Obrigado por você existir

Obrigado simplesmente por existir

 

dedicacao e amor

 

Foco !!!

 

Palavra essa utilizada milhares de vezes por dia pelos coachings, educadores financeiros, professores de academia e por aí vai.

 

Palavra simples, de apenas 4 letras mas com uma imensa dificuldade em praticarmos diariamente.  Talvez seja uma palavra que só perca para o AMOR ( que também tem 4 letras)

 

Vivemos num mundo onde muitas pessoas tem receitas para tudo, seja para relacionamento, seja para negócios, para empresas, para vida particular etc.  Mas será que a humanidade está essa maravilha toda que aparenta ou basta vermos os noticiários e prestarmos atenção nas pessoas ao nosso redor para descobrirmos como de fato as coisas estão?

 

controle emocional

 

Particularmente somos um pouco receosos no que tange ao foco, meta, total comprometimento… Não que fiquemos alheios à isto, mas sim pelo fato de vermos muitas pessoas aparentemente brilhante no quesito profissional mas que deixam, e muito, a desejar no quesito pessoal/familiar.

 

Sem meta não chegamos a lugar algum, mas somente com metas e sem coração chegamos ao abismo !!!  E muitas vezes o abismo pode ser uma conta recheada e um coração vazio, um apartamento imenso e desocupado, um carrão formidável mas sem uma verdadeira companhia agradável ao lado.

 

O equilíbrio emocional tem passado cada vez mais longe das pessoas.  Muitas delas, com suas almas extremamente feridas do dia a dia, gritam aos berros por atenção, compaixão e quem lhes dê uma verdadeira palavra de refrigério.   E se engana quem acha que só ” pobre” tem depressão, problemas psíquicos.

 

O ser humano não foi feito pra ser somente uma máquina de trabalhar e produzir para sí ou para outrem.  Foi concebido por Deus e pelos pais para ser amado, valorizado e saber da sua importância para o mundo.   Sabemos como é difícil olharmos as pessoas como seres humanos, principalmente quando temos( ou achamos que temos) poder sobre elas.  Por exemplo quem é domo de alguma empresa, comércio e que é responsável por algumas pessoas tem que fazer com que essas pessoas desempenhem seu melhor papel todos os dias, e quase que diariamente terá que lidar com faltas, atrasos, problemas de família e por aí vai.

 

Não é fácil… Pois todo responsável responde a um superior, e se esse responsável for o dono ?  Sabe quem é o superior do dono?   Cada um dos clientes!!!!  Portanto, engana-se quem acha que o ” patrão” não recebe ordens de ninguém.

 

frase-clientes-podem-demitir-todos-de-uma-empresa-do-alto-executivo-para-baixo-simplesmente-gastando-sam-walton-134667

 

Recebe sim… o patrão é o que mais recebe ordens , pois cada cliente do estabelecimento é quem dita as regras do jogo.  Então se você de repente tem aquele pensamento que quer abrir seu próprio negócio para não ter que cumprir horário e não dar satisfação a ninguém, sugiro com toda educação que estude um pouco mais sobre administração, leis trabalhistas, consulte um contador e ou advogado e repense muito.

 

Mas voltando ao assunto de equilíbrio emocional no trabalho…

 

Quantas pessoas não perdem oportunidades incríveis por simplesmente não conversarem sobre um mal entendido, sobre alguma palavra que lhe soou estranho e na verdade não era nada daquilo que a pessoa imaginou.   Palavras são como sementes, e dependendo do tipo de terreno onde caiu pode dar lindos frutos como pode arruinar toda uma plantação.  Nisso percebemos a diferença entre pessoas e pessoas.

 

Por quê algumas pessoas absorvem bem alguns apontamentos( desde que haja educação e respeito de quem o fez) e outras se aborrecem a ponto de quererem jogar tudo para o alto, fazerem birra, ficarem deprimidas?  Por quê algumas pessoas conseguem separar seus problemas pessoais do local de trabalho e outras misturam tudo e geram problemas onde vão?

 

Conhecem aquela piadinha sem graça que diz que ” Quem não sabe o que fazer da vida faz administração” ? Pois bem… deve ser a mesma bobagem que dizem que “educação emocional” é para gente fresca, que isso não tem nada a ver com o empenho profissional.

 

Segurança no que faz, empatia, coragem, afetividade e tantos outros ítens são essenciais para quem quer se dar muito bem na vida, sem pisar na cabeça de ninguém.

 

Como administradores de uma equipe muitas vezes podemos observar a diferença de pessoa para pessoa, de clientes para clientes e não são poucos os clientes que andam estressados com os seus trabalhos, com a cobrança na vida particular, com o pouco tempo que conseguem se dedicar aos filhos( tô nessa) e andam explodindo por qualquer coisa, bebendo muito, se alimentando muito mal, fumando demais, roendo os dedos pois as unhas já se foram ( tô nessa também) e assim vai indo.  Porém, aposte sempre na sua intuição empresarial e pessoal.  Se de repente você disse alguma palavra que de repente lhe incomodou, repense sobre ela e se algo disser que pode ter machucado alguém da equipe, páre imediatamente o que está fazendo , chame a pessoa e peça desculpas ( você não deixará de ser um líder se pedir desculpas a quem está sob seus comandos).

 

Não tá fácil pra ninguém… Mas será que não é aí que devemos buscar forças em Deus e ter um sorriso gostoso( e sincero) para dar às pessoas?

 

Aqui na Ellegancy Costuras fazemos questão de sempre dizer a pessoa que ela é sempre muito bem vinda.  É o mínimo que podemos fazer por quem vem muitas vezes de longe, pega trânsito, enfrenta calor, frio e vem nos visitar.   Qual a dificuldade que as pessoas têm em serem gentis?  A pessoa vem até nós não só para ajustar roupas, reformar casacos, customizar ternos , e sim para ser bem tratada !!!

 

Se temos problemas?  Melhor nem falarmos… mas a culpa é de alguém?  Até podemos dizer que sim e temos lá nossos apontamentos, mas isso irá resolver?  Não.   E se for resolver, que resolvamos diretamente afim de sanarmos essa situação chata, e não ficarmos levando adiante e deixando de tratar bem quem merece.

 

problemas com a alma

 

Não é fácil conciliarmos vida profissional extremamente exaustiva( carga horária) , atenção aos filhos, aos pais, aos amigos que cobram nossas visitas, passeios.  Por exemplo agora no mês de julho nossa filha está de férias e temos de deixá-la num casal de amigos nossos que ela considera como tios , cujas crianças são como primos para ela.   Ela ama estar lá, mas o ideal é que ficasse mais conosco .   Isso gera para mim ( Sérgio) crises sérias pois me cobro demais uma vez que crescí sem Pai e tenho lá minhas lacunas na alma ( para não falar de abismos), mas tenho que engolir isso, tentar tratar e seguir adiante…  E claro, mesmo chegando exausto eu tenho que dar o máximo de atenção para ela, para minha cachorrinha e para minha esposa que trabalho o dia todo ( é difícil separar esposa da sócia no dia a dia).

 

Mas vamos que vamos.   Temos a oportunidade diária de fazermos as pessoas se sentirem bem, se sentirem importantes, humanas , pois para nos sentirmos descartáveis hoje em dia está muito fácil.

 

Um grande abraço.

Gravata sendo afinada passo a passo.

www.elcosturas.com.br

contato@elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

 

Leave a comment