Mães Narcisistas e seu Comportamento Destruidor

Mãe Narcistista comportamento destruidor ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

comportamente de mulheres narcisistas duas faces ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Mães que competem com as filhas e as maltrata

As filhas que descrevem uma vida de tentativas para resgatar uma relação com as mães que nunca existiu encontram em relatos de outras (em grupos) a compreensão e as possíveis explicações para o comportamento agressivo das suas mães. E o transtorno de personalidade narcisista( matéria que saiu no Fantástico dia 01/10/2017) está descrito nos manuais de diagnósticos de transtornos mentais, um exemplo clássico do relacionamento abusivo, segundo os especialistas, é a da madrasta da Branca de Neve, que a faz de empregada o tempo todo, que a maltrata, que a despreza etc, e a todo o momento quem já assistiu ou leu essa história quer de qualquer maneira ajudar a Branca de Neve a escapar das garras de tão abominável criatura e livrá-la da vida terrível na qual é submetida.

 

Muitas filhas sofrem pelo comportamento narcisista de suas mães em querer competir com elas, em denegrir sempre a imagem das meninas e o sentimento pior que pode existir é o ódio que essas mães demonstram por suas filhas. Esse perfil de comportamento atualmente destruidor vem sendo estudado e muito, pois é algo que antigamente só ficava restrito dentro de cada lar, quantas meninas não sofreram ou entraram em depressão por conta dessas mães? Hoje elas buscam em grupos que se reúnem com meninas com os mesmos problemas e veem nisso uma válvula de escape para minimizar algo tão sério e tão triste que é não ter o amor de suas mães.

 

Muitas dessas meninas cujas mães têm esse comportamento narcisista saem de casa, outras entram em depressão e algumas recorrem à justiça, pois é algo tão grave que muitas mães ameaçam de morte suas filhas tal é o ódio que elas demonstram em palavras e em atitudes com relação ao ser humano que colocou no mundo e dessa forma algumas mães são presas, pois existem casos de filhas que conseguem provar o risco eminente de morte que existe por trás da atitude de suas genitoras.

 

Essas meninas que tem mães narcisistas sofrem muito, pois possuem dentro de si muitas vezes uma revolta, uma depressão ou mesmo uma carência sem fim, pois ao invés de ter o amor incondicional de suas mães foram criadas tendo o ódio mortal de quem deveria o tempo todo dar carinho, afeto, amor, compreensão e muito mais. Os pais são a base dos filhos e faltando um pilar principal que é a mãe os transtornos que podem ser desenvolvidos nesse ser humano e até doenças são destrutivos e impiedosos.

 

E algo impressionante que se vê em uma mãe narcisista é que seu comportamento destrutivo só é voltado e direcionado para as filhas (mulheres), pois com relação aos filhos homens é completamente diferente o comportamento dessa mãe, para os meninos é muita adoração, muito zelo e de muita pose é como se ele fosse propriedade dela, no caso os dois sofrem, mas as meninas estão condenadas ao ódio eterno se essas mães não buscarem ajuda médica para o seu caso coisa que na maioria das vezes não acontece, pois as mesmas não acreditam que estejam doentes e sim que a filha (ou as filhas) que é a real causa do seu problema.

 

Uma psicóloga americana chamada Wendy Behary pesquisa o assunto há vinte anos e publicou um livro que serve como guia para outros profissionais que trabalham essa questão no mundo todo, ela afirma que é muito raro um narcisista procurar ajuda, especialmente quando é uma mãe e que na prática, são as mulheres que costumam sofrer mais com mães assim e é na adolescência que os problemas ficam mais aparentes e sem sombra de dúvidas ficam altamente destruidores.

 

COMO RECONHECER UM PERFIL NARCISISTA?

 

Totalmente diverso da história mitológica de Narciso, os narcisistas patológicos não são pessoas que se amam demais são, ao invés disso, pessoas com uma autoimagem deturpada, uma baixíssima autoestima e um mau caráter brutal, mais comum na sociedade moderna do que se possa imaginar e tem quem diga que esse transtorno é epidêmico, tamanha sua incidência na população mundial, é um transtorno acometido com mais frequência do que muitas outras doenças, só que muitos não buscam tratamento médico se tornando assim algo dificílimo de ser colocado nas estatísticas.

 

Existem cerca de no mínimo nove critérios que indicam a presença de transtorno da personalidade narcisista num indivíduo, mas bastaria tão somente a presença de apenas cinco para um eventual diagnóstico obviamente, por profissional altamente qualificado e especializado nesse perfil de transtorno. E sem aqui querer banalizar eventuais diagnósticos, saber quais são e o que cada um significa pode livrar você de muita perda material quanto pessoal então vão aprender como identificar um ou uma possível pessoa narcisista…

 

1. A busca intensa pela necessidade absoluta de admiração: prestem atenção em mim, me ame, me observe etc, os narcisistas tendem a ser sua própria referência e se engrandecer sempre.

 

2. O profundo sentimento de merecimento: as regras, os regulamentos e os padrões esperados de comportamento enfurecem os narcisistas, que se julgam tão especiais a ponto de não precisar obedecer e muito menos respeitar os limites apropriados, mas querem a todo custo que as regras impostas por eles aos outros sejam respeitadas e obedecidas plenamente e sem reclamação ou objeção.

 

3. A tendência a explorar os outros sem sentir remorso ou culpa: o narcisista é capaz de nos induzir a pagar suas contas, a tirar o nosso dinheiro, a pagar menos por um serviço e cobrar, nos deixar esperando durante horas, por exemplo, em uma esquina, na chuva, no frio etc, sem se quer considerar que esse comportamento é desrespeitoso e muito maldoso. É o seu sentimento de puro merecimento que transforma esses comportamentos em coisas totalmente normais para um narcisista, impedindo que sintam algum tipo de remorso ou algum tipo de culpa, o que é realmente muito assustador saber que existem seres humanos com tal conduta sem sequer saber o que é pedir desculpa ou pedir perdão.

 

4. A ausência de total de empatia significativa: o narcisista tem muito pouca capacidade ou quase nula de se colocar no lugar de outra pessoa, pois somente seu ponto de vista, seus problemas, sua dor entre outros, é o que dominam e predominam no universo. E talvez nada reflita mais o comportamento do narcisista do que a incapacidade de compreender e identificar-se com a experiência dos outros, e este fato é muito verdadeiro quando a pessoa que precisa de compreensão é alguém que o narcisista esteja explorando, ou seja, seu alvo atual (de trabalho, familiar que é o caso das mães narcisistas que é o foco do post, amigo ou mesmo amoroso).

 

5. A extrema tendência a se imaginar alvo de profunda inveja das outras pessoas e ser absurdamente invejoso: o narcisista tem dificuldade em se ajustar a um mundo e com muita frequência, deixam de reconhecer que são invejosos e transformam o sentimento em desprezo, e isso afeta em demasia quem está ao seu lado principalmente no caso das mães narcisistas que simplesmente não caem na real e não percebem que estão destruindo a vida de sua ou suas filhas simplesmente pela ausência total de sentimentos bons.
6. A total arrogância: os narcisistas (sempre quando mencionamos essa palavra à mesma se referindo aos homens e as mulheres) com frequência têm uma atitude esnobe com relação às pessoas que eles julgam não estar à altura com relação ao seu estilo de vida, a sua competência, aos seus valores, a sua grande inteligência e muito mais. E acreditar que o outro é inferior os ajuda a reforçar e inflar a convicção que têm da própria superioridade, além de tudo são hiper preconceituosos com tudo que foge do seu considerado “normal”.

 

7. Uma noção absurdamente exagerada de importância pessoal totalmente não baseada na realidade: a pessoa possui uma visão inflada de si mesmo é uma das principais maneiras pelas quais os narcisistas dão permissão a si mesmo para dominar e controlar os outros. E os narcisistas tem plena convicção e acreditam que suas convicções, suas prioridades, seus interesses e suas opiniões têm mais valor e são mais importantes do que os de qualquer outra pessoa que no mundo. E nem todos os narcisistas exibem ao mundo sua grandiosidade alguns, na verdade escondem, pois querem passar a impressão de serem uns seres humanos muito humildes ou até mesmo tímidos para o mundo exterior, porém, quando estão em intimidade, essa característica doentia vai dominar a convivência.

 

8. A extrema preocupação com fantasias de sucesso, de poder, de beleza, de riqueza, de amor próprio acima do normal e além de do desejo de riqueza ou status obsessivo: os narcisistas com frequência têm uma vida repleta de fantasias e quase nunca se satisfazem com o meramente cotidiano, por mais maravilhoso e por mais satisfatório que se possa ser.

 

9. A plena e total convicção de que é um indivíduo único e especial, e só pode ser comprometido ou compreendido (de acordo com sua visão deturpada) por pessoas especiais: e esta ideia é parte integrante de um mecanismo de sobrevivência que os ajuda a lidar com o mundo. E com muita frequência, eles se definem em função do que consideram suas qualidades especiais e nos informam acerca dessas qualidades tão logo os conhecemos, e é muito bom compreendermos todos esses itens para avaliarmos melhor o comportamento de pessoas principalmente os nossos familiares e amigos.

 

Enfim, se o narcisista não buscar uma ajuda dificilmente seu comportamento mudará, e quem acaba sofrendo são as pessoas do seu convívio, como no caso da filha que é destruída por uma mãe narcisista, e muitos outros casos que poderíamos citar e que infelizmente acaba não tendo um fim tão bom, mas nunca se pode perder a esperança e tudo parte da conscientização do problema e da divulgação de matérias que é de profunda e grande valia.

 

Hoje decidimos fazer essa postagem pois é um assunto que deveria ser muito mais divulgado.

 

 

SOBRE O NOSSO TRABALHO

 

Resolvemos escrever sobre o Tema pois já passamos várias vezes por isso aqui em nosso Atelier de Costuras, quando algumas mães ficavam a ponto de bater na filha que estava fazendo os Ajustes no Vestido de noiva conosco, e algumas noivas quando voltavam sozinhas nos contavam que as mães simplesmente não gostavam delas, colocavam defeito em tudo, falavam mal dos vestidos… Quantas noivas já não choraram aqui por conta disso.

 

Outras também com vestidos de festas para formatura, onde os “pais” estavam super radiantes com as filhas que estavam se formando, ao passo que as mães nitidamente estavam a ponto de matar a menina, e também algumas delas já relataram o ódio de suas mães, a ponto de declararem que depois que elas nasceram o ” marido” simplesmente deixou de dar atenção à elas e passou a dar atenção somente para a filha.  Quando na verdade muitas vezes os maridos se deram conta que essas mulheres eram incapazes de amar quem saiu de dentro delas, imagine amar uma pessoa de fora.

 

 

 

A Ellegancy é especializada em vários tipos de ajustes, de reformas, de customizações, de reparos etc em roupas de um modo geral, se alguém que estiver lendo esse post precisar de um ajuste em sua calça jeans, um ajuste em seu vestido de noiva ou de festa e muito mais é só vir pessoalmente até o nosso atelier que teremos o profundo amor e carinho em atendê-lo (a), pois possuímos uma equipe altamente qualificada a fazer o melhor em sua peça de roupa, deixaremos linkados alguns dos nossos trabalhos e vídeos para que possa nos conhecer um pouco mais, um forte abraço a todos e até breve.

Com carinho,

Ellegancy Costuras.

 

VEJAM OS NOSSOS ÚLTIMOS TRABALHOS

http://elcosturas.com.br/ultimos-trabalhos/

Leave a comment