Qual é a diferença entre o couro, a camurça e o nobuck?

Vamos especificar a diferença entre o couro, a camurça e o nobuck.

Muitos ainda ficam em dúvida no momento de diferenciar uma pele nobre da outra, então decidimos fazer um resumo e uma explicação bem rápida, porém objetiva referente as diferenças existentes entre os tecidos nobres: o nobuck, a camurça e o couro.

No nosso ateliê usamos demais esses tipos de tecidos principalmente o couro legítimo na restauração de macacão de motociclistas, na restauração das jaquetas de couro, nas calças de couro e em todas as vestimentas confeccionadas com o couro legítimo, e também usamos os outros tipos de pele para restaurar, customizar, e muito mais as vestimentas dos nossos clientes.

Então neste post faremos um breve apanhado sobre os três tipos de pele que abordaremos, mas saiba que existem outras que também faz parte das peles nobres para a confecção de variados e infinitos artigos. E agora vamos conferir a diferença entre o nobuck, o couro e a camurça?

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO COURO: os artigos e os produtos produzidos com couro utilizam basicamente a pele curtida de animais, porém com um detalhe que devemos frisar que é a pele sempre virada do lado mais resistente. E essa acaba sendo a principal e enorme diferença do couro das demais peles, e é justamente por essa peculiaridade que fica bem mais fácil distinguir dos demais tipos de couros que estamos citando na matéria.

O couro é um material bonito, resistente, charmoso, etc, e por conta das suas inúmeras qualidade é sem sombra de dúvida um produto mais caros. E a grande maioria das pessoas a compra um investimento, mas as peças de couro nunca saem de moda isso é um fato comprovadíssimo. E a classificação do couro processado, curtido e acabado é feita segundo o tipo de acabamento dado às peças, pois o couro recebe pigmento ou pintura pigmentada especializada que dá origem à sua aparência tanto totalmente brilhante quanto lisa.

E pelo fato de ser um material extremamente nobre, o couro é utilizado para deixar sem sombra de dúvidas ainda mais elegante os seus looks, seja para as ocasiões casuais quanto para as ocasiões que pedem uma maior formalidade. E também por se tratar de um tecido super resistente é utilizado na confecção dos macacões de motociclistas e nas jaquetas de couro dos pilotos, que necessitam desse auto poder de proteção que o couro legítimo oferece caso aconteça uma queda que nunca se imagina, mas que pode vir a acontecer e é por conta da total segurança dos nossos clientes motociclistas que investimos no melhor couro para garantir um resultado eficaz em todos os sentidos.

Assim sendo trabalhar com os artigos de couro como os seguintes: as bolsas, os calçados, as pastas, os estofados, entre outros, é extremamente comum e a indústria usa em sua grande maioria, por ser uma matéria-prima nobre com uma extraordinária durabilidade, além de ser muito bem aceita pelo consumidor de uma forma geral.

E durante a estação mais fria do ano ir passear com jaquetas e com calçados de couro, torna o look tanto de homem quanto de mulher super elegante, além dos macacões de motociclistas que na sua totalidade são confeccionados com o couro original para suportar o impacto como foi mencionado anteriormente, o macacão é o escudo do motociclista e por conta disso tem que ser extremamente reforçado e resistente.

Pode até passar por sua mente que couro é couro e ponto final, porém mesmo com pequenas diferenças é bom saber identificar o que é o nobuck (que também pode ser escrito como nobuk) e a camurça, pois afinal de conta esses dois tipos de matéria-prima podem ser usados em produtos totalmente diferentes e apesar de suas similaridades acabarem criando estilos infinitamente distintos e belíssimos.

TECIDOS DE COURO

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA CAMURÇA: e os artigos de camurça utilizam o couro do lado contrário, ou seja, a parte que normalmente fica virada para dentro é desvirada e usada para fora sofrendo um processo de lavagem específico e é lixada até atingir a textura que a caracteriza que é a rústica, além de ficar totalmente repleta de pelinhos, outra obra de arte, diga-se de passagem, da indústria têxtil.

E fica para lá de perfeito utilizar o tecido de camurça nas seguintes peças: nas mochilas, nas jaquetas que podem ou não ter inspiração étnica, nas bolsas, nas calcanheiras e ponteiras de tênis, nos mocassins, nas botas, além de vestimentas de um modo geral.  E os itens que foram citados combina completamente com looks mais casuais com: camisa xadrez, camisas jeans, com calça jeans, e as demais roupas que você se sentir bem, além de deixar você um arraso pode ter certeza.

As camurças são peças que recebem tratamentos especiais em sua superfície, tornando-as aveludadas, e logo acabem recebendo um acabamento com anilinas e são comercializadas conforme seu estilo como: acamurçado, chamois, antílope, e muito mais.

E a camurça é sem sombra de dúvida, muito mais suscetível a manchas e requer mais cuidados para ser preservada em decorrência do seu acabamento, enquanto que a pintura do couro proporciona uma proteção maior, porém tanto a camurça quanto o couro requerem cuidados que vão muito além do vestuário de tecidos tradicionais, que é a sua conversação e o seu cuidado, seja em casa ou em uma empresa especializada como a Ellegancy Costuras.

TECIDO CAMURÇA

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO NOBUCK: e os artigos de nobuck ou nobuk, também fazem a utilização do couro do lado contrário, por isso que no processo se parece com a camurça, à diferença da produção do nobuck está no seu processo de fabricação. E para chegar até esse tecido nobre, a parte contrária do couro sofre um processo de lixamento até chegar a um visual totalmente suave e opaco nada tão rústico quanto à camurça, com os pelinhos bem mais curtos, praticamente aderentes à superfície do tecido. E esse processo de produção também faz com que o nobuck se torne muito mais resistente do que a camurça sem sombra de dúvida.

E com esse material nobre se pode confeccionar vestimentas de todos os tipos e também são extremamente utilizados para produzir sapatos como os seguintes tipos: docksides, no cabedal dos tênis ou somente em alguns detalhes dele, work books, botas, e entre outros. Com esse tipo de pele se consegue obter roupas de altíssima qualidade e calçados como foi mencionado, e por conta disso vale super a pena adquirir uma o várias peças desse material extremamente maravilhoso.

Com o nobuck fica extremamente bonito criar looks casuais urbanos com um UP mais chique, utilizando, por exemplo, um blazer, um jeans bem e finalizando com um belo calçado de nobuck fica extremamente elegante e super bem alinhado. E outra ocasião em que os calçados de nobuck não podem faltar, é nas caminhadas em trilhas e nas montanhas, por serem extremamente resistentes, além de serem próprios justamente para esses terrenos acidentados, assim se você está em busca de uma opção de calçado nessa pegada não pense duas vezes e invista em um nobuck.

TECIDO NOBUCK

E por que saber diferenciar e entender um pouco a respeito desses tecidos? A resposta é que sabendo a diferença entre esses três tipos que exemplificamos no post, você consegue imaginar as melhores ocasiões para usá-los, criar estilos diferentes e não errar de forma nenhuma no visual que for montar quando porventura for participar daquele evento super especial.

Agora algumas fotos de macacão de motociclista, de jaqueta de couro, e outras roupas com esses tecidos nobres…

E agora algumas imagens de vários tipos de couro que temos disponíveis em nosso ateliê Ellegancy Costuras para todos os clientes que desejarem que restauremos as suas peças de couro ou mesmo que queira dar uma bela repaginada, uma modificada ou mesmo uma customizada em sua vestimenta é só escolher a cor que pode ter certeza que o serviço é de primeiríssima qualidade. Então vamos ver algumas imagens que selecionamos…

Enfim, desejamos imensamente que tenha apreciado a matéria que fizemos com muito carinho e dedicação conte conosco, se possível nos deixe sugestões de outros temas que certamente faremos de tudo para responder a sua solicitação com todo o prazer do mundo, desde já agradecemos de coração, até breve e forte abraço!!!

ASSISTA POR GENTILEZA OS VÍDEOS DO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ELLEGANCY COSTURAS ATELIER E SE POSSÍVEL SE INSCREVA PARA FAZER PARTE DA NOSSA “FAMÍLIA”, NÃO DEIXE DE CONFERIR…

Costureira que ajusta, reforma, customiza, restaura, recupera, entre outros, em São Paulo capital, assista ao vídeo para que venha conhecer um pouco mais a respeito do trabalho da Ellegancy…

A diferença entre o couro bovino do macacão de motociclista maravilhoso da Dainese e o de couro de canguru no macacão de motociclista da Arlen Ness vídeo simplesmente imperdível, vale muito a pena conferir, pois é super explicativo para os possuem dúvidas sobre a diferença existentes entre essas duas vestimentas…

Ellegancy Costuras Ateliê, é especializado em ajustes e reformas de:

Vestidos de noivas, Vestidos de festas, Ternos, Costumes e Paletós, Jeans, Camisas, Polos, Peças e Jaquetas de couro, macacões de motociclistas e KART.

Fazemos também, Bordados em vestidos de noiva e vestidos de festas, Higienização e Pintura em couro.

Temos serviços diferenciados como: Ajuste em biquíni, afinar gravatas, ajuste em Kimono, forração de sapato /bolsa e customização.

www.elcosturas.com.br

contato@elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

ACOMPANHEM-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK: Ellegancy Costuras

INSTAGRAM: @ellegancycosturas

YOUTUBE: Ellegancy Costuras Atelier

SITE: www.elcosturas.com.br

Leave a comment