Quanto custa afinar uma gravata?

SE ERRAMOS… ASSUMIMOS, PEDIMOS DESCULPA E REPARAMOS.

 

afinar gravata milimetricamente

 

 

É caro afinar uma gravata?  Quanto custa afunilar uma gravata?

 

Frequentemente nos deparamos com essas perguntas nas roupas de alfaiataria para ajustar. E preço é algo muito relativo, o que é caro para uma pessoa, pode ser barato para outra(s).

 

Nos ajustes em gravatas que fazemos, o valor médio é de 60 reais cada, pois o trabalho é artesanal, todo feito à mão para não puir o tecido em alta costura das gravatas.   Quando explicamos isso aos clientes, eles entendem e dificilmente levam as gravatas sem ajustar, achando caro o preço.

 

Porém, o cliente dono da gravata acima entende MUIIIIIIIIIIITO de alta costura, e tem uma precisão cirúrgica nos detalhes e tamanho.   Ele nos trouxe 3 camisas para ajustes e também 3 gravatas.   Sábado ele veio retirar e provou as camisas, e as levou…já as gravatas, ele levou 1 e deixou outras 2 pois elas estavam dando diferença de 1 centímetro no acabamento do verso da gravata.

 

Perguntamos à ele se a frente da gravata estava afinada como ele queria.  Ele disse que sim, porém nos alertou sobre a importância( para ele) de uma gravata, e disse que mesmo sendo no verso a diferença de tamanho, para ele não era um ajuste de qualidade.

 

No verso de toda gravata existem as 2 partes que tem de ser costuradas, e realmente havia uma diferença de 1 centímetro entre ambas as partes.  Nada que fosse notado na parte da frente, muito pelo contrário.  Porém o cliente quer que façamos a correção, quer que as costuras casem nas medidas ( mesmo não interferindo em nada a parte da frente da gravata, que foi afinada na largura).

 

Para nós será um aprendizado, e uma vez aperfeiçoado, será difícil não fazermos dessa forma  daqui por diante .  Sendo assim, já sabemos que o tempo de ajustes nessas peças será maior, o que certamente fará com que o valor cobrado seja ainda mais adequado aos serviços prestados.

 

Então é isso , pessoal.  Todos os dias temos de nos readequar ao que os clientes querem e exigem de nós, pois como eles mesmos dizem, vieram até nós por verem no site que somos detalhistas e criteriosos. Então é nossa obrigação cumprirmos com o que dizemos.

 

E aí, qual a sua opinião sobre o ocorrido?

 

Um abração.

 

 

Prezados Clientes e ( futuros)- Quem nos conhece sabe que essa postagem foi para sabermos mais a opinião de vocês, pois evidentemente faremos a correção e agradeceremos ainda mais o cliente por isso. De qualquer forma, muito obrigado por cada opinião de vocês a respeito desse episódio.

 

Após 3 horas do Post, eis abaixo algumas opiniões do pessoal no facebook:

 

Vitoria Vasconcelos Eu acho que ele é perfeccionista porque entende do assunto. Se fosse pra mim que sou administradora tava bom assim rsrs

 

Cicco Madeira Eu sou perfeccionista também e uma vez sabendo que ali existe algo errado, mesmo que imperceptível na parte da frente, sabemos que existe o erro, então na minha opinião ele ta certo, afinal ele pagou o preço colocado pelos excelentes serviços da Ellegancy.

 

Cicco Madeira E uma dica, sou empreendedor também, no seu texto você deixou bem ressaltado em vermelho partes em que expõe sua opinião sobre a peça, não respeitando a opinião do cliente. Se tinha diferença, vocês sabem que estava errado, mesmo que não fosse perceptível da forma que usa no dia a dia. Então, na minha opinião, não precisava pedir a opinião de ninguém, afinal o cliente “sempre” tem razão.

 

Ellegancy Costuras Cicco Madeira , mesmo sabendo das respostas óbvias, c9mo desprezar a ótima oportunidade em recebermos tantas informações excelentes vindas de vcs?

 

Cicco Madeira Vocês são nota 10

 

Cláudia Schneider não está bom , para mim acabamento é de extrema importância, mesmo não estando aparente. Não adianta pintar uma parede bem e deixar todo o resto pingado … como disse Michelangelo “A perfeição é feita de pequenos detalhes – não é apenas um detalhe.”

 

Ellegancy Costuras Ótima colocação, Cláudia Schneider . Muito obrigado pela opinião.

 

Wagner Botelho Não entendo de gravatas, mas como consumidor parabenizo vcs por buscarem junto a seus clientes opiniões sobre o atendimento, e sobre a qualidade do serviço prestado. A maioria das empresas de hj não se preocupam assim. Parabéns!

 

Ana Maria Dias Cada um é cada um!!!!!!! Sou do tipo, menos exigente e passei a ser assim com o decorrer dos anos. Percebi que “pequenos” detalhes não mudavam minha vida

 

Luís Butrago Sou muito criterioso com o que faço, porém se não está interferindo na estética final da peça não vejo problema algum, com o tempo VC ver que perfeccionismo não é sinônimo de qualidade, mas um atraso na vida de qualquer pessoa!!!

 

Aline Maria Vidanes Se ele comprou uma gravata Hermés original, pode ter certeza que além de ser perfeccionista ele entende muito bem de alta costura.

E alta costura é assim chamada porque os estilistas elaboram uma peça milimetricamente perfeita.


Concordo com o cliente e faria o mesmo.

 

Vitor Santiago Breguedo Eu vejo a qualidade de uma peça quando pelo forro interno ou partes não aparentes de uma peça. Se é bem terminado, se não sobra fiapos ou fio soltos. Já deixei de comprar ternos muito bons porque a parte interna era de péssima qualidade.
No caso da gravata, eu tbm não aceitaria. A costura tem que ser seguida, de fim a fim. Mesmo que não apareça quando em uso, mas vai aparecer quando estiver montando o nó.

 

Nubia Costa Concordo com o cliente, acho que se ele se propôs a pagar é porque realmente queria algo perfeito!

 

Carolina Sayuri Kurita Kumazawa Bom, isso é uma questao de colocação. Se vcs ja alertassem o cliente sobre uma possivel alteracao de costura no verso, evitaria este tipo de critica. ” o q é combinado nao sai caro”.
Agora, como ele nao foi alertado da possivel alteracao de costura no verso, Ele tem razao de pedir para refazer o serviço.

 

Carolina Sayuri Kurita Kumazawa Tudo que é dito antes do serviço é conhecimento, td q é dito depois do serviço é desculpa. Sou prestadora de servico e sei mt bem o peso desta frase

 

Danyella Querino Roque Concordo com o cliente .
Ele pagou por um serviço  perfeito  de costura.

 

Bárbara Yolanda Acredito que o cliente sendo perfeccionista ou não está contando com o compromisso de vcs com a qualidade do serviço. Se existe uma diferença seja ela qual for, existe e tem que ser corrigida sempre que notada pelo o cliente ou pelo prestador de serviço. Digo isso pois, sabemos que existem prestadores que considerando uma diferença dessa como irrelevante acaba não levando em consideração seu compromisso com cliente contando que ele não vai perceber, enfim.

 

Leandro Rufino Bom, vc perguntaram, então esperam uma resposta…
As pessoas não estão acostumadas com alfaiataria, mas com reparos…
Alfaiataria não é remendo nem acoxambro, alfaiataria é um serviço que pelo modelo de produção em escala se tornou proporcionalmente
caro e, consequentemente, tem caído em desuso.
Contudo, ainda existem bons alfaiates cujo trabalho tende à perfeição.
Quando mando fazer um terno ou camisa em um alfaiate, espero um resultado perfeito. Procuro sabendo que o custo é o dobro do produzido em série, mas espero pelo perfeito.
Pelo visto, seu cliente conhece o trabalho de alfaiataria e vocês não gerenciaram sua expectativa. Não disseram p ele que se tratava de um reparo. Talvez, se tivessem dito, ele não tivesse mandado afinar a gravata ou tivesse ficado satisfeito com o resultado.
Se essa gravata não fosse importante para ele, não teria procurado pelo serviço, se o fez, cabe ao profissional alertar para os riscos de um ajuste.
Espero não tê-los ofendido. O trabalho de vocês é muito bom, mas acredito q tenha faltado gerenciar as expectativas do cliente.

 

Leandro Rufino Bom, vc perguntaram, então esperam uma resposta…
As pessoas não estão acostumadas com alfaiataria, mas com reparos…
Alfaiataria não é remendo nem acoxambro, alfaiataria é um serviço que pelo modelo de produção em escala se tornou proporcionalmente
caro e, consequentemente, tem caído em desuso.
Contudo, ainda existem bons alfaiates cujo trabalho tende à perfeição.
Quando mando fazer um terno ou camisa em um alfaiate, espero um resultado perfeito. Procuro sabendo que o custo é o dobro do produzido em série, mas espero pelo perfeito.
Pelo visto, seu cliente conhece o trabalho de alfaiataria e vocês não gerenciaram sua expectativa. Não disseram p ele que se tratava de um reparo. Talvez, se tivessem dito, ele não tivesse mandado afinar a gravata ou tivesse ficado satisfeito com o resultado.
Se essa gravata não fosse importante para ele, não teria procurado pelo serviço, se o fez, cabe ao profissional alertar para os riscos de um ajuste.
Espero não tê-los ofendido. O trabalho de vocês é muito bom, mas acredito q tenha faltado gerenciar as expectativas do cliente.

 

Ellegancy Costuras Bom dia Leandro Rufino como vai? nem sei o que significa, mas acho que vc nos ” acoxambrou” demais,rsrsrs. Brincadeiras à parte, esse episódio nos fez e nos fará crescer muito como profissionais pois já ajustamos mais de 400 gravatas e nunca, NUNCA algum cliente havia reparado nessa diferença no verso da peça( e nem nós). Realmente roupas de alfaiataria para ajustar requer um cuidado triplicado, daí o valor elevado conforme você mesmo disse. Agradecemos muito seu feedback e pode ter certeza que daqui por diante nunca mais haverá diferença de medidas no verso desse ítem tão apreciado por colecionadores de alta costura. Um grande abraço.

 

Valter Gusmã Eu não perceberia a diferença pois uso terno e gravatas em poucas ocasiões, também não era do meu conhecimento esse tipo de ajuste, porém como a empresa mesmo explicou é um trabalho artesanal e caro então entendo que faltou atenção do costureiro então entendo que o cliente está com razão.

 

Paula Cristine Yamada Sinceramente nao gostei do seu post… Eu adoro o servico de vcs, mas assim como o outro cliente acima, achei que você deixou clara a sua opinião sobre isso… Se a sua estratégia é a qualidade e a satisfação do cliente, acho que errou… Me parece que o ego foi machucado nesse caso… E a enoção foi mais forte que a estratégia… Muitas vezes temos que absorver alguns custos para garantir a qualidade … Um exemplo disso é o Mc Donalds que se vc reclamar que o hamburguer está cru, eles trocam na hora… Nao verificam se é verdade…
Uma pena… Perdeu alguns pontos no meu conceito… Desculpe a sinceridade… Mas sou consultora de gestão e gosto muito do trabalho de vcs… Não poderia deixar vcs cometerem esse erro mais vezes…

 

Ellegancy Costuras Oi Paula Cristine Yamada como vai? Nosso post foi feito afim de que vocês, clientes, interagissem com o conteúdo e agregassem informações valiosas. Evidente que sabemos estar errados, e realmente o ego é algo muito complicado e eu jamais desabafaria online numa situação dessas, pois já enfrentamos outras maiores como noivas que agendam conosco e não aparecem, isso porquê pedimos com todo carinho e seriedade que nos avisem se houver imprevistos ou desistências, entre outros. Por favor não leve tão a sério … era só pra colher informações e prestar um serviço melhor a cada um de vocês. Att

 

Paula Cristine Yamada Emoticon smile Ufa rsrsrs desculpe se mostrei isso… mas eh que achei vcs tao acima da media que o post não combinou com a imagem que tinha me passado rsrsrs bio a todos

 

Ellegancy Costuras Paula Cristine Yamada , o Post realmente foi um tanto quanto ” deselegante”, mas pense bem… agora já sei que vc é consultora de gestão, e me coloco à disposição para quaisquer toques que vc possa e queira nos dar. Seria indelicado perguntar sua profissão durante nossa prestação de serviços… agora já sabemos e ficaremos sempre às ordens para esses valiosos toques que certamente vc tem. Abração.

 

Ana Maria Olofo Eu acho que ele está certo. Pediu seus serviços por confiarem nele,
adoro vcs qdo minha filha casou foram vcs quem arrumaram o vestido dela, ficou show,olha que ela é muito detalhista.Bjs

 

Ana Maria Olofo Eu acho que ele está certo. Pediu seus serviços por confiarem nele,
adoro vcs qdo minha filha casou foram vcs quem arrumaram o vestido de noiva dela, ficou show,olha que ela é muito detalhista.Bjs.

 

Ellegancy Costuras Bom dia Dona Ana Maria Olofo como vcs estão? Tá vendo só como vale a pena fazer uma postagem e rever pessoas tão especiais quanto `a sra? Claro que o cliente está certo…a sra nos conhece um pouco e sabe que amamos nos especializar. Muito obrigado pelo carinho e por favor apareçam quando puderem. Abração.

 

Carolina Louzada Rietmann Concordo com o Leandro, uma gravata Hermès não é para “reparos”… Se foi prometida a prestação do serviço em uma peça dessa qualidade, deveria ser milimetricamente perfeita.

 

Ellegancy Costuras Ai ai ai Carol- Carolina Louzada Rietmann – Como nos defender diante de uma lindona que é super coaching? rsrs. Linda, claro que o cliente está coberto de razão. Nos conhecendo um pouquinho como vc nos conhece, vc acha que realmente ficamos ” chateados” ou ficamos desafiados a melhorar nossos serviços de alfaiataria em roupas? Bjão.

 

Lilian Novaes   Oiiiee. O cliente tem razão! E isso leva vcs a excelência! Mesmo que seja um trabalho mais delicado e que o isso seja revertido no preço, a qualidade é o seu diferencial! Então tudo que não mata, ensina! Bjao meninas!

 

Ellegancy Costuras Bom dia Lilian Novaes , tudo bem? Sim, ele tem toda razão e cabe a nós buscarmos uma melhoria contínua nos ítens de alfaiataria . Muito obrigado por nos dar sua sincera opinião e realmente essas gravatas Hermés, Gucci, Prada são milimetricamente bem feitas e roupas de alfaiataria para ajustar requer um cuidado triplicado. Abração.

 

Bento João Ainda bem que esta gravata é daquelas populares, porque acho que o ajuste mais uma vez daria tanto trabalho que seria melhor comprar outra e partir do zero.

 

Ellegancy Costuras Oi Bento João como vai? Essa gravata custa, pelo menos, 800 reais. Hermés é caríssima, é alfaiataria da mais alta costura. Abração e obrigado pela confiança de sempre.

 

Karen Pinto A busca pela excelência é que faz a diferença e garante o sucesso Emoticon smile

 

Ellegancy Costuras É verdade, Karen Pinto ,e episódios assim são uma oportunidade de refletirmos e corrigirmos erros que incomodem os clientes. Obrigado pelo carinho em expressar sua opinião.

 

Decio Macedo O cliente que tem uma gravata Hermes é perfeccionista por definição. Esta está longe de ser uma gravata qualquer. Seguramente é mais cara que muito terno.

 

Nossas considerações finais sobre o ocorrido:

 

Agora sim corrigindo nosso próprio erro. A primeira foto é após alinharmos as 2 partes da costura e a outra é quando fizemos a primeira vez…

Realmente estava vergonhoso e aprendemos muito com cada um de vocês que nos deram as mais sinceras opiniões.

Muito obrigado

 

gravata Hermès para afinar - antes e depois de corrigirmos nosso próprio erro.

Passo a passo para Afinar a gravata e deixá-la slim

 

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