Diferenças entre: Smoking, Blazer e Terno.

 

alfaiataria masculina, costume, terno e smoking ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Blazer, terno e smoking, qual é a diferença entre essas vestimentas?

 

E saber escolher a melhor roupa é fundamental para além de não passar vergonha e fazer feio em um ambiente que você não está acostumado a frequentar, com a a vestimenta correta você se sente totalmente adequado, confortável e extremamente elegante.

 

E acontece na maioria das vezes de surgir um evento mais formal e você não fazer ideia de que roupa irá usar? É muito comum ocorrer essa dúvida entre os homens e também entre as mulheres. E dentre as infinidades de opções e de ocasiões, fica difícil saber em qual festa fica melhor o smoking, o terno e o blazer.

 

E por conta dessas três opções de vestimentas masculinas possuírem uma proposta e uma essência bem parecida, é comum não saber quais são as suas reais diferenças, e assim esse post foi feito pensando em explicar para que os homens saibam em que situações todos os modelos se enquadram melhor ao estilo de festa e no ambiente a que foi convidado.

 

Com isso além de escolher qual tipo de roupa social é a mais indicada, também é importante salientar e ficar atento aos acessórios, às cores e aos tecidos que combinam com esse tipo de roupa e quais sapatos são os mais indicados, e os que ficam mais confortáveis.

 

E por conta das diferenças entre essas roupas masculinas mais formais existirem o homem precisa estar por dentro de cada detalhe dessa diferença e para manter o estilo e a elegância, é necessário e de fundamental importância fazer a escolha corretíssima na hora em que for comprar a sua roupa social.

O que é o smoking?

 

moda masculina smoking das celebridades ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

E esse traje é extremamente formal e também é conhecido com o nome de Black Tie (traduzido do inglês, “gravata preta”). E normalmente e geralmente possui cores escuras e é formado por: gravata borboleta, paletó e calça e também pode e deve ser usado com uma faixa na cintura na mesma cor da gravata, e também se pode se assim o desejar completar o look com um belo colete.

 

E o smoking em sua maioria das vezes é usado em eventos importantes e noturnos, por isso é comum ver essa peça em astros do cinema em premiações como o Oscar, em que se observam as celebridades masculinas impecavelmente vestidas em seus smokings de grifes mundiais que transmite uma elegância e um bom gosto dos que se vestem fora do comum, pois o traje imprime beleza, elegância, sofisticação, status e muito mais.

 

E também é um traje que pode ser usado em formaturas, em casamentos entre outros. Por conta de ser é utilizado em situações que pedem mais elegância, o paletó do smoking possui uma lapela feita de cetim ou de ceda que é diferente do terno.

 

Um breve resumo sobre o surgimento do SMOKING

 

Originou-se no ano de 1860, quando a empresa Henry Poole & Co confeccionou um casaco para o então príncipe de Gales que foi posteriormente elevado ao cargo de rei Eduardo VII do Reino Unido se vestir durante os jantares informais que ocorriam na época como uma das alternativas de segunda opção para a casaca utilizadíssima na época.

 

E conta-se a história que, quando James Potter, de Nova York, visitou o príncipe Eduardo, ficou tão impressionado e maravilhado com a vestimenta que encomendou a Henry Poole uma idêntica para vestir, e assim quando Potter voltou para os Estados Unidos, usou o seu novo traje no Tuxedo Park Club. E rapidamente outros membros da agremiação copiaram o design, até que este veio a ser adotado como a referência informal para jantares.

 

E o termo específico utilizado em português, smoking, deriva do inglês smoking jacket, item de vestuário hoje relativamente raro, especificamente envergado com o propósito de fumar tabaco, para que o cheiro do tabaco não invadisse as outras roupas. E esse é um breve resumo sobre como foi inventado essa vestimenta belíssima masculina.

O que é o blazer?

moda masculina looks com blazer das celebridades ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

É a peça mais informal e que pode ser encontrada em diversas cores, diversos tecidos e diversos modelos, e é o único que pode ser usado com calça jeans e com sapatênis. E combinado dessa forma, o visual fica mais descolado e mais jovem. Muito ideal para ser usado em eventos que exigem como traje o esporte fino, é uma peça muito versátil.

 

E pode ser usado tanto aberto quanto fechado, e se porventura preferir a segunda opção é comum deixar o último botão da vestimenta aberta. E também esse perfil de vestimenta dá para brincar com outras peças de roupas masculinas uma boa dica é combinar com camisetas ao invés de usar somente as tradicionais camisas sociais, as que são mais utilizadas com o blazer.

Um breve resumo sobre o surgimento do BLAZER

 

E de origem monárquica, o blazer surgiu no ano de 1837 no Reino Unido, quando o Almirante, sabendo que a Rainha Vitória faria uma visita surpresa à Fragata da Marinha Real, mandou fazer paletós em sarja azul marinho com botões de latão.

 

E como peça é originária do guarda-roupa masculino, o blazer surgiu como uniforme feminino lá nos anos trinta pelas mãos de Coco Chanel, depois por Mademoiselle Chanel, e assim outros modistas da época também se apossaram da vestimenta, tais como Saint Laurent no ano de 1970 e Armani no ano de 1980.

 

No seriado muito famoso na década de oitenta chamado de: “Miami Vice”, onde o blazer com mangas arregaçadas ficou marcado como a peça ícone do figurino. E como a essência dessa vestimenta é tradicional, o blazer se reinventa a cada estação, e certamente tanto no guarda-roupa masculino quando no closet ou guarda-roupa feminino existe um ou vários blazers.

O que é o terno?

David Beckham Terno azul ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

É uma vestimenta formal composta por: a calça, o paletó, e em alguns casos dependendo do homem se utiliza um colete também, sendo todos da mesma estampa e do mesmo tecido. E se porventura o homem optar por essa combinação, é necessário usar de preferência uma bela gravata e uma camisa, mas as cores de ambos podem variar é só usar a criatividade e se produzir elegantemente em todas as ocasiões.

 

A forma mais clássica é usar camisas brancas, porém é possível brincar com as estampas e as cores. É bom salientar que a cor da gravata também precisa estar de acordo com todo o visual e sapato sempre deve ser social.

 

E assim o terno é muito utilizado em casamentos, em ambientes de trabalho mais formais, em determinadas entrevistas de emprego, dependendo da vaga proposta e muito mais.

 

O que diferencia os ternos são os tipos de corte como: o chamado italiano é acinturado e justo, porém não fica colado ao corpo e cai melhor em homens com o biótipo mais magros; o chamado britânico fica melhor nos gordinhos e deixa o paletó mais largo, levemente acinturado e a parte dos ombros ficam um pouco estruturadas, e o chamado americano tem corte reto e é pouco acinturado, fica bem em qualquer tipo físico.

 

Um breve resumo sobre o surgimento do TERNO.

 

Segundo a história o terno surgiu na França, no século XVIII, era moda utilizar o colete, o paletó, a calça e a camisa e calça feitos com diferentes padrões, cores e tecidos.

 

O corte da vestimenta era largo, e o terno foi pensado como um vestuário de campo informal, conhecido como “roupa de descanso”. E como essas roupas também eram utilizadas para andar a cavalo, os alfaiates faziam uma fenda atrás no paletó que é a origem das aberturas encontradas nos ternos atuais.

 

E somente no ano de 1860 que todos os componentes de um terno passaram a ser confeccionados com o mesmo tecido. E atualmente o terno masculino evoluiu muito deixando o homem cada vez mais elegante, charmoso e sofisticadíssimo.

 

Onde você ajustará o seu terno, o seu smoking e o seu blazer?

 

Enfim, como está chegando o fim do ano e com isso várias comemorações vão acontecer, como: formaturas, casamentos, festa de confraternização etc, nós da Ellegancy Costuras estamos fazendo uma série de matérias englobando a vestimenta tanto para homens e mulheres, e tirando assim as dúvidas de quem possui na hora de escolher o que vestir em cada ocasião.

 

Então estamos finalizando mais uma matéria não esquecendo que a Ellegancy faz ajuste em terno, faz ajuste em camisa, ajuste em gravata deixando ela mais slin se preferirem, entre outros tanto ajustes que a nossa empresa é especializada, conheça o nosso trabalho, se puder venha até nós pessoalmente nos e fazer uma visita o que nos deixará muito felizes em conhecer a cada um que nos prestigia lendo os nossos posts.

 

Estaremos de portas sempre abertas para oferecer o que existe de melhor na execução de todos os ajustes, customizações, reparos, consertos e muito mais em sua vestimenta, qualquer dúvida ou sugestão nos escreva nos comentários que teremos muito prazer em responder a cada um, deixaremos linkados alguns dos nossos vídeos para que conheçam um pouco melhor sobre o nosso trabalho, um fortíssimo abraço a todos e até breve.

 

ASSISTA AOS VÍDEOS:

 

Ajustes de camisas e gravatas para afinar

Ternos de alfaiaria, é possível fazer ajustes em toda a vestimenta?

Camisa social de alfaiataria sendo ajustada completamente, assista ao vídeo explicativo…

 

Se você está a procura de um atelie ou de uma costureira para AJUSTAR SUA ROUPA DE ALFAIATARIA, TERNO, SMOKING, PALETÓ, GRAVATA, BLAZER E MUITO MAIS…

Agende já seu horário conosco:

contato@elcosturas.com.br
(11) 5677-2429 ou (11) 5021-2506

Será um prazer atendê-las…

Acesse o nosso site para maiores informações:

 www.elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.

 

Leave a comment