Motivação- A Parábola da demissão da formiga desmotivada

A Parábola da demissão da formiga desmotivada

Texto retirado do facebook do Piloto Cadu Martinez , que ” só para variar” conquistou mais uma vitória no SuperbikeBrasil no Autódromo de Curitiba.

 

a parabola da formiga desmotivada

“Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.

O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.


O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!


O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial… A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.


A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima.

Mas, o marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!


E adivinha quem o marimbondo mandou demitir? 


A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.” 


Autor desconhecido

 

Trazendo isso para o dia a dia…

 

Quantas vezes de repente um Gestor deixa de perceber o talento de um profissional pelo fato dele não ser lá muito Político, não saber vender sua imagem, não ser bom no marketing pessoal ?

 

Cabe à gestão a capacidade de avaliar todo funcionário individualmente e em equipe , e sempre ficar observando o clima na empresa afim de que ninguém ” passe por cima” de alguma pessoa.  Claro que cada função requer uma avaliação ÚNICA E CRITERIOSA, mas há várias maneiras de avaliar um profissional.

Trazendo aqui para nosso Atelier de Costuras… temos funcionárias que não atendem os clientes, portanto ela é avaliada em boa parte pela produção, pelo tanto que costura, uma vez que não tem interrupções no seu dia a dia.

Já outras, eventualmente, acabam parando para atender algum cliente específico, ou nos ajudar na avaliação pois essa profissional quem executará os Ajustes de roupas. Então por exemplo, um cliente que traga Ternos para ajustar e tenha um biotipo diferenciado, podemos chamar a(s) costureira(s) para que ela fique atenta aos detalhes daquele cliente.

 

Da mesma forma quando vamos fazer Ajustes em vestidos de noivas e temos de chamar as costureiras, e por aí vai.

 

Além disso, há também que se avaliar a conduta da pessoa em sua inteligência emocional. Se ela atende aos valores da empresa, se coopera com o bem estar de todos, se não tem comentários que podem ser até nocivos e causar mal estar, e outras séries de comportamentos que fazem toda a diferença.

 

Essa parábola é super interessante e daria margem para escrevermos até amanhã.  Ela é fantástica e sim… muitas vezes os operários são sufocados por Políticas antiquadas que só atrapalham o crescimento da empresa.

 

Um curso ótimo para Motivação, auto conhecimento e gestão pessoal e empresarial é o Empretec do Sebrae

 

O que é Meta Smart e Inteligência emocional ?

 

 

Um grande abraço.

Leave a comment