empregado conhece os procedimentos da empresa, a forma de se trabalhar… a cultura empregada. Claro que, quanto mais tempo esse ex funcionário ficou da empresa, mais mudanças ele encontrará quando voltar, mas nada que ele leve um tempo grande para se adaptar ao que está diferente de quando ele trabalhava

.
Mais do que isso, contratar um ex-funcionário gera mais perspectiva tanto para ele quanto para a empresa— Pelo lado do trabalhador, ele repensará a maneira como saiu, a forma com que enxergava a empresa e aprenderá muito com os seus erros, e certamente irá querer ser ainda mais profissional do que já era antes de se desligar da empresa, e a gratidão ao fato de darem uma nova oportunidade certamente existirá. E gratidão traz aprimoramento profissional … e principalmente pessoal.
Talvez o maior entrave nesses casos é se esse funcionário não saiu da empresa de uma forma tão amigável, sobrando aí algum tipo de ressentimento com à empresa, seu antigo chefe e também com seus colegas de trabalho. E se isso ocorreu irá afetar sua produtividade. Fora isso, os gestores da empresa têm de avaliar se a recontratação desse ex funcionário não causará ciúmes e ou mal estar na equipe atual, que pode pensar que não está sendo talentosa o suficiente para a empresa, ou que a pessoa vindo de fora, mesmo tendo escolhido sair, tenha um valor mais reconhecido do que aqueles que nunca “abandonaram” o barco.
Sendo assim, se a empresa decidir contratar novamente o ex funcionário, ela deve antes comunicar toda sua equipe e perguntar a sincera opinião deles. E de acordo com as respostas, avaliar se restou mágoas, ressentimentos e… dívidas. Sim, há casos onde ex funcionários saem devendo aos amigos de trabalho e não saúdam as dívidas. E ao credor, por ética e receio, não avisa a chefia uma vez que isso não tem nada a ver com a empresa. Aliás, é contra a política da empresa( Diga-se de passagem, aqui na Ellegancy Costuras nunca houve algum caso de pessoas pedirem dinheiro aos colegas).

 

E você, qual sua opinião sobre recontratar um ex funcionário?

 

 

Fiquem com Deus.

 

Leave a comment