O Sonho Americano

 

embargo americano

 

 

CUBANOS EM BUSCA DE LIBERDADE

 

Nenhum governo tem o direito de tirar sua liberdade, ainda que isso lhe custe assumir o risco de atravessar o Caribe numa balsa para chegar em Miami.

Segundo a Guarda Costeira que atua na Flórida, só neste ano, 4.300 cubanos fizeram essa travessia, um número 85% maior que o ano fiscal de 2014, em busca de dignidade e o principal: liberdade. Infelizmente, nos últimos 10 anos, mais de 10 mil cubanos morreram nessa travessia, sonhando com sua Terra Prometida.

Há também, os que se aventuram pelo deserto, na costa oeste dos EUA. Apesar de ser uma viagem mais longa e perigosa, só neste ano, foram 27.441 cubanos que arriscaram suas vida, depois de decidirem abandonar a ditadura comunista que é fonte de inspiração de muitos políticos brasileiros.

Com o recente anúncio do restabelecimento das relações entre EUA e Cuba, há uma enorme euforia na Ilha, na expectativa de mudarem suas vidas. Por outro lado, isso também explica o aumento na fuga de cubanos neste ano, por temerem alguma mudança na política da concessão “asilos políticos” aos refugiados cubanos que conseguem chegar em território Yankee.

Ongs fazem constantemente um trabalho para tentarem minimizar as mortes de cubanos no mar durante a travessia. Uma delas conta com a participação da filha do ditador, Fidel Castro, Alina Fernandez, que mora em Miami, depois de ter conseguido fugir da Ilha com um passaporte falso.

Essa história eu conheço de perto. Em 2014, o cubano Yordany Álvarez encerrou sua carreira no Orlando City como jogador de futebol. Em 2008, ele conseguiu fugir, com poucos dólares no bolso, da delegação da seleção olímpica cubana que fazia um amistoso de preparação nos EUA. Na época, ele participou de um teste no clube, quando o técnico do Orlando, Adrian Heath, gostou do atleta e o contratou. Álvarez, hoje tem residência permanente nos EUA (Green Card) e mudou a sua vida e de sua família que continua presa na Ilha, mas recebe sua ajuda financeira todos os meses.

 

Ajustes de Terno Importado

 

História extraída do facebook  Geração de Valor

Leave a comment