Cada segunda feira é um recomeço-Marketing holístico

 

Segunda feira, 07 de março de 2016.

 

Vamos lá começar o dia produtivo para virarmos de cabeça pra baixo essa crise.  De manhã já acordamos, cuidamos da nossa filhota, fizemos o mamá dela, o pão com recheio, o lanchinho dela e a levamos para a escola abençoando-a na entrada.

 

Chegamos aqui no Atelier de Costuras e ficamos sabendo por uma das nossas funcionárias que um primo dela de 25 anos havia falecido no sábado pela manhã em um acidente de moto.   Rapaz novo, 25 anos de idade, moto potente, meio explosivo… Deixa a esposa e um filhinho de 5 anos.

 

Outra funcionária nossa com problemas conjugais, prestes a se separar, além das demais funcionárias com alguns problemas.   

 

Então pela manhã é sempre bom orarmos, agradecermos a Deus e pedir forças.  Além de tudo isso, temos nossa vida particular ( mesmo sendo donos da empresa), além de uma imensa crise econômica onde temos de fazer contas, pagar salários, tributos, etc.

 

trate seu funcionario como socio e vendedor

 

Às segundas feiras nós começamos o dia colocando em ordem todas as roupas para ajustar que entraram no sábado, onde separamos por ítem, tais como:

 

  1. Dividir cada modelo de roupa( couro para quem ajusta couro, terno para quem ajusta terno, vestido de noiva para quem ajusta vestido de noiva, jeans, camisas e demais roupas para quem ajusta roupas assim)
  2. Verificar a data de entrega de cada cliente atendido para organizar o cronograma.
  3. Havendo falta ou funcionária de férias fazemos uma nova programação afim de não faltarmos com o combinado.
  4. Verificar com as costureiras sobre alguma(s) roupa(s) que as vezes não ficou na medida para o cliente, afim de estudarmos se foi um pequeno erro nosso de medição ou se de repente o cliente veio há muitos dias atrás e de repente engordou um pouco ou emagreceu.

 

Enfim, diversos fatores administrativos onde temos de ficar cada vez mais atentos afim de melhorarmos a qualidade dos nossos serviços de costuras.

 

Fora isso, inevitavelmente no facebook vemos muitos clientes comemorando, saindo, viajando… e isso nos dá um ânimo extra em vermos pessoas queridas que estejam felizes. Porém, muitas vezes, vemos também alguns clientes de Luto pela morte de um familiar, ou de um amigo, e também de assaltos, de problemas diversos.

 

trate seu cliente como um ser humano que pode estar passando por diversos problemas

 

Então gostaríamos de deixar bem claro que sempre entendemos que cada cliente que nos visita é um ser humano que pode estar passando por diversos problemas, da mesma forma que nós, prestadores de serviços de costura, também somos seres humanos que ora passam por diversos problemas.

 

Marketing Holístico praticado em nosso Atelier de Costuras

 

Marketing holístico

Mais do que compreender o público para construir boas estratégias de marketing, é preciso compreender a importância do todo no processo de construção do marketing da empresa. Chama-se de marketing holístico a vertente que aceita e compreende que todas as partes envolvidas em todos os processos, desde a criação até a entrega final ao consumidor, são fundamentais para o bom desenvolvimento da empresa, bem como do produto ou serviço oferecido no mercado consumidor.

 

Ser holístico significa que tudo está conectado, integrado, tudo pertence a todas as partes e cada uma delas, por menor que seja, é fundamental para a construção do que é geral, do todo. O marketing holístico, portanto, envolve o marketing interno (o departamento de marketing, a gerência, os demais departamentos); o marketing integrado (os canais, as comunicações, os produtos e os serviços); o marketing de relacionamento (os clientes, os canais, os parceiros); e o marketing socialmente responsável (ética, meio ambiente, legalidade, comunidade).

 

É fundamental assimilar que cada uma dessas partes contribui para uma vida saudável à empresa. Com certeza, não é uma tarefa fácil administrar com maestria cada uma das seções, mas é imprescindível ao negócio a compreensão desse esforço e a busca constante para empreendê-lo.

Departamento de marketing -Gerência sênior- Outros departamentos- Canais Ética- Meio ambiente- Legalidade Comunidade -Cliente Canal Parceiros Comunicações Produtos e serviços Marketing interno Marketing socialmente responsável Marketing de relacionamento Marketing integrado Marketing holístico Quadro 4 –

Dimensões do marketing holístico. Fonte: Keller; Kotler, 2012. 19

 

Como o marketing holístico extrapola o foco no cliente, indo além de seus parâmetros, para melhor entendimento sobre o capítulo, vamos recapitular um pouco sobre marketing interno, marketing socialmente responsável, marketing de relacionamento e, por fim, o marketing integrado. O marketing interno precisa ocorrer em dois níveis: nos departamentos que lidam diretamente com o marketing da empresa e nos demais departamentos.

 

São recomendações básicas aos departamentos que se envolvem diretamente com o marketing. O marketing interno “assegura que todos na organização adotem os princípios de marketing apropriados, especialmente a alta gerência” (KELLER; KOTLER, 2012, p. 19). Além disso, “O marketing interno, um dos componentes do marketing holístico, consiste em contratar, treinar e motivar funcionários capazes que queiram atender bem os clientes” (KELLER; KOTLER, 2012, p. 20).

 

Avançando no estudo sobre marketing holístico, temos o marketing socialmente responsável, também conhecido como marketing social – uma forte tendência no mundo dos negócios em escala mundial. Um marketing interno eficaz deve ser combinado com um forte senso de responsabilidade social. Vários motivos impelem as empresas a praticar um nível mais alto de responsabilidade social corporativa, como a elevação das expectativas dos clientes, a mudança nas metas e ambições dos funcionários, um maior rigor nas legislações e pressões governamentais, o interesse dos investidores em critérios sociais, pressão da mídia e novas práticas de compras organizacionais (KELLER; KOTLER, 2012, p. 685)

 

Há uma disputa enorme pelo mesmo mercado-alvo entre as empresas.

 

Portanto, construir valor é uma ação imprescindível para que uma organização imprima a sua marca nos consumidores. Assim, chega o momento de uma autoavaliação estratégica dentro da empresa: ofertamos valor aos nossos clientes por meio de nossos produtos? O consumidor faz um bom negócio ao investir e acreditar na Ellegancy Costuras ? E, mais: o que o consumidor estaria deixando de ganhar, caso escolhesse a marca concorrente? Se respondermos a essas perguntas de forma honesta e verdadeira, a empresa conseguirá entender o papel do valor no produto que ela oferece. Lembre-se: o valor é um conceito central do marketing.

 

A matemática do sucesso das empresas conta com dois elementos finais: o valor entregue ao cliente e a obtenção de lucro. Parece ser um resultado simples de ser atingido, porém, muitos fatores estão envolvidos no processo. Como estamos em um momento econômico muito competitivo e os consumidores estão cada vez mais críticos e melhor informados sobre as opções de marcas e produtos disponíveis no mercado, uma empresa apenas consegue se destacar se unir o processo de entrega de valor com uma qualidade superior ao cliente.

 

Os concorrentes:

 

O concorrente inteligente deve, portanto, conceber e entregar suas ofertas para mercados-alvo bem definidos. Essa crença inspirou uma nova visão dos processos de negócios, que coloca o marketing no início do estágio de planejamento. Em vez de enfatizar o fazer e o vender, as empresas passaram a se considerar como parte de um processo de entrega de valor.

 

Vamos compreender melhor como funciona o processo de criação e entrega de valor?

 

Esse mé- todo é subdividido em três fases: •

escolha do valor;

• definição do perfil de cliente;

• comunicação do valor ao mercado.

 

Mas o que é mesmo valor?  É a relação entre a somatória dos benefícios tangíveis e intangíveis proporcionados pelo produto e a somatória dos custos financeiros e emocionais envolvidos na aquisição desse produto.”. Ou seja, valor refere-se a algo único, de qualidade superior, que ainda não é praticado pelos concorrentes da marca em questão, e que faz o consumidor escolher entre as diferentes ofertas, considerando qual representa maior valor para ele.

De um modo geral, “[…] o valor pode ser considerado como uma combinação de qualidade, serviço e preço (QSP), denominada tríade do valor para o cliente. As percepções de valor aumentam com a qualidade e o serviço, mas diminuem com o preço.

 

Ou seja, quanto melhor a forma de apresentar o serviço de contato com o consumidor, e o rigor com o padrão e o nível de qualidade for alto, mais o cliente conseguirá identificar o valor da marca. Os preços praticados também têm influência na mente do consumidor sobre o julgamento que fazem da qualidade, isto é, quanto mais alto o preço, maior a qualidade; quanto menor, menos qualidade. No entanto, sabemos que somente o preço não sustentará a opinião sobre a qualidade, caso o produto não cumpra com as expectativas do cliente. Vamos compreender isso melhor? Acompanhe no quadro a seguir a relação entre valor e satisfação.

 

 

Nós desejamos à cada um de vocês uma excelente segunda feira e também uma extraordinária semana.  E que tudo dê muito certo para todos nós e os nossos familiares.

 

Um grande abraço

 

Ps: Hoje é dia do Fuzileiro naval- Parabéns à esse profissional.

 

dia do fuzileiro naval é 07 de marco

 

Uniformes de comissários (as) de bordo sendo ajustados, no caso os uniformes da LATAM e da GOL.

 

 

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