Gucci lidera o avanço do luxo e cresce Extraordinariamente em 2017

loja da marca gucci ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A marca Gucci tem crescimento surreal de 46% nesse ano

 

Saindo do patamar do rol das grifes mais “sem graça” do luxo para a mais copiada do mundo, e para um crescimento gigante e exponencial de 46% em apenas um semestre o presidente da Gucci, Marco Bizzarri, de cinquenta e três anos, explica que é como se tivessem criado o mesmo que “dez marcas em seis meses”, algo instigante e sensacional.

 

É a marca que mais cresce no mundo ultrapassando a grife Saint Laurent como a de maior faturamento do grupo francês Kering, também dono da Puma e da Bottega Venetta.  E o faturamento de janeiro até setembro de 2017 suplantou o total do ano passado inteiro, quando a grife vendeu cerca de mais ou menos o valor de € 4 bilhões do seu estilo “vintage-nerd”, um dos sucessos da Gucci.

 

O estilo “vintage-nerd” nada mais é que a mistura de estampas, óculos generosos da vovó, brilho em excesso, boinas e prints que carregam um perfume antigo, pois é a moda revolucionária do momento, que já ganhou nome e sobrenome: geek chic. E esse estilo, lançado pelo novo diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, propõe uma releitura sofisticada da estética do geek, que é o nerd atual, e tem tudo a ver com o consumo responsável, em que peças garimpadas em brechó conversam com outras de grife, que por terem vida longa valem o investimento, mas em hipótese alguma nem pense em algo desleixado o tom é elegante e sofisticado ao extremo.

 

É algo surreal o que a Gucci vem conquistando mesmo em meio a expectativa de o segmento que a marca está inserida ser na casa dos 2% certamente este será um ano de recorde de vendas para terceira marca mais valiosa do luxo do planeta.

 

E certamente a fórmula da grife vem sendo um sucesso em assumir riscos no campo criativo e aplicar na prática os mecanismos que a maioria das grifes deixam na teoria, como o uso de ferramentas online como um plataforma de comunicação, e não somente de vendas, um estilo constante e sem mudanças drásticas no tipo de moda apresentada e o principal que é ter uma gerência afinada com o núcleo de criação, algo fundamental para esse avanço e sucesso fenomenal da Gucci.

 

Em uma palestra em São Paulo o executivo da Gucci tentava explicar à plateia a lógica, em falta no mercado de luxo, de dar ao estilista a última palavra sobre o que será vendido nas lojas. “O negócio da moda é criar oferta, e não demanda como acontece quando se replica o que já está no mercado. Nunca falaria para (Alessandro) Michele o que ele tem ou não de fazer”, diz ele.

 

O estilista Michele de quarenta e dois anos de idade trabalhou por doze anos na equipe de estilo da marca, e a mando de Bizzarri, sucedeu Frida Giannini na direção criativa da grife no ano de 2015. “São tempos confusos na moda. Muitos estilistas está há mais de vinte anos na marca sem oportunidade para liderar. A questão da criação (de um novo modelo no luxo) é pensar como vamos fazer essas pessoas ascenderem, terem voz”, explica Bizzarri. “O grande risco na moda é não tomar riscos, porque sem eles, na moda, você morre.”

 

Ao invés de repetir os padrões antigos da marca, a dupla mexeu nas estruturas do produto e fez parcerias, e nesse caso pasmem com um detrator, simplesmente o grafiteiro Trouble Andrew, que pichava a logo da marca em prédios e outdoors, foi contratado para intervir nas criações de Michele. E foi um sucesso imediato, a Gucci Ghost virou símbolo de como, de acordo com Bizzarri, é importante para uma marca “aceitar que o trabalho de criação não é só você que impõe, mas também o que as pessoas acham de você”. “A reação normal de uma marca seria ligar para advogados e ir atrás (do pichador), mas pensamos: por que não trabalhar com ele?” Foi uma “sacada” mais do que genial fazendo com que a marca se consolidasse ainda mais e se saísse vitoriosa bem a frente das suas concorrentes.

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DA GRIFE DE LUXO GUCCI  

 

fundador da grife Guccio Gucci ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

O fundador o Sr. Guccio Gucci

Família Gucci em seus tempos de total poder da marca ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

A família Gucci

Na virada do século dezenove um rapaz chamado Guccio Gucci, filho de um artesão de origem bem humilde, adquiriu um extremo bom gosto e muita elegância encantando-se com o luxo das malas com brasões das famílias nobres enquanto trabalhava como maleiro, como ascensorista e posteriormente Maitrê no famoso e requintado hotel Savoy de Londres.

 

E no ano de 1921, depois de seu retorno para a cidade de Florença, abriu uma pequena loja com suas economias (de cerca de trinta mil liras na época), cujo intuito era vender acessórios de viagem (valises e malas puro luxo), feitos em couro de alta qualidade proveniente da região da Toscana pelos melhores artesãos da cidade, incluindo membros da sua própria família.

 

E a sua modesta loja era apenas um reflexo de seu estilo, pois andava sempre impecavelmente bem vestido e pelas ruas de onde morava, chamando assim a atenção da alta burguesia e da nobreza florentina que logo reconheceram a excelência e originalidade dos produtos e em pouco tempo a marca superou os limites da cidade, impondo-se como uma das mais conhecidas entre a elite do país. E com o aumento das vendas e da demanda, Gucci conseguiu abrir atrás de sua pequena loja, uma oficina para produzir suas próprias mercadorias o que foi um grande avanço para alcançar tudo o que desejava.

 

E por volta do ano de 1930, a empresa passou a conquistar uma sofisticada clientela internacional em função de suas coleções exclusivas de cintos, de bolsas, de sapatos e de luvas. E precisando ampliar o seu negócio a empresa mudou-se para um lugar maior em Lungarno Guicciardini sete anos depois, e foi a partir desde então que estribos e franjas se tornaram a assinatura equestre da marca italiana.

 

Em poucos anos os produtos da marca, que incluíam os seguintes itens para venda que seriam: cintos, sapatos, malas, baús de viagem e luvas com um design de inspiração equestre, atraíram uma clientela ainda mais sofisticada e endinheirada.

 

E com o grande sucesso de seu negócio e possuindo clientes famosos, a marca abriu sua primeira loja na cidade de Roma no ano de 1938 no sofisticado endereço da Via Condotti. E cerca de nove anos depois a GUCCI lançou no mercado o que viria a se tornar um ícone da marca que foi a criação da bolsa com alça de bambu, que com o seu charme e elegância encantou centenas de celebridades. E um tempo depois a GUCCI adotou oficialmente o logotipo GG, que continha duas letras G, uma na posição normal e outra na posição invertida, que se entrelaçavam entrelaçadas, e com isso o novo logotipo começou aparecer em todas as malas e as bolsas da marca, dando um ar mais aristocrático e austero aos produtos.

 

Depois do falecimento do fundador da empresa, seus filhos e herdeiros, abriram uma loja na cidade de Nova York, onde as celebradas estrelas de Hollywood contribuíram e ajudaram para que a marca italiana brilhasse nas principais capitais do luxo, e sucessivamente a abertura dessa loja abriram outras unidades na Filadélfia, em San Francisco, em Palm Beach e em Beverly Hills, dando início à internacionalização e expansão da marca GUCCI.

 

E no ano de 1953, a marca lançou outro ícone, o horsebit loafer, um calçado estilo mocassim com fivela de metal, além da assinatura vermelha e verde, um dos principais símbolos de identificação da marca no mundo, que se tornou presença garantida no guarda-roupa do homem moderno. E nesta época, as celebridades como: a Sofia Loren, a Ingrid Bergman, o John Kennedy e sua então esposa a Jacqueline Kennedy eram alguns dos fiéis clientes da marca, e essas prestigiadas celebridades eram constantemente fotografadas desfilando e usando os artigos clássicos da marca, como: o famoso mocassim e a famosíssima bolsa de couro com alça de bambu.

 

E na década seguinte, após introduzir os tecidos estampados com as duas letras G entrelaçadas e a estampa floral criada especialmente para Grace Kelly, a empresa já vendia seus produtos em lojas próprias nas cidades de Londres, Paris, Hong Kong, Tóquio e Chicago. Os célebres consumidores da época como: Audrey Hepburn, Grace Kelly e Peter Sellers contribuíram para que a marca se tornasse sinônimo de bom gosto e de sofisticação na badalada Hollywood, ganhando inúmeros adeptos entre as estrelas do cinema internacional.

 

E foi no ano de 1989 quando a imagem da marca começava a se deteriorar no mercado de luxo, Domenico Del Sole, funcionário de um dos escritórios americanos de advocacia que prestavam serviços à GUCCI, foi indicado para moderar e buscar soluções para as divergências internas da empresa, especialmente entre membros da família, os irmãos acabaram vendendo as suas ações da GUCCI e assim a empresa passou a ser liderada por Domenico Del Sole, que transferiu a sede da empresa de Milão para Casellina e nomeou o estilista Tom Ford como diretor de criação (o mesmo já trabalhava na grife desde o ano de 1990).

 

E começava a partir desse momento a nova fase da GUCCI, que além do relançamento das bolsas com alças de bambu e dos mocassins com bridão, da bolsa Horsebilt Clutch, que se tornou um sucesso entre as estrelas de Hollywood, ele passou a assinar todas as coleções, escolher os fotógrafos, decidir o tema das campanhas publicitárias e até escolher a arquitetura e decorações das lojas. E os rostos nas campanhas agora eram de Tina Turner e Madonna, e as coleções cheias de sensualidade eram bem acolhidas pela imprensa especializadas e um investimento milionário em campanhas para lá de provocativas foi realizado.

 

E no dia 8 de fevereiro de 2008 foi inaugurada a maior loja da grife italiana no mundo com uma espaçosa área de 14.020m², a loja possui três andares totalmente iluminados naturalmente e climatizados. E expressando todo o requinte da marca italiana, o interior da loja possui detalhes decorativos como suportes de ouro polido e de vidro puro luxo. Além disso, o exterior do prédio revestido de vidro brilhante compõe uma visão admirável para aqueles que o veem.

 

A sofisticação da GUCCI foi extraordinariamente traduzida nesta nova loja entre outros detalhes de luxo, tem o piso coberto de mármore branco, com algumas listras de mármore preto, se estendendo pelas paredes e pelo teto, e o revestimento das maçanetas das portas se alterna em vidro com listras e ouro. E são esses minuciosos detalhes que proporcionam uma experiência única aos clientes e aos admiradores que a visitam.

 

E projetada por Frida Giannini à diretora criativa da marca (na época) e pelo célebre arquiteto James Carpenter, a nova flagship tem andares extremamente luxuosos e está localizada em plena 5ª Avenida em Nova York, e para causar expectativa e interação com o público, a marca lançou o site GucciLovesNY na semana da moda na cidade para uma maior interação com o público.

 

E a GUCCI inaugurou sua primeira loja no Brasil, no Shopping Iguatemi em São Paulo, e as portas foram abertas no ano de 2008 contando com 470m² e seguindo o mesmo projeto da unidade dos Estados Unidos possuindo em suas araras, todas as peças: dos perfumes ao prêt-à-porter, passando pela coleção masculina completa de acessórios, de sapatos e de lançamentos simultâneos ao redor de todo o mundo.

 

E o logotipo da grife italiana brilhou nas mãos da estilista Frida Giannini, responsável pelos acessórios e do prêt-à-porter tanto o masculino como o feminino que tem conseguiu equilibrar doses certas de elegância, sensualidade e modernidade, inserindo também a marca no âmbito cultural. E além de aclamada por muitos, a marca italiana participa dos principais eventos de moda no território mundial.

 

E A EVOLUÇÃO VISUAL DA GRIFE GUCCI

 

E a identidade visual da marca italiana passou por algumas alterações ao longo dos anos, após adotar, no final da década de quarenta, o tradicional símbolo GG, que continha duas letras G, uma normal e outra invertida, entrelaçadas e mais recentemente a marca adotou uma nova roupagem na identidade visual, agora a mesma está em tom dourado e com a tipografia de letra mais afinada e com os dois GG na mesma posição (ambos os logos são usados), deixando ainda mais nobre o símbolo mundialmente conhecido.

A HISTÓRIA DA GUCCI SENDO ETERNIZADA

 

No ano de 2011, a marca italiana resolveu eternizar sua história com a inauguração do GUCCI MUSEO na charmosa cidade de Florença, em plena Piazza della Signoria. E o museu possui três andares do Palazzo della Mercanzia, palácio esse construído no ano de 1337. O aconchegante museu conta em detalhes a trajetória de Guccio Gucci e como sua marca tornou-se uma grife de prestígio internacional.

 

Esse museu conta com um grande e valioso acervo de peças antigas, algumas delas verdadeiros clássicos da marca italiana, além de contar como as bolsas de bambu usadas por Sofia Loren e Jackie Onassis acessórios de esporte as primeiras malas de viagens, coleções prêt-à-porter, um Cadillac Seville com a característica estampa da marca, entre muitos outros itens.

 

E agora algumas fotos de vestimentas da grife, acessórios e muito mais…

 

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Fazemos questão em nosso atelier de fazer uma observação a princípio da peça de couro que o cliente nos traz juntamente com o mesmo, e logo na sequência executamos uma análise precisa verificando o estado de conservação do couro, a matéria prima do couro, o acabamento em si da peça como um todo etc. Depois dessa verificação fazemos a sugestão de quais métodos é o mais indicado, sempre deixando bem claro a cada cliente que a nossa prioridade e intuito é preservação ao máximo das características que compõem cada peça.

 

Também trabalhamos com a renovação, a revitalização e a restauração em bolsas de couro de grife. Realizamos a troca da cor de sua bolsa se porventura assim desejar e muito mais, temos a mais absoluta certeza de que se surpreenderá com o nosso trabalho, pois a deixaremos como novo.

 

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Deixaremos linkados alguns dos nossos vídeos explicativos para que conheçam um pouco mais sobre o nosso trabalho, desde já agradecemos de coração e forte abraço a todos.

 

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As cincos dicas importantíssimas que você deve saber antes de comprar vestidos de festa online, confira tudo no vídeo explicativo…

 

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