Falar NÃO pode ser FOCO, e não falta de vontade

Foco é dizer NÃO para a maioria das coisas, afim de Perseverar no SIM para o que realmente importa !!!

 

foco é saber dizer não

 

 

Com a proximidade do fim do ano de 2017 começamos a reparar que algumas situações se repetem aqui em nosso Atelier de Costuras…   As festas de fim de ano demandam um atendimento muito maior nos Ajustes de Vestidos de Festas , seja por confraternização de Empresa, seja para Formatura, colação de grau e casamentos.

 

E ajustar vestido de festa é bem complexo pois tem as provas, a própria marcação da barra do vestido, lateral, alça etc requer um tempo grande, e na hora de fazer as costuras então… O tempo voa !!!

 

Consequentemente, aumenta também a quantidade de homens querendo ajustar terno, deixar os ternos slim, diminuir punho de camisa, afinar gravatas etc.

 

É uma época muito bacana pois o aumento no setor de serviços é evidente… e Graças a Deus por isso.

 

Mas aumenta também a quantidade de clientes que querem ajustar calças jeans,  diminuir a cintura das calças, apertar as roupas num modo geral… E serviço é diferente de produto, pois serviço requer um tempo para a execução, logo, existe um número X de pedidos diários que somos capazes de executar, isso já considerando as horas extras de toda equipe.

 

E quando estamos com muito mais serviço do que conseguimos dar conta?

 

alta demanda na costura

 

Algo natural seria contratar costureira, certo ?  Mas costureira está cada vez mais raro de se encontrar.   Nos referimos à costureira de fato e de verdade, e não ” remendeira” como existem aos montes no Mercado.

 

Hoje em dia, quando vamos entrevistar alguma costureira, prestamos muita atenção aos argumentos pois em 90% dos casos ocorre o seguinte:

 

Se ótima costureira está raro, ou a pessoa foi mandada embora porquê não era tão ótima quanto diz ser,

Ou a empresa faliu ( ótimos funcionários só são desligados pela empresa quando há falência),

Ou a pessoa pode ser ótima costureira, mas talvez seu lado pessoal/comportamental não está no mesmo alto nível das suas competências técnicas.  

 

É a velha história do cognitivo x racionalidade … Existem pessoas que são nota mil em seu ofício, mas nota 0 no comportamento, aí chega uma hora que não dá.

 

Mas e os clientes?

 

Pois vamos lá… nos casos onde a demanda de costuras e ajustes de roupas está latente, é necessários darmos um prazo maior para entrega, mas muitas vezes os clientes não podem esperar esse prazo pois o evento é pra ” ontem”… E como dói o coração ter de falar não,  mas se for necessário, é inevitável que falemos NÃO

 

Já tentamos abraçar o mundo, e aí tivemos problemas, tivemos de reagendar entrega para outros clientes. E se tem uma coisa que detestamos é dizer SIM para um novo cliente, e falhar com CLIENTE ANTIGO. Isso não é justo, é como as Telefonias que dão desconto para novos usuários, ao passo que os antigos passam nervoso com constantes quedas de Internet, de telefonia, de Tv a cabo.

 

Então tentamos filtrar ao máximo cada caso, e já reparamos o seguinte…

 

90% dos clientes aqui da Ellegancy Costuras são da Internet e indicações de outros clientes.   E 10% são clientes do bairro.

 

Dos clientes do bairro que são assíduos, damos total prioridade.  Já para clientes que vem de vez em nunca, não podemos dar a mesma prioridade quando a demanda está altíssima.   No mais, existem aqueles clientes que nem devem ser considerados clientes pois vem de vez em nunca e ainda se acham no direito de questionar preços.

 

E acreditem… já ouvimos coisas do tipo :  “Nossa, vocês são careiros. Eu só trago aqui porquê costuram super bem e entregam na data que a gente combina”.

” Eu só trago roupa aqui quando é urgente, porquê as outras roupas eu levo numa senhora que costura perto da minha casa, ela quebra um galho legal”.

 

São experiências que vamos adquirindo ao longo do tempo, e temos sim o Direito e o Dever de atendermos com prioridade aqueles clientes que nos priorizam.  E se tivermos de dizer NÃO para clientes que quase nunca vem, certamente diremos.

 

Assim é a vida… Esses dias fomos fazer um curso de coaching da Febracis,  o Método Cis.  Compramos 3 ingressos Diamante,  algumas pessoas compraram  o Bronze e outras o VIP.

O Vip dava direito a ficar “” na cara do gol” ,  já o nosso Diamante dava direito a entrar 2 minutos antes , e o bronze entrava muiiiiiiiiiita gente ao mesmo tempo, consequentemente pegavam as cadeiras mais distantes do Palco.  Sem Mimimi… os pacotes eram oferecidos a todos, e cada um comprou o que achou melhor.

 

*** Nós não somos obrigados a deixarmos de entregar roupas de clientes Vips por pegarmos 1 peça aqui, outra lá, outra acolá de clientes que só aparecem no final do ano e ainda fazem alguns comentários no mínimo indelicados…

 

Definitivamente não !!!   Entra ano e sai ano e nós trabalhamos mais do que 12 horas diárias, respondemos emails aos domingos,  whats app fora de horário, e todas as outras mídias sociais.   Nós nos ” desdobramos” para estudar, para aprender mais, para entender o Mercado tão volúvel dos últimos tempos e queremos sim ter Lucro !!!

 

Se tivermos lucro, vamos ter ainda mais prazer em trabalhar e lhe atender bem, vamos estudar mais, vamos nos capacitar….   Se um funcionário trabalhar 12 horas por dia numa empresa ele ganhará mais de hora extra do que o próprio salário, então por quê no Brasil existe esse stigma de que patrão é usurpador, ganancioso, só pensa em dinheiro?

 

Com todo respeito… Só fala mal de patrão e empresário quem nunca foi patrão ou empresário.  Porquê quem já foi, ou continua sendo ou não conseguiu mais ser,   seja por conta da crise, seja por conta da saúde que foi embora devido a inúmeros problemas, seja por conta de separação conjugal.

 

O fato é que o dono se doa por inteiro… ou ele quebra.

 

Querem outro exemplo?   

 

Antigamente encerrávamos o expediente às 13 horas aos sábados… Alguns clientes chegavam faltando 5 minutos, ou ligavam dizendo que já estavam chegando… e chegavam as 13:10, 13:30 e as vezes saiam as 14 , 14:30…

 

Aumentamos para as 14 horas… a mesma situação… chegavam faltando 5 minutos, ou ligavam pedindo pra aguardarmos e saiam as 15…

 

Aumentamos pras 15 horas… a mesma coisa

 

Se amanhã aumentarmos até as 17 horas fatalmente acontecerá o mesmo.

 

Mas muitos dizem: ” Os clientes estão indo e vocês estão reclamando”

 

Não necessariamente, mas também temos uma coisa chamada ” vida particular”, onde nossa filha( atualmente com quase 8 anos), ficava sem nós boa parte do sábado, e esse tempo não conseguiremos recuperar.

 

O que estamos escrevendo aqui é sobre alguns abusos e vícios que devemos sim cortar de alguns clientes.

 

E quando o cliente se atrasa, pede pra você esperar, você fica com a equipe fazendo hora extra e depois o cliente acha caro o orçamento e não autoriza?

 

Pois é… aí a pessoa não se dá conta de tudo o que você fez, das horas extras que terá de pagar.  Mas ela sabe dos ” direitos do consumidor”, onde ela pode falar não e tá tudo certo.

 

E onde vem o Foco nesse textão?

 

Foco é você acordar no dia seguinte, respirar fundo, agradecer a Deus e entender que quem não deixou as roupas, quem ligou e não veio, quem chamou por várias vezes( e até dias) no whats app e não compareceu não é CLIENTE.

 

Cliente é aquele que veio até nós, enfrentou trânsito, confiou em nosso trabalho… Esse sim merece toda atenção e eficiência do mundo…  É esse cliente que nos permite muito mais do que pagar as contas. Ele nos permite sonhar, ele nos permite ver que vale a pena continuarmos, que devemos estudar sempre, crescer, evoluir, seguir adiante.

 

Pra você, querido(a) cliente é que nos esforçamos muito … e já comprovamos o seguinte ao longo do tempo :

 

Pessoas de Sp quase não ligam em nossos telefones. Elas nos vêem na Internet, gostam do que publicamos e já vem nos visitar… Ou quando ligam, é só pra confirmar algumas informações já vistas e dizem que virão logo mais( e realmente aparecem).

 

Já quem pergunta muito, quer saber de muitos detalhes, acaba não vindo.  Isso quando não perguntam uma coisa e chegam aqui dizendo outra.   Por exemplo:

 

” Sérgio, tenho uma jaqueta de couro e quero diminuir o tamanho do punho e largura dos braços”, quanto custa?

 

Bem, o orçamento preciso somente vendo a peça, mas ficará entre tanto a tanto.

 

Ao chegar aqui, o cliente quer diminuir o punho, a largura dos braços e o comprimento.  Quando damos o valor, dizem que tal pessoa informou que seria no máximo tanto…

 

Isso acontecia com uma certa frequência, então agora tentamos informar o máximo possível de que o ORÇAMENTO EXATO SOMENTE VENDO A PEÇA E O QUE SERÁ NECESSÁRIO FAZER NELA.

 

Então é isso aí, hoje foi um desabafo numa quarta-feira muito chuvosa em Sp…

 

Abaixo estão 2 vídeos e gostaríamos muito que você que está lendo essa matéria se inscrevesse em nosso Canal no Youtube chamado Ellegancy Costuras Atelier.

 

Um super abraço

 

 

 

Preço, prazo de entrega e qualidade ?

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