Desabafo de uma Empresária.

desabafo ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

Quando o cliente quer estipular o preço e ainda é indelicado(a)

 

Na verdade não era cliente, e sim uma candidata a se tornar nossa cliente que pediu que fizéssemos a barra do vestido para o dia seguinte ( menos de 24 horas), e o vestido era todo trabalhado e ficamos quase meia hora medindo a barra corretamente, pedindo para a cliente andar pelo Atelier de costuras, para ela ver se estava agradável para ela etc.   Quando dei o preço de 100 reais para o ajuste da barra do vestido ( para o dia seguinte) ela falou um montão.

 

De verdade, por todos os bairros de São Paulo há uma quantidade imensa de Costureiras que fazem ajustes de roupas.  Segundo essa mulher ela nos viu no site, depois viu nosso facebook, provavelmente tenha visto no Google Maps( Ellegancy Costuras) os depoimentos dos clientes e veio até nós.

 

Com toda franqueza, uma empresa legalizada, que paga aluguel, paga impostos, tem funcionários registrados, tem todos os aviamentos da melhor qualidade… Um Atelier tem condições de cobrar o mesmo preço que uma costureira que trabalha em casa ?

 

Sergio Tati da Ellegancy está  se sentindo de saco cheio.

Desculpe o desabafo!

Amo o meu trabalho e o faço da melhor forma possível. Tento ser EDUCADA E SIMPÁTICA o tempo todo e treino a minha equipe para ser assim também.

Mas tá difícil, manter a elegância. Eu não sou cliente de certas marcas por que não tenho DINHEIRO PARA TAL, não vou em certos restaurantes com frequência, pois meu bolso NÃO PERMITE. Mas isso não me dá o DIREITO de ir lá e falar para o GERENTE que o seu serviço É CARO ou DESVALORIZAR o seu serviço. Além de ser um ABSURDO (pois não sei os custos da empresa) é DESELEGANTE E CHATO para quem o ouve.

Eu (TATIANA) não vou no TRABALHO DE NINGUÉM dizer que seu salário é pouco ou não. NUNCA irei na sua empresa dizer se ela é cara ou não. SABE porque? Por que tudo TEM LIMITE.

Na boa, não preciso ouvir isso dentro da minha empresa. AINDA mais quando ligam e na hora são PRONTO ATENDIDOS (independe se almoço ou não) e querem o serviço pra ONTEM, exigindo o máximo de qualidade.

MAIS RESPEITO por favor.

Perdendo a Elegância e a paciência.

 

Comentários
Erica Vaz

Erica Vaz Certíssima !!!!!

Edilaine Jose

Edilaine Jose 🤗🤗🤗🤗

Cicco Madeir'a

Cicco Madeir’a Tenho empresa também e acho muito chato ouvir isso de uma pessoa que nem seu cliente é…
Pois pra nós aqui, cliente é aquele que RESPEITA e gosta do nosso serviço.
Independente do preço cobrado ou do horário de expediente.
Respeitem nosso trabalho, nossa empresa, nosso nome.
Se a gente não serve pra você, educadamente procure outro lugar.Obrigado!

Cicco Madeir'a

Cicco Madeir’a Parabéns a voce e ao Sérgio, sempre uma simpatia de pessoa e atencioso com a gente das motos SPEEDS.

Joana Torres Prado

Joana Torres Prado Esta certa pois hoje em dia as pessoas acham que as coisas caem do céu você não tem familia para sustentar, aluguel e funcionários para pagar e trabalhar muitas vezes sem horário de almoço sem sabado e sem domingo ainda vem pessoas desvalorizar o seu serviço ninguém merece, mas deixe na mão de Deus pois quem trabalha certo e honestamente Deus abençoe e nunca deixa faltar nada.

Cristiane Andrade
Cristiane Andrade Tati …..o serviço que vcs fazem são demais….Parabénsssss!!!
Paga quem pode!!!!!

Marlene Forin

Marlene Forin 👏👏👏👏👏👏👏👏

 

Beth De Oliveira Sampaio

Beth De Oliveira Sampaio É isso aí Tati,o serviço de vocês é de excelente qualidade e SEMPRE fui muito bem atendida!

Tatiana Rossini

Tatiana Rossini Obrigada pelas palavras pessoal. Mas tem hora que cansa, sabe? Achar nossos preços caros é um direito do cliente, mas ser grosseira, falar na minha cara que o preço é um absurdo, que é um ” roubo “ sendo que fiquei meia hora medindo a barra do vestido e ela queria em menos de 24 horas? Poxa, tá cheio de costureira de bairro que deve cobrar a metade do nosso valor, por quê não vai então em uma delas ao invés de nos maltratar? Bjs e abs pra vocês.

 

Lanna Lima

Lanna Lima Beijos minha lindona e desabafe mesmo, pois isso é o cúmulo do absurdo imagino o que você sentiu e que mais figuras como essa não pise mais os pés em seu atelier   

Lanna Lima

Lanna Lima Apoiada Tati, escreveu tudo, tudo também o que penso, o pessoal anda tão sem noção q qr dar valor ao nosso serviço, na boa da vontade de mandar ir pastar, passo por isso minha querida e não é fácil não, força e estamos juntos, bjos 

 
Gil Travagli

Gil Travagli Bravissima , em vez de dizer que o serviço prestado pela sua empresa é caro , peça um desconto é melhor.

Cleiton Antonio Raber

Cleiton Antonio Raber Falou tudo. Parabéns.

Alan Seigi Matsuno

Alan Seigi Matsuno Boa infelizmente e brasil e e a mais pura verdade minha amiga

 

Lilia Matos Di Genova Halas Trabalho maravilhoso!!!!! Ajustou meu vestido, trocou mangas, lembra? Ficou sensacional, vc é uma profissional diferenciada, tem que se valorizar, as pessoas tem que parar de que depreciar as coisas alheias

 

Re Guimarães Isso é coisa de gente mesquinha, pequena, gente que não tem valor e por isso não dá o devido valor às pessoas. Seu trabalho vale cada centavo, ajustou meu vestido cheio de pedraria, colocou tudo no seu devido lugar e fiquei confortável e feliz durante todo meu casamento. Não teve quem não elogiasse o vestido, e não era só porque ele era bonito, é porque ele foi ajustado minuciosamente ao meu corpo.

Parabéns pelo trabalho! Não perca seu tempo com esse tipo de cliente, não vale a pena.

 

Cleo Cardoso Ajuste e alterações em alta costura, couro e itens de grife são serviços de luxo.
Só paga quem pode.
Nós que atendemos um mercado tão exigente levamos anos para chegar ao nível de poder fazer o que fazemos.
Eu sou da área, que contrato a Ellegancy e sempre fui muitíssimo bem atendida em nossa parceria, sei que o preço que vocês praticam é muito justo sim.
É natural que nem todos valorizem.
Muita gente nem sabe a diferença entre algo bem feito ou não.
Mas há algo que todo cliente deveria entender: EDUCAÇÃO é uma “roupa” que cai bem em todo ser humano.

 

Keury Caires Tati querida, você é um amor de pessoa. Seu trabalho e de sua equipe é excelente, não de ouvidos a pessoas que não sabem reconhecer o trabalho de um bom profissional.
Beijos

 

Roberta D’ Alessio Tati, falar uma coisa desta. Isso sim é deselegância. Passamos por cada coisa nesta vida, temos que escutar cada absurdo.
É muito gente que não entende do ramo querendo dar palpite. 😡

 

Aproveitamos para deixar a matéria que pegamos no link https://pt.shopify.com/blog/dicas-de-atendimento-ao-cliente-como-lidar-com-clientes-aborrecidos

 

Dicas de atendimento ao cliente: como lidar com clientes furiosos

 

Por mais que você tente, é impossível agradar a todos. A empresa comete erros e sempre tem aquele cliente (muito) chato ou mal-educado. Encontrar uma forma de lidar com clientes aborrecidos faz parte da realidade de todo lojista.

Mas não complique a sua vida. Lidar com clientes chateados é uma oportunidade de colocar nossas dicas de atendimento ao cliente em prática para ter um impacto positivo duradouro na sua empresa e nos seus clientes.

Toda vez que um cliente faz um comentário, seja positivo ou negativo, é uma oportunidade de aprendizado e de atender às necessidades dos clientes.

A oportunidade não é somente de resolver o problema, mas também de transformar a imagem da sua marca para aquela pessoa numa imagem positiva graças à sua forma de lidar com as preocupações do cliente.

A próxima vez que você se deparar com um cliente insatisfeito, seja na sua loja física ou loja virtual, lembre-se destas estratégias para lidar com a situação e criar um excelente relacionamento com o cliente.

Pratique a escuta ativa

Quando as pessoas entram em discussões, um geralmente não escuta atentamente o que o outro está dizendo. Ficamos muito preocupados em elaborar o que nós mesmos queremos dizer em resposta ao ataque.

Em vez de entrar nesse ciclo vicioso quando você tiver que lidar com clientes, procure ouvir atentamente.

escuta ativa é uma forma estruturada de ouvir e responder que foca a atenção em quem está falando. A melhor forma de praticar a escuta ativa é realmente prestar atenção no que a pessoa está dizendo, e depois repetir o que ela disse de volta.

Isso não quer dizer que você deve virar um papagaio com os seus clientes. Você deve apenas repetir com suas próprias palavras o que você concluiu do que foi dito. Pratique parafraseando o que você ouve, já que isso também aumenta o seu entendimento do ponto de vista dos demais.

Segue um exemplo de diálogo:

Cliente: “Eu fiz o pedido há 3 semanas e ainda não chegou, mas o seu site disse que seria entregue em 3 dias úteis se eu pagasse a taxa extra de envio! Eu fiz o pedido para dar de presente e nunca teria comprado na sua loja se eu soubesse o tipo de serviço que vocês oferecem. Isso é completamente inaceitável e eu quero meu dinheiro de volta”.

Lojista: “Eu entendo que o seu pedido era um presente e você esperava receber um atendimento melhor da nossa empresa por conta do que está prometido no site e pelo dinheiro a mais que você pagou para receber o produto antes. Entendo perfeitamente que você tenha ficado chateado e frustrado com isso e por isso está pedindo um reembolso”.

Esse tipo de comunicação com um cliente que está zangado funciona melhor, já que você demonstra que você entendeu o recado, captou a situação e realmente entende como o cliente está se sentindo.

A grande maioria das pessoas só quer que alguém as ouça e as entenda. Esse tipo de escuta permite entender bem o seu cliente, o qual faz a poeira baixar mais rápido numa discussão pesada e acalma o cliente para poder conversar sobre a solução.

Fique frio

 

Nem sempre o cliente tem razão. Isso pode levar a situações revoltantes, especialmente quando você sabe que o cliente é o culpado pelo problema que está causando tanta raiva nele mesmo.

Entrar na do cliente não vai ajudar em nada, pelo contrário, você só vai discutir mais ou brigar, o que pode levar a uma cena bem escandalosa na sua loja.

Você e seus funcionários podem praticar técnicas que facilitam manter a compostura, mesmo quando o cliente perde a dele. A escuta ativa requer prática, e ficar frio também.

Experimente as seguintes táticas e reserve um tempo para praticá-las na sua empresa antes de algum funcionário se deparar com clientes furiosos:

  • Respire fundo. As pessoas têm a tendencia de prender a respiração em resposta ao estresse. Respirar fundo acalma, até nas situações mais cabeludas.
  • Faça perguntas. Juntar todas as informações primeiro em vez de simplesmente reagir às emoções do cliente ajuda a ganhar tempo para ir se acalmando. Fazer perguntas também acalma o cliente. Isso permite articular o problema e a situação sem receber nenhuma crítica ou acusação sua.
  • Reconheça a queixa do cliente. Você não precisa concordar com o cliente, mas você pode simplesmente dizer “compreendo” ou “entendo”.

Ficar calmo pode não resolver o problema imediatamente, mas evita que ele piore.

Se responsabilize pela situação e ofereça soluções

Tomar as medidas mencionadas acima alivia o estresse e a tensão, assim como evita um escândalo público e gente bufando ao falar da sua loja.

Se você seguir as nossas dicas de atendimento ao cliente, você provavelmente vai acalmar a situação e conseguir ter um diálogo aberto sobre soluções para o problema do cliente.

Talvez você não consiga resolver completamente o que causou a fúria do seu cliente, mas você pode convidar o cliente para conversar sobre alternativas que o agradem.

É claro que se foi a sua loja que cometeu o erro, admita a culpa e peça desculpas. Se responsabilize pelo erro. Quando o lojista comete um erro, se responsabilizar ajuda a acalmar um cliente nervoso.

Nesse caso, talvez você precise arcar com os custos para resolver as frustrações do cliente. Aproveite para reavaliar o processo que causou o problema e faça ajustes para evitar futuras dificuldades.

 

Decida quanta agressividade você vai tolerar

 

Normalmente, eu sou uma pessoa calma. Quando eu tenho um problema com uma empresa, eu entendo que muitas vezes não é culpa da pessoa com a qual eu falo para resolver a questão, assim eu não caio na tentação de descontar minha frustração na pessoa.

MAIS DICAS DE ATENDIMENTO Saiba tudo sobre o atendimento por chat, telefone, e-mail e FAQs e aprenda 5 maneiras de gerir o serviço de atendimento ao cliente no e-commerce.

Mas nem sempre. É fácil perder a cabeça num piscar de olhos quando as coisas não dão certo e quem está do outro lado da linha, ou do e-mail, não oferece nenhum tipo de desculpas, soluções, ou pior, fica te encaminhando para outros departamentos sem que ninguém resolva o problema. Tem gente que grita, xinga, esperneia e até chora. Acontece.

Esse tipo de comunicação é inaceitável, porém fácil de entender o porquê. É muito provável que você se depare com alguém nessa situação. Quando isso acontecer, você precisa definir qual será o seu limite de tolerância para esse tipo de comportamento.

Primeiro, dê uma oportunidade da pessoa se acalmar. Talvez você tenha que abrandar as emoções da pessoa quando ela estiver muito exaltada. Depois, convide a pessoa para trabalhar em conjunto e resolver o problema. Você pode dizer que você quer ajudar mas que para isso precisa da cooperação do cliente para resolver a situação.

Por último, se o cliente for mal-educado, te xingar, seja bem educado ao pedir que o cliente se retire ou ligue novamente mais tarde. Você não precisa resolver os problemas de todo mundo. Às vezes simplesmente não existem soluções para certos clientes.

A fúria não está relacionada com você, com a sua equipe, seus produtos ou a sua empresa. Se o cliente se negar a lidar com a situação com respeito, mesmo depois de você dar a oportunidade da pessoa se expressar com muita raiva e de ter convidado o cliente para trabalhar na solução, então está na hora de cair fora.

 

É melhor prevenir do que remediar

 

No fim das contas, a melhor forma de lidar com clientes furiosos é evitar que eles cheguem a esse estado. Nem sempre é possível, mas pensar na experiência do seu cliente de forma proativa ajuda a eliminar os problemas da raíz e ter um impacto positivo na interação do cliente com os produtos, funcionários e a sua empresa.

Se você conseguir criar uma boa experiência de compra com soluções simples para os problemas que possam surgir, desde a navegação até a compra, você não vai nem precisar das dicas de atendimento acima.

Essa experiência de compra bem planejada economiza tempo e dinheiro que você não terá que gastar com clientes furiosos.

 

Organize seus produtos

 

Caso você tenha uma loja física, ter uma loja limpa e organizada permite que o cliente encontre o que procura sem nenhuma dificuldade. As placas são uma boa para sinalizar as diferentes áreas da loja, mas ter um bom layout da loja também ajuda.

Agrupe produtos similares e faça uma curadoria de produtos que são geralmente comprados ao mesmo tempo. Coloque produtos pequenos e baratos perto da entrada da loja e do caixa. Dessa forma, o cliente que sabe exatamente o que quer pode ter acesso imediato ao produto.

Leve em consideração o fluxo de clientes que irão transitar pelo espaço. Você precisa garantir que o cliente possa passar por todos os produtos e por outros compradores com facilidade.

Se você está esperando receber um grupo maior do que o normal, pense no que você pode fazer para facilitar a locomoção dentro da sua loja. Quem sabe você pode remover temporariamente um dos mostradores ou utilizar um que ocupe menos espaço para que mais pessoas possam se movimentar com liberdade nesse dia?

Caso você tenha uma loja virtual, categorize o inventário do seu e-commerce. Você também precisa de uma funcionalidade de busca de alto desempenho. Cada produto precisa ser etiquetado com palavras-chave e frases para que eles apareçam nas pesquisas dos seus clientes.

Oferecer a possibilidade filtrar os produtos e resultados e busca por produtos mais novos, preço, tamanho, cor, etc. é ideal para ter um estoque organizado.

Você também pode ajudar seus clientes criando coleções selecionadas com muito critério e direcionado seus clientes a grupos de produtos na sua página inicial. Na época do natal, por exemplo, convém publicar um link com uma lista de presentes de natal organizada por preço.

 

Contrate as pessoas certas

 

Em algum momento seus clientes precisarão interagir com seus funcionários. Seja um vendedor na sua loja física ou um atendente pelo telefone, contratar as pessoas certas para a sua empresa tem um grande impacto na sua clientela.

Um grande abraço e sigamos com a vida

VEJAM OS NOSSOS ÚLTIMOS TRABALHOS    

http://elcosturas.com.br/ultimos-trabalhos/
Biquíni diminuindo a calcinha e ajustando tanto o biquíni quanto o maiô.
https://www.youtube.com/watch?v=xwjCgcGn19M
Vestido de festa ajustando a barra, passo a passo no vídeo explicativo.
https://www.youtube.com/watch?v=B3ho5xzZOgs

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