Couro- a história com todo seu requinte

couro pele ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

O couro é a pele curtida de origem animal. O curtimento do couro é feito através de um processo físico-químico, que transforma  matéria prima perecível, sem uso específico, em um material estável, nobre,  com diferentes características e que permitem várias possibilidades para o  uso.

Desde a antiguidade e origem do homem as peles dos animais são submetidas a vários e infinitos tipos de tratamentos, possuindo uma imensa quantidade de funções e utilizações como, por exemplo: na confecção de calçados, bolsas, carteiras, roupas e malas, no revestimento de estofados, na produção de chapéus, bolas, tapetes, de moradias (em algumas regiões do país), revestimento de móveis, estofados de carros, cordas e vários outros produtos.

É denominado couro, a pele devidamente tratada de vários mamíferos como: bezerros, ovelhas, cabras, lhamas, vicunhas, camelos, porcos, cobras, cavalos, búfalos, cangurus, crocodilos, peixes, rãs, aves, como o avestruz, especialmente o de gado bovino etc. Com relação a termos industriais, essa palavra se refere a peles depois que são submetidas ao processo de curtimento, onde compreende uma série de operações de natureza química e física até que o mesmo possa ser utilizado adequadamente e todos esses processos serão conhecidos com detalhes no decorrer da matéria.

A História do Couro

Com a casca do carvalho os antigos hebreus curtiam o couro, uma arte que certamente tenham aprendido durante o período que ficaram em cativeiro no Egito. Segundo as pesquisas nos túmulos dos egípcios encontraram sandálias de couro e vários outros produtos da pele, demonstrando assim que a arte de curtir o couro já era conhecida a muito mais de quatro mil anos atrás.

A história também cita outros povos como os orientais que bem antes da escrita já dominavam o curtir do couro juntamente com os gregos, que utilizavam essa técnica desde sua tenra existência.

A primeira vestimenta ou indumentária humana em todo o universo foi a partir do couro e das peles principalmente na época bem fria de inverno, onde os guerreiros usavam as roupas feitas de couro para sua proteção e para sua defesa, servindo como um escudo (para proteger o corpo) dando-se o nome de “couraça”, e esse couro dessas peças não tinha o devido curtimento como existe hoje e mesmo assim do jeito deles conseguiam valorizar excepcionalmente esse tecido de altíssimo valor, pois dependiam do mesmo para muitas funções.

couro usado pelos guerreiros da antiguidade ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Chegando à Idade Média, haviam os profissionais  que trabalhavam com o couro, tais como: os sapateiros e os artesãos, os ameríndios também faziam esse serviço com a chegada dos povos europeus, porém foram esses trabalhadores que começaram a curtir o couro por meio de cascas levando a técnica para o Novo Mundo.

Químicos americanos um pouco antes do século XX descobriram e observaram que com os sais crômicos sobre as peles o couro ficava flexível o contrário do que até então se conhecia. Com isso abriu-se caminho para o desenvolvimento tempos depois do curtume. Utilizando a descoberta passaram a realizar um novo tratamento no couro agora a base de óleo e sabão, tornando-se numa revolução para a época, pois inovou para a indústria de calçados superando o couro que antes eram curtidos com as cascas por tanto tempo utilizado.

couros peles3 ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

De um modo geral como está à evolução pecuária e genética animal atualmente?

Aconteceu um avanço gigantesco na pecuária do nosso país nos últimos anos, devido aos investimentos no setor por parte do governo e pela classe produtora rural. Enquanto isso estão sendo desenvolvidas muitas pesquisas pela Embrapa e outras instituições que estão propiciando e beneficiando o desenvolvimento de diferentes raças de bovinos. Além de estarem executando o cruzamento de taurinos e zebuínos, contribuindo dessa forma para uma excepcional evolução genética de um extraordinário nível de produção da carne e também do beneficiamento provindo desses animais. Além de adequarem corretamente  as raças ao clima diverso do nosso país. Atualmente o país possui o maior número de rebanho bovino do mundo.

O Couro e sua Produção na Atualidade

Vamos relatar o processo da fabricação do couro. É denominado e chamado de “flor” a camada superior do couro que possui um desenho específico (sendo o mesmo preservado), além das aberturas dos folículos pilosos e poros após serem retirados os pelos. O processo de conservação chama-se pele crua, e para que o couro fique pronto para uso essa pele necessita  passar por várias etapas que são denominadas: ribeira, curtimento e acabamento, só depois de todos eles é que o produto pode ser utilizado para a fabricação de uma infinidades de produtos ficando a disposição do mercado para os consumidores.

O primeiro processo é a Ribeira: que basicamente consiste na limpeza e eliminação de componentes da pele que de forma nenhuma poderão estar no produto final. Para isso vamos aos processos dentro da ribeira que são: o remolho que é a lavagem e retirada do sal da pele, a reposição da quantidade de água que são feito num aparelho chamado fulão; depois vem a depilação que consiste em um banho de sulfato de sódio, enzimas e por fim dessa etapa cal hidratada para que se provoque um intumescimento da pele promovendo uma profunda limpeza entre as fibras; o descarne é uma operação mecânica para se eliminar todo e qualquer vestígio de restos aderidos ao tecido, para que com isso facilite a penetração de produtos químicos; logo em seguida vem a divisão na fabricação de couros mais leves, geralmente usados na fabricação de vestuário e calçados, ou não dependendo do que se quer fabricar, pode-se obter também couros camurças e acamurçados entre outros; outra etapa importante é a desencalagem que consiste na eliminação total da cal; e o ultimo processo dentre os infinitos que se faz com o couro que é o píquel, cujo objetivo é realizar um banho com uma solução salino ácida para ajustar o pH da pele para receber os sais de crômio e ir para a etapa do curtimento.

O segundo processo é o curtimento: que é feito de diversas formas, porém o mais utilizado é com os sais de crômio que possibilita ao couro o tingimento, o acabamento impecável, etc. No Brasil é a técnica mais utilizada cerca de mais ou menos 98% de todos os couros produzidos no país. Depois vem o enxugamento que é feito mecanicamente para eliminar o excesso de água e na sequência o rebaixamento feito em máquina para uniformizar a espessura do couro, e dar sequência a última etapa do processo.

E por fim a etapa de acabamento: que complementa as operações anteriores dando o aspecto final ao couro. As operações de acabamento conferem ao material: correção da “flor”, defeitos, arranhões, elasticidade, maciez, cor, engraxe, verificação da resistência à tração, impermeabilidade, lixamento, secagem, etc. Além de toda essa verificação, sondagem e manuseio ainda colocam mais produtos para aumentar a proteção, resistência e o aspecto do couro para que o mesmo fique impecável para a execução de artigos provindos dessa nobre peça.

Uma observação que gostaríamos de fazer e deixar bem claro é que o couro legítimo provém da pele de animais como foi explicado na matéria, mas antes que comecem os julgamentos as peles como são descartadas dos frigoríficos, aproveita-se as mesmas para realizarem o reaproveitamento de um material que poderia ser desperdiçado e descartado, mas são aproveitados para serem transformados em uma matéria prima de excelente qualidade e que dura se bem cuidada por anos a fio.

Vestuários feitos com Couro.

São inúmeras peças feitas com esse artigo nobre que valoriza tanto a roupa de um modo geral. Seja no guarda roupa masculino, seja no feminino ao menos uma peça certamente existirá, pois atualmente devido à evolução tecnológica se podem usar roupas de couro no inverno e também nas demais estações do ano.

couro legítimo look do casal ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Normalmente as roupas de couro legítimo são mais caras que os outros “tipos de couro”, por se tratar de algo muito resistente e duradouro, mas que vale cada centavo empregado na compra de, por exemplo: uma jaqueta de couro (para os homens ou mulheres), uma calça, uma saia, um sapato, cinto, vestido entre outros.

O couro é o mais emblemático dos tecidos de inverno está mais democrático do que nunca e vai das peças sexy às casuais. Fica lindíssimo em ambos os sexos, valoriza todos os estilos de looks e nunca sai de moda, cada dia mais coleções se renovam e inovam essa peça que sabendo usar cabe em quase todas as ocasiões.

Seja na cor tradicional preta ou colorida,  explorem as peças feitas de couro e fiquem ainda mais elegantes, deslumbrantes e arrasadores.

Vamos para alguns modelos masculinos de roupas de couro…

jaqueta-escura de couro legítimo ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

jaqueta-de-couro masculina ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

jaqueta de couro masculina, cinto e bolsa ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

jaqueta de couro e xadrez ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

E gora para lindas fotos de roupas de couro femininas…

jaqueta de couro feminina ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

jaqueta de couro feminina e mais ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

vestido de couro legítimo ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

vestuário feminino em couro ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

look com couro ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

Antes de encerrarmos essa matéria temos que lembrar que a Ellegancy Costuras faz ajustes em peças de couro  para deixá-las com caimento perfeito, um exemplo é o ajuste em jaqueta de couro deixando sob medida, ao ajustar a lateral , a  peça fica mais slim e no caso das mulheres podemos deixar a cintura bem marcada.

Outro ajuste muito comum é diminuir o punho da jaqueta de couro com zíper ou botões, pois é desconfortante ter a manga da mesma maior que o seu braço, pois dá a impressão e a sensação que a roupa não foi feita para você.

Todos os ajustes de couro são possíveis com um maquinário apropriado, e profissionais qualificados, que avaliarão sua peça juntamente com você, a fim de entender o seu desejo e fazer o melhor possível. Afinal de contas o couro é uma peça que não aceita erro, uma vez feita não dá pra voltar atrás, pois ficará com as marcas da agulha. Fazemos também a troca de forro e a revitalização em jaqueta de couro.

Lavagem, limpeza de couro, renovação do couro, hidratação e higienização em jaquetas, calças, macacões, luvas, capacetes e botas de motociclistas. Tratamento em couro de bolsas Chanel, Gucci, Hermès, Balenciaga, Prada entre outras. Enfim, são inúmeros trabalhos feitos por essa equipe maravilhosa, por isso necessitando de alguma dessas técnicas citadas para fazer em sua peça ou para outras finalidades é só nos contatar que estamos a inteira disposição para fazer sempre o melhor, a satisfação do cliente é a nossa garantia.

 

Finalizando mais uma matéria desejando do fundo do coração que tenham apreciado, pois foi feita com muita dedicação, respeito e alegria, qualquer dúvida, sugestões e críticas escrevam, por favor, será um grande prazer responder a cada um de nossos queridos leitores.

Com carinho,

Ellegancy Costuras

 

Segue um vídeo sobre os Ajustes em Jaquetas de couro que fazemos :

 

Leave a comment