Como conseguir distinguir uma peça de Couro Original de uma de Couro Sintética Ecológica.

Jaqueta de Couro ou Jaqueta de couro Sintética Ecológica?

couro original ellegancy costuras

O inverno se aproxima. E com ele as peças de couro que, naturalmente, tornam-se mais presentes nas vitrines quando a temperatura cai. Agora, será que aquela jaqueta dos sonhos é de couro mesmo? Cada vez mais comuns, a presença de produtos feitos à base de compostos que imitam o couro pode gerar confusão a respeito de como cuidar da peça. Por isso, antes de tudo, é preciso aprender a diferenciar o couro natural da versão “sintética” ecológica.

 

Nessa matéria abordaremos algo muito importante que é saber distinguir uma peça de couro natural de uma de “sintética”. E é cada vez mais comum e recorrente produtos com substâncias feitas a base de uma série de compostos que imitam o couro verdadeiro causando uma confusão geral na hora de escolher a sua tão sonhada e almejada as vezes a tempo, jaqueta de couro tão preciosa. Para isso vamos tirar o máximo de dúvidas a esse respeito.

O que geralmente é chamado de couro “sintético” ou couro ecológico  é  na verdade um substrato de tecido laminado, que normalmente vem do Petróleo e coberto por poliuretano (PU). O que é mais incrível de se perceber e tentar entender é que eles fazem o material com tanta perfeição que uma pessoa sem o devido conhecimento em couro cai tranquilamente sem saber que estar comprando “gato por lebre”, tamanha é capacidade de aprimorar um produto falso. No caso, estamos nos referindo a lojas que anunciam as jaquetas como “couro”, quando na verdade deveriam informar aos clientes do que de fato se trata o material.

Para resumir:  o couro que aquela vendedora do shopping te apresentou como “couro ecológico” não é couro e sim um tecido coberto com uma camada de PVC ou PU (poliuretano, como dito acima), ambos derivados do petróleo, por isso nem tão ecológico assim.

O Couro legítimo se bem cuidado pode durar muitas décadas (e talvez até uns séculos!)

Para as empresas que cuidam de couro original e que fazem um trabalho extraordinário na recuperação das mesmas como:  ajustes, lavagens, restauração da pintura etc, essas peças são totalmente distintas e precisam de cuidados que garantam a maior durabilidade da mesma. Na peça de couro puro como é de um animal e deve ser hidratada, e ser muito cuidada e se preciso leve-o para fazer manutenção, pois corre o risco de se não for devidamente cuidado e craquelar,  como o valor é alto não pode vacilar, pois muitos não tem condições de a qualquer momento comprar uma peça de alto valor como essa. Enquanto o couro sintético ecológico, com a mistura química pelo qual é feito simplesmente com as sucessivas lavagens os pedaços vão se soltando com o tempo.

 

É verdade que o couro sintético tem uma duração curta??

 

jaqueta de couro sintetico descascando

 

Tanto as jaquetas, quantos as bolsas, os sapatos etc, feitos por esse material podem simplesmente esfarelar com o tempo e causar um grande dano a quem comprou, pois nem sempre a validade dos fabricantes determina realmente a durabilidade dos mesmos, e sendo assim muitos acaba jogando dinheiro fora, por isso sempre se deve ponderar se a relação custo benefício vale a pena antes de cair em uma cilada e jogar o seu dinheiro no lixo, pois quando se a loja afirma que é couro verdadeiro e não é só quem sai perdendo é o consumidor.

Apesar das polêmicas, sobre os couros legítimos eles são facilmente identificados (se buscarmos informações sérias e valiosíssimos como essas certamente será fácil) pelas características levemente superiores aos demais tipos. São impermeáveis, possuem uma maior elasticidade, e mesmo o cheiro dura por muito mais tempo que um material sintético. Avalie estes fatores antes de adquirir uma peça de couro, para não se sentir prejudicado após a compra. Os acessórios de couro, possui a mesma característica de avaliação, bolsa, botas, sapatos, etc, devem ser bem observados antes de pagar caro por algo que te decepcionará depois, então para evitar esse transtorno faça por favor o que mencionamos a cima, só queremos que compre a peça certa e não uma similar e com o mesmo preço.

Sinceramente falando, uma jaqueta de couro em São Paulo, por exemplo, é a partir de 700 reais sem ser de grife.  Peças de grife em couro são a partir de 1200 reais, e olhe lá.   Abaixo de uns 500 reais pode ter certeza que não é o couro de origem animal.

 

O vilão do couro natural é seu pouco uso, com isso a peça  tende a surgir mofos.

Para evitar que isso aconteça, hidrate a peça de três em três meses com o auxílio de um algodão e também tentar usar uns saquinhos antimofo para ver se ameniza o problema ( muiiiiiiiiito cuidado com os anti mofos pois se ele cair na jaqueta , ela ficará dura, ressecada e sem recuperação) mas já existe equipe especializada que acaba com esse problema de vez. E vamos ressaltar aqui também que para que sua peça permaneça contigo por anos deve seguir alguns passos com relação a guardar, evite o máximo deixar a peça dobrada, pois pode ficar com vincos profundos, nunca deixe dentro de sacos plásticos o impedindo de respirar e se tiver peças de cores diferentes evite deixa-las uma ao lado da outra porque pode manchar, enfim, todo cuidado é pouco com sua peça linda, moderna, atemporal e que te protege sempre do frio.

Enfim, não queremos nessa matéria determinar a compra ou não de uma peça de couro legítimo ou de outro material (cada um sabe do seu bolso), pois sabemos que o custo é alto e que alguns não tem condições de investir em tal produto, o que visamos com esse post é alertarmos para que quando puderam comprar a tal Jaqueta de Couro tão sonhada, não esbarre em pessoas que podem estar mal intencionadas e você vá embasada (o) de informações para escolher a que de fato e de verdade é a real e faça uma maravilhosa compra, sabendo que o que está levando é o que sempre quis.

 

E Lembre-se A Ellegancy Costuras tem uma equipe super preparada tanto para os Ajustes em Peças de Couro e também a Recuperação do Couro, seja na parte de Lavanderia e tratamento, seja na parte da Pintura especializada em couro.

 

Vejam fotos de Jaquetas de Couro Original

jaqueta de couro 3 ellegancy costuras

jaqueta de couro ellegancy costuras

Agora algumas fotos de Jaquetas de couro Sintéticos Ecológicas:

jaqueta de couro sintetica 2 ellegancy costuras

 

jaqueta de couro sintética ellegancy costuras

 

Nos deparamos com este depoimento da internet: O BARATO QUE SAI CARO

Recebemos diariamente ligações de casos como esse ACIMA. Realmente a peça sintética, ecológica,sustentável ou vegetal (chame do que quiser) é bonita e moderna, porém a sua durabilidade de vida útil tem um PRAZO DE VALIDADE curta e quando isso acontece é perda total (PT) INFELIZMENTE.


couro_vegetal

Veja nosso vídeo explicando mais :

 

Desejamos que tenham gostado dessa breve matéria que serviu mais que um alerta e desejando qualquer tema escreva nos comentários que ficaremos felizes demais em responde-los.

Com carinho,

Ellegancy Costuras.

Leave a comment