Branding e a sua grande importância para as empresas em tempos de crise

O branding consiste no conjunto de atividades que se destinam exclusivamente a gestão de uma marca, atuando desde a sua concepção e continuamente ao longo do seu desenvolvimento.

E o branding deriva da palavra brand, que significa mais precisamente “marca”, em inglês, e é essencial, além de ser de suma importância para o sucesso de um negócio permitindo com isso que a marca do serviço ou do produto que está sendo oferecido por determinada empresa se torne conhecidíssima no mercado e seja um sucesso.

Assim sendo o trabalho para que haja o reconhecimento de uma marca é fundamental, principalmente se levarmos em consideração a intensa competição que os produtos ou os serviços enfrentam diariamente em quase todos os setores do mercado, pois é acirrada essa competição para atrair o cliente e sobretudo para fidelizá-lo.

O branding envolve inúmeras funções mais precisamente as seguintes: de estratégias, de design, de criações, de marketing, de investigação e a de um gerenciamento absolutamente constante da marca, com o determinado intuito de acompanhar a sua otimização, a sua expressão, etc, com relação ao respectivo público alvo, buscando sem sombra de dúvida aumentar não apenas e tão somente o valor econômico, mas principalmente garantir de forma aguerrida o valor simbólico da marca como um todo.

E com isso o branding está intrinsecamente e totalmente relacionado com as estratégias de marketing, que representam o desenvolvimento tanto de métodos quanto de técnicas destinados especificamente a potencialização das vendas, principalmente partindo do pressuposto do uso total da comunicação entre a empresa e o seu público, que além de ser o alvo é a “mola propulsora” da empresa.

E assim sendo a marca de uma empresa consiste em absolutamente tudo o que remete a mesma, englobando desde o nome da companhia, as suas cores, o seu logo, a sua missão e a sua filosofia de trabalho, entre outros. O branding sem sombra de dúvida auxilia de forma extremamente importante a reforçar a reputação positivamente da empresa que está intrinsecamente ligada à marca.

A IMPORTÂNCIA DO BRANDING EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA

O marketing na época em que ocorre crise econômica é uma das primeiras áreas a sofrer cortes de investimentos, porém o branding demonstra ser um investimento extremamente seguro tanto para sustentar os valores quanto para estruturar a construção da marca como um todo, justamente pelo fato dos consumidores buscarem nesse momento delicado da economia do país gerenciar de forma adequada o seu orçamento pessoal definindo assim as suas prioridades em potencial.

Dessa forma,  ao conseguir evidenciar com precisão os diferenciais de um produto ou de uma marca, o branding pode garantir tranquilamente a sustentabilidade e a sobrevivência de marcas e de empresas nesses momentos críticos e de profundas incertezas econômicas. E é justamente o branding que acaba inspirando positivamente e em todos os âmbitos à marca, gerando por conta disso uma relação interpessoal, de confiança, de credibilidade, e muito mais, alcançando de certa forma consequentemente o objeto de desejo dos consumidores, fato esse de extrema importância em todos os sentidos.

E o redirecionamento de investimento publicitário é um movimento extremante comum e frequente durante tempos de crise, esse fato na verdade visa retornos imediatos, e com isso os anunciantes acabam por cortar gastos com o branding e acaba redirecionando exclusivamente apenas para o desempenho, porém, essa decisão acaba sendo considerada extremamente precipitada por inúmeras razões, e uma das mais importantes consiste no fato do anunciante desejar um retorno rápido demais sem se quer ter investido tanto na manutenção quanto na construção dos valores da marca, algo que em absoluto pode acontecer.

E são justamente nesses períodos críticos de crise severa que vemos nitidamente alguns consumidores cortando drasticamente os gastos e comprando os produtos que acabem oferecendo certo valor agregado, ao invés de se deixarem levar por compras de maneira impulsivas. E por conta desse fato mencionado é que a estratégia de redirecionar todo investimento para apenas e tão somente ao desempenho sem dar o devido crédito tão merecido ao branding pode sem sombra de dúvida ser uma grande cilada para as marcas de uma maneira geral.

Um fator que devemos mencionar também e que é absurdamente observado em momentos de economia fraca é o redirecionamento da verba do offline para o online, e o que isso significa? Que no cenário em que estamos vivendo as novas mídias digitais acabam ganhando mais espaço com propostas que unem um alinhamento de desempenho e ofertas fortes de branding, como é o exemplo do vídeo online. Os anunciantes nesse formato têm a oportunidade de trabalhar tranquilamente o conceito e uma estratégia forte de reputação, mas sempre alinhada com as ferramentas que impulsionam as vendas como um todo.

AS MARCAS QUE SOUBERAM CRESCER ESPANTOSA E ADMIRAVELMENTE MESMO EM TEMPOS DE CRISE

Um exemplo forte e inspirador de marcas que notoriamente perceberam essa oportunidade e reforçaram a estratégia de branding em momentos críticos, foi a incrível multinacional empresa Apple que até nos dias atuais clientes e mais clientes são atraídos por absolutamente TODOS os lançamentos dos seus produtos.

E mais especificamente no mês de outubro de 2001, logo na sequência do fatídico e catastrófico 11 de setembro, a empresa Apple não olhou para as circunstâncias adversas e acabou ousando ao investir pesadamente em branding para o lançamento de uma das grandes novidades no mercado da época o tão famoso iPod.

Simplesmente um novo produto (o iPod) cujo valor era altíssimo para um momento de puríssima recessão, e com um grande diferencial acabou apostando na inovação mesmo frente ao terrível acontecimento e pela consequente crise pela qual os americanos estavam passando, e assim criação que acabou concedendo pela primeira vez as pessoas poderiam levar simplesmente milhares de músicas em seus bolsos, e esse lançamento foi um dos sucessos estrondosos da marca.

Temos também outro exemplo bem contundente de outra marca extremamente renomada mais especificamente a Renault Clio que acabou comprovando a efetividade do branding, pois simplesmente para reverter o impacto da crise da Guerra do Golfo e os prejuízos que foram causados também fora dos EUA, a montadora francesa apostou no branding para lançar o seu primeiro modelo Renault Clio, apoiado simplesmente em uma campanha chamada de Papa & Nicole. E essa campanha fez tanto sucesso que acabou ganhando várias outras versões entre mais precisamente os anos de 1991 e de 1998, e simplesmente em apenas dois anos, o Renault Clio subiu do posto de nono para nada mais nada menos que o quarto lugar no ranking de vendas na Europa, simplesmente extraordinário.

E se considerarmos que o desempenho ou a performance é um modelo de compra por impulso, que incentiva a geração de leads (que significa ser um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou o seu serviço) podemos então afirmar que em momentos de economia estagnada a mesma de certa forma caba sofrendo redução, pois isso se deve justamente à necessidade de contenção de gastos e de despesas por parte dos consumidores.

Enfim, assim sendo em tempos de crise, as marcas podem aproveitar ao máximo a oportunidade de se diferenciarem no mercado criado de certa forma uma distância extremamente segura com relação aos concorrentes no futuro. E com isso o branding acaba se apresentando não apenas e tão somente como uma estratégia de investimento em longo prazo ou mesmo para tentar reverter o posicionamento da marca nos momentos de crise, mas sim e principalmente como uma magnífica alternativa extraordinariamente segura fortalecendo todos os atributos da marca no mercado em todos os momentos.

A importância do Branding para a Ellegancy Costuras

Esse texto enfatiza e evidencia o que fazemos diariamente e incansavelmente que é tornar a nossa marca vista pelos nossos clientes prestando um serviço de excelência e buscando todas as ferramentas possíveis e inimagináveis para que isso possa acontecer.

E não é a toa que estamos no mercado já por uma década, trilhando um caminho muitas vezes árduo, mas sólido por conta de saber quais são todas as nossas metas e os nossos objetivos, pois a cada dia ao fazer uma live, ao postar uma matéria, ao gravar um vídeo, etc, acabamos por fortalecer o nome da Ellegancy Costuras, o que para muitos pode ser uma bobagem e é o branding no texto que escrevemos que demonstra enfaticamente o contrário, pois estamos fortalecendo a nossa marca dia após dia, para que em tempos de crise na qual estamos vivenciando podermos usar de estratégias e de ferramentas para tentarmos a todo o custo não sermos abalados pela crise que assola o país.

Quantas vezes já não pensamos em desistir de produzir matérias aqui nesse Blog,  de fazermos vídeos pro Youtube , de impulsionarmos publicações no Facebook e no Instagram  e enfatizarmos somente o Google Adwords por conta do Investimento X Retorno X Crise .  

O Google adwords é venda pura, é foco total… Mas já nos demos conta de que o cliente que vem através do Google Adwords não tem a mesma afinidade conosco do que aqueles clientes que vêm através desse Blog, através das Mídias Sociais, e principalmente através do nosso canal no Youtube ( Ellegancy Costuras Atelier ).

Citaremos um exemplo que aconteceu exatamente hoje, nesse mesmo dia que estamos escrevendo essa postagem:

Fomos atender um cliente em domicílio chamado Mário. Um rapaz jovem, que deve ter lá seus 35 anos no máximo.  Quando a Tati chegou no apartamento dele,  ele a chamou de ” Tati” e foi super solicito.   A Tati ficou até um pouco ” receosa” com tamanha afinidade, daí ele começou a dizer que viu nossos vídeos e se identificou muito com o nosso jeito de trabalhar, principalmente com as explicações da Tati.   E realmente isso acontece bastante, e aqui em nosso Atelier de Costuras nós já sabemos muitas vezes quando um cliente nos viu através dos vídeos ou através de outros canais, pois quando o cliente está mais solicito, mais simpático, em 80% dos casos nos viu nos vídeos e em outros meios que podemos dizer que são Branding . Já os clientes que nos encontram através do Google Adwords costumam ser mais objetivos.

Você que é empreendedor esse texto certamente abrirá sua mente para ver a “luz no fim do túnel” e definitivamente fazer a engrenagem girar e consequentemente sua marca se fortalecer, pois em uma sociedade TODOS definitivamente precisamos dos serviços uns dos outros e nada como uma empresa ser fortalecida e se tornar cada dia mais aguerrida para conquistar todos os seus objetivos, e sobretudo criar empregos dando oportunidades a quem realmente tem garra, disposição e que vista a “camisa” da empresa como se a mesma fosse sua verdadeiramente.

Então, para resumir de forma extremamente objetiva simplesmente o branding é a gestão de uma marca. E todo um trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais desejada, mais conhecida, mais positiva tanto na mente quanto no coração dos seus consumidores, envolvendo assim desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa, e lembre-se que a motivação da sua equipe é definitivamente a mola propulsora para o sucesso.

 

Desejamos imensamente que tenha apreciado a matéria que fizemos com muito carinho e dedicação conte conoscoe veja por meio dos nossos vídeos alguns dos trabalhos que oferecemos tanto ao público feminino quanto ao público masculino, se possível nos deixe sugestões de outros temas que certamente faremos de tudo para responder a sua solicitação com todo o prazer do mundo, desde já agradecemos de coração, até breve e forte abraço!!!

 

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Ellegancy Costuras Ateliê, é especializado em ajustes e reformas de:

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