Completo: A História do Maiô e do Biquíni

2maiôs de biquínis ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Biquínis e Maiôs- Paixão Brasileira

Segundo dados o Brasil é o país que mais fabrica, consome e dita às tendências de moda praia no mundo inteiro, pois as nossas modelagens são reconhecidas internacionalmente, tanto por seu estilo ousado, diversificado, tamanho pequeno e sedutor, e também pela alta qualidade e diversidade de modelos que são quase infinitos. Toda essa fama aumenta consideravelmente ainda mais quando o assunto se refere aos nossos biquínis, porque as areias brasileiras popularizam o estilo enroladinho, o asa-delta, a tanguinha, etc, e não podemos de forma nenhuma esquecer a incrível combinação da calcinha de lacinho com o sutiã de cortininha, um sucesso total e adorado pelas beldades brasileiras.

 

Por conta de tudo o que foi escrito o fato da peça completar mais de setenta anos nas areias brasileiras tem que ser muito celebrado, segundo pesquisas parte da fama do litoral brasileiro, se deve ao biquíni lindíssimo. A peça usada por Helô Pinheiro e desfilada pela praia de Ipanema, por exemplo, ajudou a carioca a virar inspiração para uma das mais conhecidas músicas do país, e Leila Diniz virou um símbolo do feminismo quando exibiu a sua barriga de grávida em um simples modelo azul quebrando tabus impostos por décadas, mulheres corajosas a frente do seu tempo.

 

À esquerda, Leila Diniz e à direita, Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

À esquerda, Leila Diniz e à direita, Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema

 

A roupa de banho de duas peças de uma maneira ou de outra, faz parte da cultura pop do nosso país, e apesar do biquíni não ter sido criado no Brasil, ele é muito mais brasileiro que muitas outras coisas.

 

AGORA MENCIONAREMOS UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO MAIÔ E DO BIQUÍNI

 

Em plena antiguidade clássica existem pinturas romanas que mostram pessoas nadando e se banhando nuas, por conta de na época ainda não terem inventado os trajes de banho, que vieram surgir só muito tempo depois.

 

As mulheres no século XVIII usavam vestidos de banho quando nadavam e os mesmos não ficavam transparentes quando se molhavam. Já os homens passaram a vestir uma roupa com mangas compridas que ia até as pernas, que mudaria aos pouco ao longo do decorrer do século. E em outras culturas existia o fundoshi, por exemplo, que era um traje originário do Japão sendo uma espécie de tanga e que deixa as coxas e as nádegas desnudas, e que era e é utilizado nas piscinas, em lutas, etc.

No século XIX foi feito o primeiro maiô, que era uma espécie de vestido usado do ombro até o joelho e juntamente para formar o par fizeram uma calça que ia até o tornozelo (belíssima vestimenta rs).

 

As mulheres não tinham o costume de ir à praia até o início do século XIX acontecendo somente um tempo depois foi quando perceberam a necessidade mais do que básica de se criar um traje específico para o banho em praias e em piscinas. Os primeiros trajes especiais para a praia surgiram ainda durante o século dezenove e era tão grande quanto às roupas que se usava no do dia a dia sem quase diferença alguma.

 

Começou a surgir nas décadas de vinte e de trinta a roupa de natação padrão, tanto de homens quanto de mulheres, usada em competições era uma peça única, feita em algodão, vestindo as pessoas do pescoço aos joelhos. A menor roupa que as mulheres podiam e tinham coragem de usar eram maiôs grandões, que pareciam ter um shortinho por cima. Por volta dos anos trinta, começou a ser mais comum se mostrar na praia, as pernas de fora já eram permitidas e as mais jovens foram as primeiras a adotar com naturalidade essa liberdade de expor mais o corpo e o avanço do processo que viria com o passar do tempo.

 

Com isso o maiô foi à primeira peça única de roupa de banho inventada para ser usada por mulheres e antecedeu ao surgimento do biquíni, e o maiô foi utilizado por um tempo razoavelmente curto frente à história das roupas, pois logo sentiram a necessidade de se tomar banho em público mais a vontade e não coberta de roupa dos pés a cabeça.

 

E na Era vitoriana, os resorts praianos populares eram equipados com um tipo de vestuário feito para evitar a exposição das pessoas em trajes de banho, principalmente no caso de pessoas do sexo oposto, sempre cobrindo ao máximo o que podiam o corpo tanto dos homens quanto das mulheres que eram sempre as mais impedidas de se vestirem de qualquer outra forma que não fosse à inventada por eles na época.

 

Foi por volta do início do século XX que as roupas de banho começaram há ficarem um pouco menores, primeiro descobrindo os braços e depois do tornozelo para a altura das coxas, permitindo assim que fossem criadas novas variedades de roupas de banho mais confortáveis, e isso aconteceu mais precisamente na década de trinta, o traje de banho ganhara uma peça mais a vontade com a parte inferior cobrindo o umbigo e parte das pernas, o tão aguardado maiô, mas breve uma revolução dentro do que estamos mencionando aconteceria.

 

a invenção do maiô ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A CRIAÇÃO E O SURGIMENTO DO BIQUÍNI

 

Um pouco mais tarde precisamente no final da Segunda Guerra Mundial, foi inventado o biquíni, que tinha esse nome por ter sido criado no Atol de Bikini, que era um lugar de teste de armas nucleares, e também pelo seu efeito chocante e inovador. Em 1946, Louis Réard lança o biquíni.

 

Na época que aconteceu o grande avanço e a grande criação do biquíni, o invento foi disputado por dois estilistas franceses: primeiro, em 1946, Jacques Heim apresentou o “átomo” como o menor maiô do mundo e só que três semanas depois, do mesmo ano veio outro estilista e desing de roupas, Louis Réard mostrando e apresentando ao mundo o “bikini”, menor que o menor maiô do mundo e certamente ganhou a fama e ficou merecidamente com o “título” de criador da peça revolucionando de sua época e entrando para a história.

 

E no ano 1946, somente alguns dias após o horrível teste nuclear americano no Atol de Bikini, um atol que ficava no Pacífico usado para testes com bombas nucleares e assim um diferente tipo de bomba foi lançada em Paris, exatamente nesse dia o estilista de roupa de banho francês Louis Réard fez uma invenção para um concurso de beleza na piscina pública chamada Molitor em Paris. Naquele exato momento houve uma revolução total no evento, pois ele apresentou o menor traje de banho do mundo e para aproveitar o nome do local de onde estavam soltando a bomba ele simplesmente chamou a sua criação de Biquíni. Foi certamente uma jogada extremamente esperta e de mestre de Réard, estando ainda no ar à notícia dos testes atômicos no Atol de Bikini. E realmente nenhum outro nome poderia ter sido mais bem escolhido do que esse, sendo sua invenção lançada como uma verdadeira bomba na sociedade tradicional e puritana.

 

E sua apresentação dos pequenos tais dois pedaços de tecido foi um verdadeiro escândalo para a época em que viviam. O biquíni, que foi vestido por Micheline Bernardini, uma dançarina nudista no ”Le Cassino” em Paris, cobriu apenas as partes mais íntimas do corpo dela, foi ai que a “bomba” explodiu de vez e as notícias desse escândalo se espalharam pelo mundo a fora como um raio, mas não é de se surpreender pelo fato da junção biquíni com a dançarina nudista só poderia ter um reflexo bombástico, realmente esse francês foi muito audacioso e revolucionário.

 

criação do biquíni e a primeira aparição em público ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

o biquíni quando foi criado por Louis Réard ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

O estilista Louis Réard desenhou a primeira peça que foi toda confeccionada em algodão, com um tecido que imitava a página de um jornal, e na época foi uma indignação total, e a criação foi condenada pelas autoridades religiosas, sendo proibido em muitos países por um bom tempo, mas logo com o tempo tudo foi mudando.

 

Entretanto existem registros históricos de peças parecidas com o biquíni na época greco-romano, no terceiro século antes de Cristo. Foi descoberto um mosaico, em Villa Romana del Casale no país Italiano, mostra mulheres praticando esportes e se exercitando com algo que lembra bem a vestimenta. E esse não é o único registro do biquíni dessa época existe outro e ocorreu na cidade de Pompeia, também na Itália, arqueólogos descobriram várias estátuas da deusa Vênus vestida com trajes similares. Muito interessante esses descobrimentos o que indica que muitas mulheres audaciosas usavam algo tanto para tomar banho em público ou mesmo discretamente em seus palácios como para ficarem simplesmente expostas ao sol com o mínimo de roupa possível, para se bronzearem.

 

Já no Brasil, a primeira vez que uma mulher usou o biquíni foi no ano 1948, quando a modelo alemã Miriam Etz vestiu o traje de banho nas lindas e maravilhosas praias do Rio de Janeiro.

 

a evolução dos trajes de banho feminino ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

A EVOLUÇÃO DO BIQUÍNI E DO MAIÔ

 

A princípio as mulheres não estavam preparadas e nem à vontade para usar peças de vestuário tão reduzidas, que mostravam o umbigo isso para elas ainda era ainda muito constrangedor. Porém as atrizes lindas e ousadas como: Brigitte Bardot, Ava Gardner e Ursula Andress foram contra todos os preconceitos da época e aderiram ao biquíni, como instrumento de sedução em filmes e em fotos, e fizeram ainda mais sucesso do que já faziam, com os seus belos corpos.

 

brigitte bardot com biquini ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

A DIVA BRIGITTE BARDOT DE BIQUÍNI   

 

Aqui no Brasil o ápice do biquíni foi na década de sessenta, onde a sua popularidade atingiu o auge. E por inúmeras vezes foi usado como adorno em músicas e em filmes, ou como contestação social e política se tornando um belíssimo símbolo pop. Enquanto que no Rio de Janeiro, os biquínis “fio-dental” ficaram bem populares e bem famosos ganhando os corações das mulheres mais ousadas e a frente do seu tempo.

 

biquíni fio dental ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

De peça proibida o biquíni, o “fio dental” fez muito sucesso e a evolução do biquíni na atualidade.

O biquíni dessa década era ousado, por deixar o umbigo bem à mostra, com cava maior que a dos anos 1950. A atriz americana Jayne Mansfield foi à pioneira em usar um modelo cuja peça inferior avançava um pequeno centímetro até mostrar o umbigo, motivo de escândalo em Hollywood, no início da década de 1960.

 

Na década de 60 o biquíni continuou a se popularizar cada vez mais, mas muitas pessoas ainda usavam o maiô porque era encarado com mais modéstia. Em seguida no ano de 1964 foi inventado o monokini, que era a parte de baixo do biquíni sustentado por duas finas alças, e isso deixava a mulher com os seios à mostra. O designer austríaco Rudi Gernreich desenvolveu o “Monokini” como protesto à repressão da sociedade em diversos aspectos, para ele deixar os seios amostra era uma forma de liberdade de expressão. No início quando a peça foi inventada não tinha objetivos comerciais, porém quando Susanne Kirtland a editora da revista de fotografia “Look” sugeriu que disponibilizasse a sua criação ao público, a peça bombou e polemizou a década, foi realmente um sucesso.

 

Rudi Gernreich e ao lado sua criação, o Monokini ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Rudi Gernreich e ao lado a modelo vestindo a sua criação, o Monokini

 

Na década de setenta, o biquíni passou a ter outras variantes, como por exemplo, o biquíni de laço. E na década seguinte a tanga passou a ser popular, principalmente no Brasil, a tanga foi inspirada em roupas tradicionais de tribos da Amazônia.

 

E na década de noventa foi inventado o tankini, que é uma mistura de uma camisa regata com a parte de baixo do biquíni para as mulheres mais contidas e que não queriam expor demais o corpo. No ano de 2000 foi inventado o burkini (ou burqini), que é um traje de banho que cobre o corpo inteiro (exceto o rosto, os pés e as mãos), e passou a ser popular no Oriente Médio como alternativa às roupas de banho modernas. Originalmente, o design do burkini foi criado e desenvolvido pela libanesa australiana Aheda Zanetti, servindo como uma alternativa para que as mulheres não deixassem de seguir os preceitos de pudor do islamismo enquanto estivesse nas piscinas públicas ou nas praias, por contra da tradição religiosa.

 

o burkini traje de banho para as mulheres da religião islâmica ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

O burkini traje de banho para as mulheres da religião Islâmica.

 

E os trajes de banho masculinos também se desenvolveram em paralelo aos femininos durante esta época com os shorts diminuindo cada vez mais. As sungas ficaram muito populares, principalmente em regiões mais tropicais, mas foi nos anos noventa que também passaram a serem comuns às bermudas que chega até o joelho, e é assim cada homem tem seu estilo e acaba vestindo o que o deixa mais confortável além de se sentir bonito.

 

A moda praia vem se inovando a cada ano e surgindo novas criações tanto no modelo dos biquínis e quanto dos maiôs com relação às cores, estampas, formatos entre uma gama de variedade que seria impossível descrever todas, o que temos plena convicção e que podemos assegurar é que os trajes de banho femininos estão cada vez mais lindos, estilosos e modernos.

 

do primeiro biquini, o fio dental e a atualidade ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

A evolução do primeiro biquíni, ao “fio dental” e a nossa atualidade.

AGORA ALGUNS BIQUÍNIS E MAIÔS QUE FAZEM MUITO SUCESSO

lindos maiôs ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

biquíni e maiô de crochê lindos ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

biquíni e maiô tendência ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

maiô cavado moda praia 2017 ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

maiôs lindos ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

maôs lindos famosas ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

ALGUMAS DAS MARCAS DE BIQUÍNI MAIS CONCEITUADAS DO BRASIL E DO MUNDO

 

Como estamos em um país costeiro a nossa moda praia é um sucesso no Brasil e no mundo.  Existem várias marcas e grifes conhecidas nacional e internacionalmente, pois somos importadores de moda praia e possuímos um mercado onde muitas mulheres amam os biquínis mais ousados brasileiro, só que ainda existe uma determinada resistência para algumas beldades com relação ao tamanho, mas nada que o nosso “jeitinho brasileiro” não consiga adaptar aos gostos das gringas.

 

A MARCA SALINAS: é uma das marcas brasileiras mais antiga criada em 1982 e que arrasa fazendo um tremendo sucesso em cada nova coleção nos desfiles de moda, utilizando como fonte de inspiração o grafismo indígena, além cores abertas, estampas fortes etc. E agora veremos alguns dos seus lindíssimos modelos…

 

salinas biquínis ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

biquínis salinas ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A MARCA CHAMADA ROSA CHÁ: muito conhecida nas semanas de moda do Brasil, pois é uma marca fashion cuja coleção é inspirada nas tendências européias, usa muitas cores alegres, cores quentes e estampadas como: a cor rosa pink, a cor azul piscina entre outras cores belíssimas que exploram para fazer incríveis modelos de moda praia, e é referência para as marcas menores. E agora selecionamos alguns dos seus lindos modelos…

 

biquini rosa cha ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

rosa chá biquini ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A MARCA CHAMADA CALZEDONIA: é uma grife italiana que por muitos anos contratou nada mais nada menos que a nossa top Gisele para mostrar ao mudo todo os seus modelos de lacinhos e cortininhas, e é nas curvas das mulheres brasileiras que se inspira para vestir os europeus. Ela utiliza em suas peças estampas discretas e fechadas, cores lisas, grafismos, etc. E agora veremos alguns dos belíssimos modelos dessa grife…

 

Biquini Calzedonia com gisele Bündchen ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

biquíni calzedonia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A MARCA CHAMADA CORPO SEGURO: o lema dessa grife é popularidade com qualidade e está presente em todo o Brasil, e mesmo também vendendo maiôs, o foco da loja é mesmo os biquínis e de preferência dos mais comportados, mas não menos lindos e interessantes. E agora alguns dos seus belos modelos…

 

 

Corpo Seguro biquíni ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

biquíni Corpo Seguro ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A MARCA ONDADEMAR: é uma grife colombiana inspirada em sua cultura, e está a mais de 20 anos no mercado fazendo muito sucesso no Brasil, pois o seu forte é as saídas de banho sensuais e ao mesmo tempo discretas para mulheres elegantes. E agora veremos alguns dos seus belos modelos…

 

biquíni ondademar ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

ondademar saída de praia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A MARCA CHAMADA BANCO DE AREIA: é uma marca carioca que investe em suas campanhas geralmente mulheres lindas mulatas tipicamente brasileiras, além de utilizar muito as cores bem fortes e com bastantes estampas étnicas. E agora selecionamos alguns dos seus belos modelos…

 

biquínis banco de areia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

biquínis banco de areia lindos ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A MARCA CIA MARÍTIMA: é uma marca jovem e super conhecida nos desfiles por lançar tendências para as costureiras e para os fabricantes de pequeno porte. A modelagem dessa marca é menor e bem ousada na sua largura e no seu comprimento, e o seu foco são as estampas tribal e de surfistas, e os seus modelos são na grande maioria destinados a quem curte surfe. E agora ficaremos com alguns dos seus belíssimos modelos…

 

biquinis cia marítima lindíssimos ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

biquínis cia marítima ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A MARCA LUA MORENA: essa marca é a “PRADA” da moda praia brasileira se assim pudéssemos comparar, pois o seu foco é o glamour, o chique, o uso de metal, cores sóbrias etc, em todas as suas modelagens. Também vende belíssimas saídas de praia tudo muito elegante e discreto. E agora ficaremos com alguns dos seus lindíssimos modelos…

 

biquínis lua morena ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

biquínis lindos da marca lua morena ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A MARCA CHAMADA MOVIMENTO: cujo foco é o básico chique e com estilo destinado geralmente para a classe média e com valores bem acessíveis para os seus biquínis mesmo sendo uma marca conhecida e conceituada. Sua cor base é o vermelho, com estampas discretas, etc, além de não investirem em muitos itens como, por exemplo, saída de banho. Agora veremos alguns modelos lindos selecionados…

 

biquínis da marca movimento ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

biquini cortininha movimento ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A primavera e o verão estão se aproximando e com eles as novas tendências, principalmente quando o assunto é moda praia. Seja na hora de inovar no look com uma bela canga, uma saia de praia linda, um biquíni mais cavado e quem disse que só porque o visual é para passar horas na praia ou na piscina, a mulher não pode estar na moda?

 

Agora mostraremos alguns modelos que serão tendência nesse verão e as opções são várias, inclusive para mulheres de diferentes estilos de corpo como: biquíni para as mulheres de quadris largos, biquíni para as mulheres com pouco seio, para as mulheres mais magrinhas, com pouco seio, etc.

 

Observe os modelos de biquíni e escolha um ou vários para arrasar nos dias quentes, de muita praia e de muita piscina…

 

O ESTILO DE BIQUÍNI HOT PANT  

Muitas pessoas acreditam que as hot pants só podem ser usadas por mulheres “sequinhas”, estão redondamente enganadas pelo contrário esse modelo de parte de baixo mais alta, cobrindo quadris e abdômen, é ótimo para disfarçar as gordurinhas a mais. E as magrinhas nem precisa dizer que cai bem com quase todos os modelos.

 

looks biquínis hot pant ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

O ESTILO DE BIQUÍNI VAZADO    

O biquíni vazado é um dos queridinhos entre as mulheres desde 2014 e ganhou destaque também nesse verão, seja monocromático, seja estampado ou mesmo colorido apenas em uma das peças etc, ele fica lindo em todo tipo de corpo, mas principalmente em quem tem seios grandes, então se jogue, use e abuse desse modelo lindo.

 

biquínis vazados ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

O ESTILO BIQUÍNI HIGH NECK   

Nesse modelo tenha cuidado com a marquinha. O biquíni high neck (pescoço alto, em português) é lindo e super estiloso, mas pode deixar uma marca esquisita se você exagerar no sol, se porventura for investir nesse modelo, prefira usá-lo em dias de temperaturas mais amenas ou se por acaso decidir curtir a praia faça no fim da tarde assim não corre o risco do sol estar forte a ponto de te deixar “carimbada” rs.

 

biquínis high neck ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

O ESTILO BIQUÍNI CORTININHA    

Este modelo de biquíni é um clássico, e continua em alta em todo o período de temperaturas quentes, principalmente em versões tribais ou estampadas. A mulher que tem pouco seio e quer criar a ilusão de volume, pode apostar no biquíni cortininha sem medo de errar e de ser feliz.

 

biquínis cortininha ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

O ESTILO DE BIQUÍNI STRAPPY    

Esse perfil de vestimenta moda praia é fácil de identificar, o biquíni é conhecido por sua grande quantidade de tiras, deixando o look sensual, bem provocante e ousado. E são essas tiras presentes no biquíni que criam a ilusão de volume, por isso pode optar pelo strappy na região dos seios, e também é uma boa pedida para quem quer disfarçar os quadris largos, modelo belíssimo que faz a cabeça de mulheres famosas e anônimas.

 

biquínis strappy ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

O ESTILO DE BIQUÍNI DE CROCHÊ  

O biquíni de crochê surgiu lá fora por incrível que pareça, mas não demorou a tendência a chegar ao nosso país e conquistar os corações das brasileiras fazendo muito sucesso, e assim sai ano e entra ano nunca ele nunca sai de moda e continua firme e forte, em versões cada vez mais coloridas, ousadas, criativas e belíssimas.

 

biquínis de crochê ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

Enfim, a Ellegancy Costuras faz ajustes em biquínis e em maiôs, nada mais desconfortável para as mulheres do que possuir um biquíni ou um maiô mal ajustado no corpo com a cava gigante, e foi pensando nesse detalhe que a nossa empresa (e as nossas costureiras que são especialistas em todos os tipos de ajustes de infinitas peças) disponibiliza também o serviço de ajustes nesses itens. E também por conta de muitas de nossas clientes que trazem as peças exclusivas do exterior que segue um padrão totalmente diferente do perfil mais ousado que as brasileiras tanto amam, e que na maioria das vezes as mulheres querem que o biquíni e o maiô fiquem do jeito que ela mais gosta, além das meninas que perderam peso e não querem desfazer das peças, e foi verificando essas necessidades e em cada particularidade que desenvolvemos e disponibilizamos também esse trabalho, podem nos trazer que fazemos o ajuste em seu maiô e o ajuste em seu biquíni, será um enorme prazer. A seguir fiquem com fotos do nosso trabalho nos maiôs e nos biquínis que foram ajustados aqui no atelier da Ellegancy conforme pedido das clientes, e também um vídeo explicativo e esclarecedor de como consertamos da forma como a cliente deseja os itens mencionados, um fortíssimo abraço e até breve.

 

aumentar cós de biquini ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

biquini e maios ajustados na ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

biquini ajustado na ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

Com carinho,

Ellegancy Costuras.

 

VEJAM OS NOSSOS ÚLTIMOS TRABALHOS

http://elcosturas.com.br/ultimos-trabalhos/

Leave a comment