Empretec -Julho de 2015- Unidade Adolfo Pinheiro

Empretec -Julho de 2015- Unidade Adolfo Pinheiro.

 

 

empretec 2015 - Ellegancy Costuras - Caracteristicas de comportamento dos empreendedores - Sebrae, empreendedorismo, geração de valor, jovens empreendores - startup

 

O que é o Empretec ?

 

Empretec é um seminário muito disseminado em todo o país, com alto índice de sucesso em suas aplicações. Considerado uma das mais destacadas ferramentas de capacitação empresarial disponíveis no Brasil. Tem por objetivo formar e desenvolver capacidades empreendedoras em seus participantes.

 

Da esquerda para a direita:

 

Marcão- Dono de um coração imenso( e também de 2 farmácias- por enquanto), Flávio,  Anibal, Marcelão, Lucas ( de boné), Erasmo, Júnior, Afonso, Adriana,Edgar( professor), Rui( professor). Na outra ponta da esquerda, de óculos: Regina, Gil,Carol, Léo, Kelly, Luciana, Rosana, Juliana, Eu( agachado e de blusa listrada).

De camisa azul, agachado: Renato Morais( professor..o gaúcho rs), O Jeff Talarico, Denise, Emi, Daví e Amanda- ainda faltaram alguns nessa foto.

 

Olá Pessoal… Resolvemos falar um pouco sobre o Curso Empretec do Sebrae, que fizemos agora em junho de 2015, mais precisamente entre os dias 22 a 27 de junho.

 

Um consultor do Sebrae aqui da Avenida Cupecê, André, havia nos falado sobre esse curso e me inscreveu para quando tivesse uma vaga.   Eis que ligaram para mim no dia 18 de junho( 4 dias antes) falando que eu deveria ir à entrevista no dia seguinte ( sexta feira), e se passasse na entrevista eu iniciaria o Empretec na segunda feira seguinte.  Ou seja, simplesmente parar todo o trabalho durante 7 dias se eu quisesse fazer o curso.

 

Na hora achei até um pouco ” desorganizado” o fato de ligarem 4 dias antes para que eu abandonasse meus afazeres, tendo apenas 4 dias pra me organizar.  Hoje, entendo que esse era o primeiro exercício do Curso, afim de testar nossa entrega  e força de vontade.

 

Pois bem, passei na entrevista que foi focada em características e comportamentos dos empreendedores, e paguei o valor de 1200 reais em 5 vezes no cartão de crédito…Agora era só esperar na segunda feira e iniciar o tão falado Empretec.

 

Contei para a Tati que havia passado, e antes disso ela tinha me dado a maior força para fazer, mesmo eu estando super preocupado em deixar nosso Atelier de Costuras para ela fazer tudo durante uma semana ( claro que nossa equipe se doou ainda mais em minha ausência).

 

Véspera do curso, dia 21/06/2015, domingo… Eu estou fechando a porta do carro e inteligentemente prendo o meu próprio dedo na porta.  Resultado: Dedo super inchado e sangrando.

 

Segunda feira:  Primeiro Dia de Curso.

 

Chego as 07:30 da manhã e vou conhecendo algumas pessoas do curso na recepção. Primeiramente conhecí a Andréa e o Isaldo, esse por sua vez teve que sair do curso no segundo dia pois infelizmente o pai veio a falecer.

 

Somos todos apresentados aos Colaboradores, sendo:

 

Rui – Super calmo, centrado, discreto…Dono de 2 lavanderias .

Edgar Benevides- O que tem de tamanho , tem de sentimental.

Renato Morais- Um caso á parte- Gaúcho, super engraçado, uma figura.  Mas na hora de falar sério…ele sabe !!!

 

Daí todo mundo se apresenta, brinca, dá risada mas começam os estudos.

 

Os professores pedem para lermos o Contrato de Treinamento, e assinarmos se concordarmos com os termos.  Entre os termos ,

Participarmos pontualmente e plenamente das sessões;

Buscarmos maneiras práticas e participativas de integrarmos as aprendizagens do seminário aos nossos empreendimentos pessoais,

Experimentar novos comportamentos empreendedores;

Mantermos o sigilo sobre as metodologias e aprendizados do curso e por aí vai.

 

Daí vem a primeira ” bomba”, que é um questionário de auto avaliação… até aí tranquilo, o problema é que depois da nossa auto avaliação com pontuação, vem a avaliação da entrevista com a psicóloga… A diferença muitas vezes é gritante entre a nossa auto avaliação de desempenho e a avaliação da psicóloga.

 

Por exemplo:  A minha auto avaliação em Estabelecimento de Metas, Comprometimento e Correr Riscos calculados foi boa; já a da psicóloga sinalizou que eu era fraco nesses 3 ítens. É falado também sobre Inteligência Emocional.

 

Quando eu ví que fui mal avaliado em comprometimento confesso que fiquei bem chateado, meu ego não assimilou muito bem essa sinalização.  Mas eu estava lá para aprender, e não para me achar o tal.

 

Na parte da tarde, ainda no primeiro dia, nos avisaram que teríamos de criar uma Empresa, e com essa, fazermos o planejamento de negócios, estratégias de vendas… as vendas e obtermos lucro.

 

É uma pena termos de manter o sigilo, mas é imprescindível que isso seja feito, para não atrapalhar os próximos Empretecos.

 

O aprendizado é imenso.   Para mim, o primeiro e o segundo dia foram normais, o terceiro e quarto foram fundamentais, o quinto dia já caiu muita ficha.  E no sábado, dia do encerramento e conclusão do curso, muitas fichas foram caindo e a saudade apertou.

 

É um curso que mexe com o sentimental, abala as estruturas mesmo, pois envolve o hemisfério esquerdo do cérebro que cuida da parte didática e preparação, bem como o hemisfério direito do cérebro, que é a parte de inteligência emocional, crenças etc.   Todo empresário e empreendedor deveria fazer.   E agora, 1 mês após o curso, eu afirmo que ele está valendo mais e mais a cada dia.

São vários temas no Empretec que temos que desenvolver, tais como:

 

Detectar oportunidade de negócios;

estabelecer metas desafiadoras;

melhoria de eficiência;

Aumentar lucros em situações complexas e adversas;

satisfação aos clientes;

Fornecer produtos e serviços de qualidade;

Utilizar múltiplas fontes de informação;

Desenvolver planos de negócios;

Tomar e sustentar decisões frente a adversidades;

Calcular e correr riscos;

Aumentar seu poder pessoal;

Desenvolver a autoresponsabilidade na busca e no atingimento de metas e objetivos concretos;

Adaptar-se a mudanças rápidas e à incerteza;

Teste de incidente crítico ( tic, de flannagan )

A importância de saber dizer NÃO ;

Capacidade em aprender com os erros ; 

Drive- Capacidade de direcionar a própria energia a um objetivo claro, específico;

Gatilhos mentais;

Inteligência emocional ;

 

 

Tivemos que fazer vários exercícios, e desenvolvermos CCE’S, que são as Características de Comportamento de Empreendedores.

 

Um dos momentos mais marcantes foi quando tivemos o primeiro contato com o Método TBC que é pouquíssimo utilizado pela maior parte das pessoas.

TBC= Tirar a bunda da cadeira !!!

 

Ou seja… Planejou? Tire a bunda da cadeira e vá executar !!!!

 

Não acho certo falar mais sobre o Empretec- Apenas dar uma dica super importante.

 

Dê total atenção ao livro dos Selos e não se atenha a fazer somente a quantidade que pedirem.  Eu não sabia que podia fazer mais do que um em cada exercício, e quem o fez, ganhou um prêmio de reconhecimento.

 

 

 

 

Fiquem com Deus e vamos manter contato.

 

Gostou dessa matéria?  Ela foi escrita por uma pessoa que gostou muito do Empretec e que tem um atelier de costuras onde deixará suas roupas perfeitamente ajustadas ao seu corpo.  Portanto se você for de São Paulo, venha nos visitar para conversarmos mais a respeito.

 

 

SEO, Google adwords( links patrocinados), Inbound Marketing. Qual é o melhor?

 

 

Leave a comment