O Louco da Aldeia- Meta Smart

O Louco da Aldeia- Meta Smart

 

Diz a Lenda que numa certa viagem para uma grande convenção de vendas chovia muito nas Estradas, a ponto de caírem barreiras num determinado ponto e impedir que os 2 melhores vendedores de uma multinacional ficassem sem ter como chegarem ao destino deles, que era essa convenção sobre vendas.

 

Os 2 vendedores tiveram que passar 3 dias numa cidade pequena até parar de chover, e até que tirassem todos os destroços e as barreiras da rodovia.  ocorre que no primeiro dia que eles estavam em uma cidadezinha de beira de estrada eles se depararam com uma floresta.  Foram lá dar uma volta e se assustaram quando viram que em várias árvores aviam alvos pintados, e um tiro certeiro em cada alvo, bem no centro !!!

 

Foram embora com medo de caçadores. Chegando no Hotel, eles relataram à recepcionista sobre os alvos nas árvores.  A recepcionista foi discreta mas pediu à eles que ficassem longe da floresta para não serem achados pelo ” louco da aldeia”.

 

Eles ficaram um pouco amedrontados e foram para os quartos.   No dia seguinte foram dar outra volta, e pelo outro lado da floresta novamente a mesma cena.  Árvores com o alvo e o tiro certo…bem na mosca!!!

 

tiro certeiro

 

 

 

Voltaram novamente ao hotel e dessa vez mais assustados, porém muito mais curiosos também.  E resolveram perguntar ao gerente sobre o assunto.

 

Eis que o gerente também os advertiu e disse para que ficassem longe do ” louco da aldeia”.

 

No último dia que eles ficaram na cidade resolveram passear ainda mais, porém um dos vendedores ( o melhor deles e sempre campeão de vendas) resolveu esperar o famoso louco da Aldeia, até que ele, o louco, apareceu.

 

Os vendedores se apresentaram e disseram que também gostariam de acertar o alvo, porém não seria com espingarda, e sim as vendas, fazendo uma metáfora entre acertar o alvo e convencer os clientes a comprarem cada vez mais seus produtos.

 

Eles eram tão persuasivos que convenceram o louco da aldeia, que perguntou à eles qual árvore gostariam que ele acertasse e a qual distância seria o tiro.

 

Os vendedores escolheram uma árvore qualquer e falaram que 50 metros de distância seria o suficiente pra que eles vissem a excelente performance.   Eis que o louco da aldeia se distanciou cerca de 50 metros e atirou, acertando na árvore.

 

Pediu para que os vendedores escolhessem mais 4 árvores e atirou nas 4 à mesma distância.  Quando ele terminou de atirar em todas , perguntou aos vendores:

 

” E aí, gostaram do que viram? Aprenderam comigo”?

 

Os vendedores estavam meio sem graça e um deles resolveu questionar, dizendo:

 

” tudo bem, você atirou em 5 árvores e acertou nas 5, porém você esqueceu de marcar os alvos”.

 

Ah, é verdade. Respondeu o louco da aldeia.   Porém isso não é problema, indagou.

 

Ele( o louco) foi atrás de uma das árvores e lá tinha um balde de tinta com um pincel.   Ele simplesmente fez o alvo em volta de cada bala que ele tinha atirado e falou aos vendedores:

 

“Pronto, aí estão os alvos e os tiros certeiros”.

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

 

Esse texto reflete muitas vezes como nós somos em nossa vida profissional e também em nossa vida pessoal.

 

Nós costumamos Não traçar Metas, não planearmos…simplesmente saimos atirando para todos os lados e quando acertamos alguma coisa nós dizemos que aquilo era o que nós queríamos.

 

Sem estabelecimento de metas não chegamos a lugar algum. Ou pior, chegamos ao fracasso !!!

 

Quem não sabe onde quer chegar, qualquer estrada serve.

 

Devemos sempre estabelecer metas do tipo SMART, que seria:

 

Specífica

Mensurável

Alcançável

Relevante

Temporizável

 

meta smart

 

Por exemplo, digamos que você queira ir com sua família à Disneylandia, como seria a meta SMART?

 

Explicando a grosso modo poderíamos fazer assim:

 

eSpecífica = Ir para a Disneylândia

Mensurável= É necessário ter 30 mil reais ( apenas um exemplo)

Alcançável= Metas exigem sacrifícios,porém tem que ser sacrifícios alcançáveis e não algo absurdo e incapaz, pois isso desanimará rapidamente.

Relevante= sim, é super relevante( importante) para mim e para minha família irmos à Disney.

Temporizável= em 12, 18 ou 24 meses por exemplo.

 

Sendo assim, é fazer as contas de quanto teria que juntar por mês em dinheiro. Nesse caso, se a quantia for de 30 mil reais em 12 meses, será necessário poupar 2500 reais por mês.  Se o prazo for em 24 meses, será necessário poupar 1250 reais por mês, e assim sucessivamente.

 

Pronto.   Feito essa Meta Smart é só colocar o plano de negócios em ação e seguir à risca, dividir o período para ir à Disney ( em meses) para saber quanto poupar por mês e ser fiel ao que cumpriu.

 

Com essa meta estabelecida, usando o hemisfério esquerdo do cérebro( lado racional) e também a inteligência emocional ( lado direito do cérebro) visualizando a viagem, sonhando em ver os filhos vendo o Mickey e toda turma, certamente você conseguirá conquistar essa viagem dos sonhos e muitos outros objetivos.

 

Então é isso aí.

 

E claro… quando precisar ajustar as roupas em alta costura conte conosco conforme vídeo abaixo:

 

 

SEO, Google adwords( links patrocinados), Inbound Marketing. Qual é o melhor?

 

Leave a comment