Macacão de motociclista é igual armadura

 

armadura para motociclista

 

Quais roupas um motociclista deve usar para se proteger de quedas e demais acidentes?

 

São diversos apelidos, jargões que os motociclistas usam para denominar os trajes para pilotar moto.  Alguns chamam os macacões de ” gorilas”, outros chama de armadura de pilotagem, e os mais convencionais chamam de macacão de motociclista,  roupas para motociclistas.

 

O fato é que equipamento de segurança para motos nunca é demais ( desde que seja necessário e principalmente útil). Como lidamos com motociclistas todos os dias nós acabamos aprendendo bastante sobre o ” Mundo das Duas Rodas” que é tão apaixonante e que os motociclistas não abrem mão.

 

Os motociclistas da categoria speed são os que mais se preocupam com os equipamentos de proteção para motos, principalmente os que já correm nas Pistas onde as exigências são muito maiores.  Para os motociclistas recreativos, que pilotam somente nas rodovias, muitas vezes eles desconhecem alguns detalhes importantes e vitais para se andar sobre as Duas Rodas.

 

Mas não se iluda, pois moto é igual bicicleta… Cedo ou tarde você irá cair !!!  Então por quê não se preparar para que os danos sejam nulos ou muito menores quando isso ocorrer?

 

Segundo os especialistas, o investimento em segurança em  proteções para motos é em torno de 10% do valor da mesma. Ou seja, digamos que sua moto tenha custado 30 mil reais, o valor em equipamentos para sua segurança deverá ser em torno de 3 mil reais ( claro que isso é uma média, mas investir menos de 10% em segurança é brincar com a própria sorte). E dependendo da Potência da moto, o ideal é acima de 15%.

 

Capacete- Equipamento obrigatório e indispensável.

 

Não caia na tentação de usar o capacete todo aberto, que é legal para piscar, flertar, sorrir… mas se houver uma queda um pouco mais séria você poderá quebrar a mandíbula, sofrer um traumatismo sério, quebrar o nariz, o queixo..  Opte em comprar o capacete Robocop, que é aquele fechado e que só abre a parte dianteira, pois ao menos nos faróis você poderá abrí-lo e se refrescar um pouco do calor.

 

Qual o tamanho ideal do capacete?

 

O capacete ideal é aquele que fica um pouco apertado, pois ele não ” voará” no caso de uma colisão. Pelo contrário, ele irá te proteger da pancada que sofrerá.  Se possível, compre um capacete na cor clara pois reterá menos calor do sol, o que não ” cozinhará” sua cachola no verão.

 

Muitos capacetes já vem com aberturas nas laterais e nas traseiras, exatamente para proporcionar uma ventilação confortável, sem comprometer a segurança. Invista em capacetes com multifibras onde os valores são a partir de 1600 reais.

 

Óculos escuros.

 

Um ítem necessário para evitar objetos voadores, inclusive insetos.  Opte pelos óculos de policarbonato que são ultra resistentes contra objetos, inclusive alguns são até a prova de balas calibre 38 ( para os mais preocupados com a segurança e roubos de motocicletas).

 

Pilote sempre com calçados adequados.

 

Calçados com cadarços não são nada indicados pois podem enroscar na corrente e calçar um acidente até fatal.  Chinelo e sandália nem para você pilotar a moto até a padaria… No mínimo deve se utilizar um tênis super reforçado, e no caso das motos mais potentes, as botas para motociclistas.

 

Jaquetas ( fazemos ajustes em jaquetas de motociclistas em couro e cordura)

 

As jaquetas podem ser de cordura e couro.  A cordura é o tecido parecido com o nylon, e geralmente vêm com proteções nos ombros e cotovelos e seus valores variam entre 500 a 1200 reais, exceto as BMW do pessoal Big Trail, que certamente o valor passará bastante disso.   A gama de variedade das jaquetas são muito grandes, tendo as jaquetas ventiladas, as impermeáveis, e até jaqueta à prova de balas.  Além disso, aqui em nosso Atelier de Couro, volta e meia os motociclistas pedem para que adaptemos um forro nas jaquetas que possam incluir o colete à prova de balas).

 

Calças de Motociclistas

 

Seguindo o padrão das jaquetas, há calças de cordura e couro com valores variados, com proteções reforçadas e outros fatores.  Geralmente mais utilizada por harleyros, big trail e motociclistas de recreação já que em Pistas oficiais é proibido o uso de 2 peças pois não dá a mesma segurança do que o macacão inteiro.  Mesmo que seja uma jaqueta de couro acoplada com a calça de couro através do zíper, é proibido nas pistas pois pode haver uma quebra no zíper e comprometer a segurança do Piloto quando o mesmo sofre uma queda e se arrasta por vários e vários metros.

 

Mas se você prefere andar com equipamento em 2 partes ( calça+ jaqueta) e andar de  Speed o ideal é que compre de couro, se for outro estilo Custom pode ser de cordura pois a probabilidade de você cair é infinitamente menor, e a velocidade que costumam pilotar é bem menor do que a categoria Speed.

 

Luvas para proteger.

Sem as mãos nada conseguimos fazer, correto? Pois bem, esse conceito básico muitas vezes é esquecido pelos motociclistas.  Já atendemos um dentista que teve a infelicidade de ser atropelado da Padaria que ficava próximo à sua casa e por isso estava sem as luvas.  Ficou um mês parado, sem poder trabalhar. Imagine um dentista com as mãos fraturadas?

 

Existem luvas impermeáveis, luvas de couro, cordura e os valores variam de 200 a 1000 reais em média.

 

Procure sempre se informar com empresas sérias e que se preocupam com a segurança dos motociclistas.  Se inscreva numa Escola de Pilotagem que tenha uma didática rica e prazerosa, independente do seu Estilo de Moto.  Aqui na Ellegancy Costuras atendemos os motociclistas de diversos tipos, como o pessoal de moto clube, os Harleyros que fazem a Rota 66, o pessoal da Speed,  e cada um tem muito a ensinar e aprender.   O mais importanter é quando o motociclista se cuida e pensa a longo prazo, preservando ao máximo a sua própria vida.

 

 *** Já atendemos clientes que morreram pilotando moto. Alguns por fatalidade mesmo, outros por negligência com equipamento e isso acaba conosco durante um tempo.

 

Fica uma dica fundamental:

 

Uma jaqueta ou um macacão de couro resistente, se não estiver devidamente ajustado ao seu corpo, não será uma ” armadura de motociclista) e só preservará sua pele do ralado. Porém, equipamento folgado terá as proteções fora, o que lhe causará traumatismos na hora da queda. Isso é Fato !!!

 

Como os cavaleiros medievais da antiguidade assim é o motociclista que se cuida.  Equipamento justo, sob medida, com as proteções do ombro realmente em cima dos ombros e não no meio do braço. Joelheiras protegendo joelhos e não as canelas, e por aí vai.

 

O motociclismo é um esporte cáro, mas preservar a própria vida não tem preço.

 

Esperamos ter ajudado com esses esclarecimentos.

 

Um grande abraço

 

Alguns de nossos trabalhos em Jaqueta de couro e macacões de couro:

ellecouro2

ellecouro3
ellecouro4

ellecouro5

ellecouro6

harley-ness-pintura-em-macacão-harley-davidson-e-outras1

 

gregory-macacão-prata-antes-e-depois

 

 

arte-panfleto-moticiclista-sem-nomes

Atendimento à distância.

Veja por favor como medir sua jaqueta e macacão de motociclista para nos enviar via correios afim de fazermos os ajustes.

www.elcosturas.com.br

contato@elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment