Como se vestir para o emprego logo após você se formar

Como se vestir corretamente para o emprego logo após você se formar?

Você sabia que entre os erros mais cometidos por pessoas que acabaram de se formar e que entram em uma empresa é a forma de se vestir?

 

Pois bem, pesquisando sobre o assunto um dos pontos em comuns dos erros que os jovens formandos cometem com certa frequência ao entrar em uma Empresa. É disparado se vestir de forma muito despojada, casual ao ir trabalhar.

 

roupa-masculina-para-entrevista-de-emprego

 

 

Se vestir de forma muito à vontade prejudica muito a sua imagem, consequentemente, sua credibilidade. A pessoa tem que entender que não pode se vestir para ir ao trabalho da mesma forma que se vestia para ir à faculdade.

 

Responda rapidamente:  Qual desses 2 estilos acima você escolheria para um funcionário seu usar?

 

Lembrando que vc deve se vestir compatível ao ramo que trabalha. Caso o seu ambiente de trabalho seja mais despojado, acho que um terno e gravata ficaria demais.

 

 

Dicas

Como se Vestir para uma Entrevista de Emprego

 A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem está em busca de emprego. Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores. Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista. Mas, com que roupa se apresentar?

Roupa de entrevista de emprego nem sempre é terno. Veja as variações, mas fique atento ao código da empresa.

A roupa da entrevista não é mais importante que o seu currículo, mas uma impressão ruim pode diminuir suas chances com o entrevistador logo no primeiro encontro. O bom e velho terno serve para quase todas as ocasiões, mas, em alguns casos, pode ser formal demais. Dependendo da empresa e das expectativas para o cargo, uma imagem mais informal contribui para que você pareça adequado.

 

 

trabalholook
Para acertar, antes de ir, faça a lição de casa. Assim como você busca informações sobre os negócios da empresa, informe-se também sobre seu código de vestir. E vá um pouco mais sóbrio do que isso. Roberta Borguignon, consultora de imagem, ensina: “Por mais que as pessoas vistam-se informalmente no dia-a-dia, o perfil que se espera de um executivo em uma entrevista ainda é rígido”. Essa dica vale principalmente para empresas da área financeira, consultorias e firmas de advocacia.

 

trabalholook-jpg2

Conheça as outras possibilidades

Após uma entrevista de emprego, dificilmente alguém dirá que não gostou do seu visual. Por isso, a auto-análise e o bom senso do candidato são tão importantes.

Independentemente do cargo almejado e do tipo de empresa, alguns itens de roupas e acessórios devem ser evitados, como gorros, minissaias, camisetas estampadas e até sapato muito gasto. “Na maioria das empresas há um senso comum que diz o que deve ou não ser usado numa entrevista de emprego”, explica Caiado.

Como não há uma segunda chance para causar uma boa impressão, o especialista em RH dá algumas dicas do que não se deve usar em uma entrevista.

 

O que não usar numa entrevista

  • Pasta de elástico com seu currículo. No lugar use uma maleta ou pasta-portfólio;
  • Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando;
  • Roupas coloridas ou brilhantes. Exceto em empresas informais;
  • Roupas largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas, e que seja do seu tamanho;
  • Sapato inadequado. Nem pense em tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto;
  • Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas, e o entrevistador pode ser uma delas;
  • Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas e lembre-se de cortar o alinhavo que mantém os bolsos do paletó fechados;
  • Evite piercings e tatuagens visíveis;
  • Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião.

 

Dicas que fazem a diferença para mulheres

  • Quadril largo: use colares e lenços para chamar a atenção para a parte de cima
  • Pernas Grossas: prefira roupas mais escuras.
  • Pernas Finas: abuse de calças de cores claras e estampadas. Evite calças justas
  • Busto Grande: use blusas mais soltas, blazer de gola fina, sem muitos botões e enfeites
  • Pouca Estatura: não use roupas com detalhes horizontais de uma só cor. Não use cintos contrastantes. Escolha sapatos leves e delicados, não de saltos exagerados
  • Muita Estatura: Não use uma só cor nas roupas. Abuse de acessórios grandes e cintos largos
  • Mais Gordinhas: prefira calças de corte reto e blazer na altura dos quadris. Não use ombreiras nem roupas com bolsos grandes próximos aos seios. Use apenas peças com listras verticais e estampas pequenas com fundo escuro. Cores escuras disfarçam o excesso de peso. Túnicas e camisões escondem a cintura e os quadris. Não use cintos.

Dicas que fazem a diferença para homens

  • Terno: Não feche o último botão. O ideal é que a manga termine no início dos dedos
  • Calça: Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato
  • Jeans: Combina apenas com blazer esportivo, em ambientes informais
  • Meias: Devem combinar com o conjunto de cores do vestuário

“Seguindo estas dicas, não há como comprometer a entrevista de emprego do candidato com reparações e avaliações negativas por motivo de escolha do vestuário”

Nota: é muito difícil causar uma “Segunda Boa Impressão”

 

Crédito: Revista Você SA (Jornalista: DEBORAH TREVIZAN)

 

Erros  no emprego Novo

 

1) Primeiro Erro

 

Ignorar a cultura do Escritório

 

Cada empresa é formada por pessoas de culturas e criações diferentes que, em um mesmo ambiente, constroem a cultura naquele ambiente de trabalho. Algumas empresas, como por exemplo de tecnologia, atendimento, tendem a ser mais  flexíveis e casuais, enquanto outras são mais burocráticas.

 

Entender e respeitar a cultura no local de trabalho é fundamental para seu crescimento profissional.   Se você tiver dificuldade em respeitar a hierarquia vigente você se sentirá aborrecido. Tente sempre se basear nas atitudes das pessoas mais antigas da Empresa e as que são mais respeitadas. Certamente essas pessoas souberam se adequar às normas estabelecidas do local.

 

 

2 )  Segundo Erro

 

 

Não anotar procedimentos e informações importantes.

 

Para evitar erros comuns é bom sempre se lembrar dos procedimentos que lhe foram repassados durante os treinamentos .  Sendo assim é necessário você anotar as informações em locais de fácil acesso e também em seu Ipad, Tablet e celular( se a empresa assim permitir), para evitar ficar perguntando toda hora para seus superiores.

 

Não que seja errado perguntar, e inevitavelmente você muitas vezes terá de fazer isso.   Porém, fazer perguntas óbvias e repetidas dá a impressão de  falta de comprometimento.

 

 

3) Terceiro Erro

 

 

Não conseguir entender que agora você trabalha para um Todo

 

Lembra a época da faculdade onde você era responsável por si só, e se tirasse nota baixa ficaria com a famosa ” DP”? Pois bem, agora a faculdade acabou e na empresa não poderá existir esse recurso.

 

Um erro seu, um descuido, e lá ia a nota baixa naquela matéria.  Porém agora na empresa dependendo do seu erro ele poderá arruinar anos de planejamento e perda de clientes.  Sendo assim, cada passo seu terá de ser muito analisado e em conjunto com sua área de atuação e superiores.  Portanto sua responsabilidade será imensamente maior, e a empresa o enxergará de uma forma muito melhor se você aprender isso rapidamente.

 

 

 

 

4 ) Quarto Erro

 

 

Uso de Redes Sociais em Excesso durante o expediente

 

 

Cada dia parece ser mais impossível ficarmos longe das redes sociais.  Quando alguém diz que não possui Facebook ela atrai olhares e perguntas do tipo:

 

” O quê… é possível viver sem Facebook”   ” Como você consegue não ter Facebook”?

 

E o Whats App então…  Quem não o utiliza nos dias de hoje?  Inclusive os próprios superiores muitas vezes enviam aos seus subordinados mensagens via Whats app(  e várias vezes fora de horários comerciais- atenção superiores).

 

Porém, é notório que o uso excessivo prejudica muito a performance no ambiente de trabalho.   Esses dias mesmo saiu uma reportagem de uma jovem que passou em primeiro lugar na Usp, e para tal feito, ela disse que cortou o Whats App e o facebook de segunda a sábado.

 

Seu chefe não gostará nem um pouco de saber que você está a todo momento trocando mensagens nas mídias sociais e atrapalhando sua eficiência durante o expediente.

 

 

 

5 ) Quinto Erro

 

 

Namorar alguém na Empresa

 

 

Voltamos ao assunto da faculdade, quando um erro seu causaria uma DP na matéria.   Durante a faculdade, você poderia até apostar quem era o mais ” pegador”, ou então quem era a mais ” beijoqueira” entre as meninas.  Mas agora na empresa a história é outra.

 

Nada impede que você conheça o grande amor da sua vida na empresa conforme vai passando o tempo, mas daí é bem diferente de você já entrar e começar a paquerar, beijar, sair com alguém.   Além disso, você ficará muito mal falado(a) e isso atrapalhará na hora de uma promoção.  A verdade é essa !!!

 

Você não foi escolhido para entrar na empresa afim de ser o garanhão, e sim a pessoa designada para determinada função de acordo com sua formação e cursos.

 

 

6 ) Sexto Erro

 

 

Ignorar Detalhes

 

Muitas vezes a pessoa é excelente naquilo que faz, despertando atenção especial dos superiores e também dos colegas.  Tarefas mais difíceis são facilmente executadas por essa pessoa, decisões importantes e ela vai lá e cria uma solução digna de uma mente brilhante.  Uau…   Porém, nas tarefas mais cotidianas a pessoa deixa passar várias tarefas sem execução ou então com desempenho pífio.

 

Atenção aos detalhes.

 

O difícil é excelente se resolvido, e o fácil é cansativo se desprezado !!!

 

 

Então é isso.   Tente pesquisar a respeito do que cada profissão exige de você, e na hora de escolher as roupas ideais para cada cargo venha nos visitar para deixarmos suas roupas sob medida.

 

Aqui no Atelier Ellegancy Costuras você terá uma consultoria que valorizará seu porte físico, sua estatura, seu gosto em se vestir.

 

Estaremos sempre à inteira disposição

 

Vestido de festa com pedrarias ajuste tem que ser criterioso e cuidadoso, pois é uma peça muito delicada.

Ternos de alfaiataria como ajustá-los corretamente? Dicas valiosíssimas…

www.elcosturas.com.br

contato@elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

 

 

Leave a comment