Funcionários satisfeitos rendem mais?

 

Funcionários satisfeitos rendem mais?

 

Successful businesspeople looking at the report and celebrating. [url=http://www.istockphoto.com/search/lightbox/9786622][img]http://img543.imageshack.us/img543/9562/business.jpg[/img][/url] [url=http://www.istockphoto.com/search/lightbox/9786738][img]http://img830.imageshack.us/img830/1561/groupsk.jpg[/img][/url]

 

Essa semana nos deparamos com 2 pessoas em um estabelecimento comercial falando mal da empresa em que trabalham.   Foi uma situação indigesta pois nos colocamos no lugar dos donos da empresa, porém não podemos negar que tal situação foi enriquecedora para nós.

 

Por quê enriquecedora?  Enriquecedora no sentido de refletirmos sobre os hábitos das nossas funcionárias.  Essas 2 pessoas relataram que os 2 donos nunca valorizavam os funcionários, somente os cobravam e reclamavam de tudo.     Sem ouvirmos a outra versão (dos donos) não temos como saber até onde é verdade, e nem estávamos lá para isso. Foi apenas um diferenciado, digamos assim.

 

Até onde as pessoas devem falar de suas vidas particulares e ou profissionais a ponto de terceiros ouvirem?  E se fossem funcionários com uniformes da empresa, será que adotariam a mesma prática de falar mal da empresa?

 

 

funcionarios insatisfeitos produzem menos - motivação em equipe coach profissional - coach empresarial

 

Sobre nosso ponto de vista, os funcionários são mais que colaboradores, eles são os clientes propriamente ditos.   Não clientes no sentido de adquirirem serviços ou produtos, mas sim de confiar ou não no que a empresa ” vende”.   Há dono que trata clientes como um Lord, e trata os funcionários como meros serviçais, isso quando não os trata como escravos.

 

Muitas empresas gastam vultuosas quantias em marketing, mas não investem nada na melhoria e satisfação de seus funcionários, sendo eles o melhor canal para falar bem da empresa (ou não).  Os funcionários passam o dia inteiro dentro da empresa (horário comercial), será que um funcionário insatisfeito terá o rendimento igual ao funcionário que veste a camisa da empresa ?   Se fizermos a conta de quanto um funcionário produz por hora pode ser que nos espantemos com o resultado.

 

Se o Empreendedor e o empresário fizerem uma autoanálise de desempenho profissional  afim de constatar se há diferença para eles quando estão bem  e quando estão com problemas e chegarem a uma conclusão óbvia, imagine isso no funcionário que nunca se dedicará tanto quanto o dono?

 

Vale a pena ouvir seus funcionários individualmente e em grupo afim de criar um clima colaborativo?  A resposta depende do seu ponto de vista.   Se você acha que os funcionários devem ser tratados somente com Cenoura (recompensa) e Porrete

( broncas quando erram), então você não deve ” perder seu tempo” com reuniões e conversas.

 

Agora, se você acredita que seus funcionários são seus colaboradores, é uma questão de inteligência você conversar com eles , pois isso melhorará o empenho individual e coletivo… Porém, nunca se esqueça que o lado humano vem antes do financeiro (ouví-los afim deles se sentirem valorizados, e não somente para renderem mais financeiramente).

 

Temos conversado bastante com os nossos clientes e muitos deles estão se queixando demais sobre as empresas nessa época de crise.   Funcionários de bancos nem vamos falar muito, pois as metas que eles estão tendo são coisas absurdas, e vários ficando doentes, deprimidos, estressados e esgotados.

 

Aqui em nossa loja poderíamos mencionar nossa equipe da seguinte maneira:

 

T1 =  Entrou há pouco tempo enfrentando uma situação fora do comum, pois trabalhava com tecidos finos (noivas e festas) e encarou começar a trabalhar com Ajustes em Jaquetas de couro, e à medida que fosse progredindo, se dedicaria à Recuperação de jaqueta de couro e Restauração de macacões de motociclistas.

Ela não só encarou como é pau pra toda obra… e ainda nos ajuda muito tirando fotos do trabalho do Antes e Depois da Restauração de Jaqueta de couro, e nos envia para que possamos publicar em nossas Mídias Sociais… Nota 10.

 

Temos a Donem = Está conosco desde à fundação do Atelier Ellegancy Costuras- É uma pessoa que cativa os clientes, encara todo tipo de trabalho em costura, agrega valores e tem a confiança de todos… Nota 10

 

A Dovim=  A história dela conosco é de chorar.   Há 1 ano atrás ela teve complicações de saúde e não queria nos avisar para que não precisasse desfalcar a equipe.  Não fez isso por medo, mas por ter uma consideração imensa e ver nossa batalha diária para mantermos a empresa em pleno funcionamento.  Quando soubemos, ficamos até mal, pensando que de repente pudéssemos ser meio carrascos, mas ela disse que não queria nos causar aborrecimentos.   Ela ficou afastada 45 dias, e quando voltou, aos poucos, conseguiu ser ainda melhor do que a ótima funcionária que ela já era. Ela faz os ajustes em camisas, ajustes em ternos, consertos de roupas em geral.   Nota 10.

 

Tim = Entrou para a equipe logo após o falecimento de sua irmã… Passou uma barra.  Entre todos os atributos dela estão a cooperação em equipe.  Em apenas 1 mês, ela nos indicou uma extraordinária costureira e ” coach” particular.  E essa coach nos indicou outra extraordinária costureira que está conosco também.  Ela faz os ajustes em calça jeans , reparos em geral, ajustes em medias de roupas. Nota 10

 

Docrim= Uma pessoa super séria, concentrada, apaziguadora de possíveis pequenos conflitos.  Ela tem um carinho enorme e nos trata como se fôssemos filhos dela.  Sabe aquelas senhorinhas que de segunda feira traz bolo, salgados, tortas e tudo o mais com o carinho de uma avó?  Assim é ela.  Ela faz os ajustes em vestidos de noivas , customizações, boleros etc.  Nota 10.

 

Gen= Sempre fazendo alguma piada sadia, também conversando sério, super humilde para aprender e ensinar.   É aquela que não arreda o pé enquanto não concluir uma tarefa.  Precisamos falar mais?  Ela cuida das modificações em vestidos de noiva, bem como os ajustes, customizações e por aí vai.  Nota 10.

 

Dem= Séria, aparenta ser um tanto desconfiada… talvez meio calejada pela vida.  Dona de uma concentração ímpar. Não é dada a tanta liberdade, mas seu profissionalismo e lealdade a fazem ser muito especial. Ela faz os ajustes em vestidos de festas, reaplicação de bordados em pedrarias.  Nota 10

 

Sim=  Somos suspeitos para falarmos dela.  Está conosco após 3 mês que abrimos o Atelier de Costuras.  Por ser da nossa idade talvez fique mais fácil nos relacionarmos.   É o pulmão da loja, a ponto de muitas vezes pensarmos em adotar alguma mudança e após conversarmos com ela, nós adiarmos, anteciparmos… e até não adotarmos a mudança.  Já nos deu vários motivos de confiarmos plenamente… Ela faz as reformas em macacões de motociclistas, aquelas das mais pesadas, como restauração em macacão de couro. Nota 10.

 

Clem= Está conosco há pouco tempo.  É discreta, caprichosa ao extremo. Sem fazer alarde ela pega qualquer tarefa e a executa com maestria.

 

Don =é calma, super prestativa, humilde.  Esconde o jogo como se tivesse pouco talento  a mostrar, mas coloque algo para ela costurar e verá por si só como ela é.  Ela executa o trabalho de afinar gravatas, ajustar jaqueta de couro, ajuste de ternos quando necessário e tudo o mais. Nota 10.

 

Mam= Aplica os bordados em pedrarias nos vestidos de noivas e vestidos de festas.   Extremamente caprichosa, metódica e eficaz. Ela pergunta como queremos o trabalho e pronto…Basta esperarmos e colhermos os elogios dos clientes.

 

Ainda temos a equipe de forração em sapatos,  a equipe de pintura em couro, entre outros.

 

Por quê não colocamos o nome da equipe?  É para evitarmos aliciamento como já ocorreu.

 

Fiquem com Deus.

 

 

#funcionários satisfeitos  #funcionários participativos  #colaboração   #cooperação

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