Jogo de cintura comercial – Trabalhar em equipe

Quando o traquejo comercial se faz necessário.

atendimento

 

Olá Amigo Leitor, como vai você?

 

Iniciamos esse Post falando sobre o dia de ontem (03 de outubro de 2015) sábado, onde a Ellegancy Costuras teve um movimento bem intenso, o que sinceramente falando não ocorria há quase 2 meses.

 

Não gostamos de toda hora falar em crise, mas pela primeira vez em 8 anos nós a presenciamos aqui em nosso Atelier de Costuras.   Mas Xô crise… aqui a gente te combate pedindo a Deus estratégias, e trabalhando com afinco e inteligência para te superar… sua safada !!!

 

Ontem nós fizemos serviços expressos de costuras, que são ajustes de roupas no mesmo dia.  Entregamos 2 vestidos de festas no mesmo dia, fizemos ajustes em calça jeans também para entregar .

 

A Tati, como sempre, ficou no atendimento de noivas e nas folgas entre uma noiva e outra ela ajudou no balcão e nos provadores de roupas, medindo, orientando, dando orçamentos.

 

Essa última semana foi meio tumultuada pois uma funcionária nossa ( A Dona Vilma) foi fazer uma micro cirurgia para tirar algumas pintas e achou que faltaria 2 dias, e o médico deu uma semana de atestado para ela. Que falta faz a Dona Vilma…  Outra funcionária nossa havia pedido uma semana de folga para viajar e resolver questões de família.

 

Algumas das nossas funcionárias não trabalham aos sábados pois foi o combinado quando as contratamos. Elas disseram que não poderiam vir aos sábados e nós aceitamos essa condição (o combinado não sai caro). Porém, a nossa funcionária Sebastiana (carinhosamente a chamamos de Tiana)  apareceu na loja sem nos avisar pois claramente sentiu a necessidade de ajudar, uma vez que estávamos desfalcados de funcionárias.

 

Ela literalmente ” arrepiou” no atendimento a clientes, ajudando a medir roupas, entregando as roupas já ajustadas, dando aquele bom dia carinhoso, dizendo para as mulheres que elas estavam lindas nos vestidos de festas… Aquele charme que ela tem rsrsr.

 

A Sí (Sirlene) também foi nos ajudar e não arredou o pé até as 15 horas.  Detalhe: Ela mora no Grajaú, que fica bem longe da loja.   Não escreveremos aqui sobre o excelente atendimento que a Sirlene dá aos clientes pois seria chover no molhado. Quem a conhece não só sabe do carisma dela, como muitas vezes quer ser atendido por ela ( e nós incentivamos e gostamos muito disso).

 

Em especial queremos falar sobre a Dona Erô.  Costureira de mão cheia… 

Sexta feira ligaram lá do Ceará falando para ela que o pai tinha tido um AVC.  Ele já não estava bem há meses, mas agora ficou sério.   Ela chorou muito quando recebeu a notícia, e eu e a Tati estávamos fazendo o atendimento de costuras em domicílio ( na casa do DJ Igor Cunha conforme matéria anterior em nosso blog).

 

As próprias costureiras falaram para ela ir embora e nos comunicariam quando voltássemos.  Ela falou que não ia embora , talvez por preferir ficar lá e poder desabafar.  Quando chegamos, conversamos com ela e dissemos para ela não vir no sábado e já nos programamos com a ausência dela ( 3 funcionárias ausentes nesse caso).  Porém, ela veio sábado, firme e forte, fez o ajuste na barra do vestido abaixo e outros ajustes.  

 

 

vestido-de-festa-verde-esmeralda

 

 

A Dona Erô é uma pessoa bem fechada e nós respeitamos o jeito dela, mas fica um pouco difícil termos a mesma liberdade de darmos um abraço nela como as vezes fazemos com outras funcionárias. O que não quer dizer que ela seja menos ou mais, melhor ou pior… é apenas o jeito dela.

 

Bem… ontem foi dia de atendermos clientes que trouxeram Ternos para Ajustes  ,  atendermos quem nos enviou e-mail perguntando os valores de consertos de camisas sociais,  Reformas em calças Jeans, e vários outros itens de roupas.

 

Imaginem só atendermos uma mulher com um vestido de festa super lindo e delicado... daqui a pouco a mesma costureira vai atender um motociclista cujo macacão de couro têm que ser marco com alfinete gigante próprio para esse tipo de material.   Em seguida chega um cliente com Paletó para reduzir de tamanho,  depois vêm calça jeans…  Loucura né?

 

Esse é o nosso mundo… esse é o nosso prazer.   Aquela correria na recepção, faltando até provadores para atender a todos os clientes de uma vez e nós olhando uns para os outros da equipe e nitidamente vendo o sorriso no olhar delas ao verem a loja com bastante movimento novamente.

 

Quem disse que dono de empresa não pode ser artista?   Não só pode como deve !!!

 

Não artista no sentido de mentir… mas no sentido de se expressar aos clientes, agradecê-los pela confiança, dizer com toda convicção ( e sinceridade) que eles são sempre muito bem vindos, e que nós agradecemos imensamente a confiança dos clientes mesmo nesses tempos difíceis ( conquistar a fidelidade do cliente é uma tarefá árdua nesses tempos de mídias sociais e informações na palma da mão).

 

Quanto a mim ( Sérgio) , cabe ir atrás de estratégias de divulgação, fazer vídeos no youtube, matérias como essa, fotos e matérias nas mídias sociais, parcerias comerciais  e claro… Aquela atenção com as funcionárias e melhorias na administração.  Com essa bela equipe que temos é INADMISSÍVEL deixarmos cair a peteca.

 

Se o movimento comercial está fraco, cabe a mim virar esse jogo.  Se continuar fraco, cabe a mim ter o triplo de empenho.  E se mesmo assim ainda permanecer fraco, é Deus dando tempo para melhorarmos a administração interna, cuidar das pendências, avaliar os erros e corrigi-los , pensar em algo novo.

 

Ter uma empresa, um comércio, é isso.  Não têm dia parado.  Se não vêm os clientes necessários, é hora de verificarmos o que não está legal e aprimorar o processo interno junto às funcionárias.

 

 

E vamos finalizar com essa linda aqui que é Noiva e Assessora de Casamentos e Festas?

É a Larissa – Ela nos trouxe o vestido de noiva para ajustes e conversamos muito sobre esse Universo das Noivas ( conversamos muito, porém pouco perto do que gostaríamos).

 

A Lari é super comunicativa, alto astral, e a Íris dos Olhos já demonstra o quanto ela é apaixonada pelo que faz… Então não foi nada difícil a sinergia que tivemos com ela, já que nós também amamos atender as pessoas.  Confira  mais sobre a Assessoria de noiva da Larissa em   Assessoria Pra Sonhar  e também a empresa dela de Festas Infantis  Lá Na Cabaninha

 

lari-assessoria-pra-sonhar

 

 

Então é isso aí.  Muito obrigado pela visita de cada um de vocês, obrigado à você que estiver lendo esse post.

 

Saiba que a Ellegancy Costuras é constituída por pessoas que amam o que fazem.  E o que nós fazemos é servir a cada um de vocês que confiam em nosso trabalho.

 

Um grande abraço e fiquem com Deus.

 

www.elcosturas.com.br

contato@elcosturas.com.br

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

Leave a comment