O que te motiva e o que te empurra pra baixo ?

convencer ou agregar valor

Como distinguir um possível cliente de pessoas que não virão até sua empresa?

 

Hoje cedo eu estava com meu notebook novo( finalmente criei vergonha e troquei o antigo que só funcionava conectado à tomada),  e muitas vezes não acessava mais a internet nem nada.   Uma vergonha !!!

 

Mas vamos lá…

 

Nos afazeres do dia a dia, com a vida de casado, muitas vezes eu ( Sérgio) fico ” encarregado” de lavar a louça, e aproveito para assistir a vídeos no youtube sobre Empreendedorismo, Economia, Coaching… entre outros.

 

Hoje eu estava assistindo o Palestrante de Marketing Érico Rocha, que falava sobre a Fórmula de lançamentos, sendo que eu recentemente adquirí ao livro dela que fala sobre Sacadas de Empreendedor.

 

erico rocha sacada de empreendedor

 

São Palestras Motivacionais, porém com conteúdo específico, voltado realmente para quem ao menos tem a esperança de se tornar diferente da grande massa de pessoas.

 

Não é fácil acordarmos motivado todos os dias de nossas vidas, principalmente quando a gente vai dormir na noite anterior com pensamentos conflitivos , negativos, com tristeza, preocupação em demasia.   Mas o que faz com que algumas pessoas acordem querendo vencer, ao passo que outras pessoas já acordam derrotadas?

 

Seriam as inúmeras obrigações ?  Seria a força de vontade natural da pessoa?   O medo de fracassar ?

 

e se der medo

 

Já conhecí pessoas que diziam que só iam pra frente pois a esposa gastava muito dinheiro, o que fazia a pessoa se esforçar mais para vender, para estudar e por aí vai.  E essas pessoas diziam que se não tivessem algum desafio, ou obrigação, se tornavam acomodadas e paravam no Tempo.

 

E nossos sonhos ?   Há que se ter muito cuidado com ambição para que ela não se torne ganância, mas os sonhos custam caro.   Alguns sonhos mais caros, alguns sonhos menos caros.  Digamos que a pessoa pensa que é um Direito de todos ter um teto para morar.   Acredito que seria um direito sim, mas daí a pessoa querer um apartamento de tantos metros, com playground, com isso, com aquilo … já deixou de ser direito para ser um sonho, e todo sonho tem seu preço.

 

Ouço e leio muito a seguinte frase :

 

” Ah eu trabalho demais então eu mereço ter tal coisa”.

 

O merecer é muito relativo, mas digamos que você mereça.   Legal, mas você tem o dinheiro pra comprar aquilo que você julga merecer ?    Será que por pensar assim e ter comprado coisas que você não poderia pagar é que você não se meteu em enrascadas?

 

Eu faço essa pergunta como se fosse para mim mesmo, pois eu já metí os pés pelas mãos algumas vezes e me dei muito mal.

 

Como ” homem da casa” eu confesso que não é fácil ter de frear muitas vezes a esposa e minha filha das coisas que elas gostariam de ter, ou de lugares que elas gostariam de usufruir.  Particularmente eu trabalho com a minha esposa Tati, e sei o quanto ela se doa aos clientes, e até nossa filhota de 7 anos( recém completados agora em março de 2017) sofre com a nossa entrega ao trabalho, sendo que muitas vezes minha esposa chega tarde do trabalho porquê uma noiva se atrasou no horário, um cliente chegou faltando 5 minutos pra fechar e levou muito tempo.

 

Uma família sorrí junto, sofre juntos, sonha junto.  Mas o preço muitas vezes é alto.

 

Eu respondo clientes praticamente das 7 às 22 horas pelas mídias sociais e whats app.  Podem acreditar que pelo menos 15 horas por dia nós lhe daremos atendimento.  Inclusive aos finais de semana acabamos respondendo, o que deveríamos evitar.

 

Mas pensa que tudo isso adianta pra ” bombar” de clientes ????   Nãoooooooooo, definitivamente não.

 

Em nosso site www.elcosturas.com.br   está bem especificado que atendemos de segunda a sexta feira das 7 às 19 horas, e aos sábados das 8 às 14 horas.   Porém as pessoas muitas vezes gostam de entrar em contato a noite, aos sábados bem tarde, aos domingos o dia todo.

Mas você pode pensar e me perguntar e ou dizer:

 

Ué, a pessoa te manda whats app, ou email, ou mensagens no facebook fora de horário mas não necessariamente quer que você a responda naquele exato momento, e sim quando você puder…

Eu lhe escrevo:

 

Seria legal se fosse assim, e por ética não vou colocar aqui as fotos dos prints onde muitas vezes as pessoas vêem que nós visualizamos a mensagem no facebook ou no whats app e elas digitam coisas do tipo:

 

??????????????  Tem alguém aí?

 

Oi, ví que vocês visualizaram mas não me responderam.  Podem me responder?

 

Outras copiam e colam a mensagem e escrevem :  Aguardando a resposta.

 

Entre outros.

 

O imediatismo tomou conta do ser humano.   Tudo é pra ontem, tudo tem que ser agora na hora que eu quero, sem me importar se aquele exato momento você de repente não pode ou opte em não me atender.

 

E digo mais, com toda deselegância e sinceridade do mundo…. Boa parte dessas pessoas que entram em contato fora de horário querem ÚNICA  e EXCLUSIVAMENTE  saber sobre Preços. $$$

 

Daí me faz lembrar a época que trabalhei registrado, ou prestando serviços onde eu ganhava HORA EXTRA se ficasse 15 minutos a mais do combinado.  ERA LEI e continua sendo LEI aqui para nossas funcionárias registradas.  E certamente pra essas pessoas que perguntam só sobre Preços fora do horário( que já é bem  extenso) essa lei deve se aplicar ao trabalho delas, e elas são remuneradas se ficarem a mais do horário), mas parece ser um PECADO MORTAL se nós visualizarmos as mensagens e não as respondermos.

 

E com tudo isso, juntamente com diversos outros afazeres e problemas, como fazer para focar no que é efetivo?

 

As vezes me reúno com a minha esposa Tatiana e com a nossa Supervisora Rose para conversarmos a respeito, e várias vezes eu digo para elas que estamos desperdiçando muito tempo com assuntos banais e não nos damos conta de que por exemplo a loja está com movimento baixo.

 

Então diversas vezes me pego dando tudo de mim para pessoas que querem extrair o máximo de informações, e acabo não dando nem a metade do que eu gostaria para o cliente que de fato está aqui no balcão, que confiou em nossos anúncios, no nosso site, nos nossos canais de comunicação e aqui está.

 

Esse cliente enfrentou trânsito, chuva, protestos na cidade e aqui chegou.  E sem nos darmos conta nós não estamos atendendo esse cliente com o carinho que sempre foi nossa marca registrada, pois nos falta ” gás” de tanto que ficamos ocupados em outras funções.

 

Por favor entenda que não estou reclamando de clientes que entram em contato via Whats App, facebook, Instagram, youtube, twitter, emails etc.   Afinal de contas se nós abrimos todos esses canais porque quisemos, temos de dar conta deles.

 

Mas o efetivo é o cliente que vem até aqui em nosso Atelier de Costuras, e os clientes que enviam jaquetas de motociclistas, gravatas para afinar, sapatos para forrar via correios !!!.   E por falar em correios, o que faz com que algumas pessoas confiem tanto em nós a ponto de enviar suas roupas para ajustes via Sedex e outras que são aqui da Cidade quererem diversas informações e de repente não virem até a Ellegancy Costuras?

 

Sabemos que a crise atrapalha muito, que as pessoas querem ter uma noção de quanto irão gastar para Ajustar a Jaqueta de couro, querem saber quanto sairá para ajustar a lateral de um terno,  qual o preço para diminuir o punho de uma camisa social e assim por diante.

 

Não nos importamos de falar o preço( aproximado, já que não estamos vendo a peça), mas eu ( Sérgio) me cobro muito pelo fato de de repente não ter conseguido lhe passar o VALOR do nosso trabalho, a ponto de você querer saber apenas o Preço.

 

Por um outro lado, atendemos contato que elogiam muito nosso trabalho pelas fotos que viram, pelos depoimentos dos clientes, por uma série de outras coisas, mas que querem preço, preço preço.

 

Não conseguimos de repente ter os melhores preços, embora muitas customizações que fazemos aqui não se encontram em Lojas de Shoppings.  Afirmamos isso CATEGORICAMENTE pois os clientes dizem isso, e antes de abrir o Atelier Ellegancy eu era cliente de shopping , e hoje analisando as costuras , o acabamento, a forma de atendimento afirmo com todo orgulho que nossa loja tem um Diferencial, e é exatamente esse diferencial que não quero que percamos por conta da abertura em vários canais de atendimento.

 

Portanto você que pensa na hipótese de ser nosso cliente.  Faremos o melhor possível para que você nos dê a oportunidade de vir aqui e conhecer o nosso trabalho, mesmo que de repente traga uma única peça de roupa para conferir a costura, o atendimento… e depois traga todo o guarda roupa se gostar ( rsrsrsrs).

 

Gostaríamos muito que você desse sua opinião sobre essa matéria, e desde já peço desculpas se de repente passou a imagem de que sou arrogante, prepotente.  Eu ( Sérgio) assumo toda a responsabilidade por todas as palavras aqui escritas e encerro dizendo que AMO TRABALHAR e que é super gostoso atender clientes.

 

Falando sobre o profissional de marketing

Fonte: laureate

 

O profissional de marketing

 

O profissional de marketing necessariamente precisa ter domínio de um leque grande de conhecimentos: design de produto e de embalagens, concorrência, valor de marca, identidade de marca, pesquisa de mercado, compreensão de macroambiente, observação de lacunas e produtos latentes e serem ofertados, sistemas de distribuição de produto, entre tantos outros. Compreender a importância de todos os elementos que compõem a criação e entrega final do produto é seminal para o sucesso de uma empresa.

 

À medida que se estudam diversas vertentes e formas estratégicas de atuação do marketing, mais se identifica que uma visão sistêmica de atuação do marketing é fundamental para a saúde da empresa. É preciso compreender que o marketing atua para suprir o que é desejado e necessário às pessoas com o propósito de gerar receita à empresa que faz a oferta. Essa é uma forma simples de compreensão da atuação do marketing no mundo dos negócios. Entender com profundidade todos os processos que envolvem o uso do marketing em uma empresa dependerá do comprometimento e dedicação, tanto do profissional de marketing quanto da empresa em que atuará.

 

Um super abraço e segue o vídeo a respeito :

 

https://www.youtube.com/watch?v=uApvOMVVmzI

 

 

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