Atelier que atende noivas

atelier de noivas e costureira

 

Como eu ajusto vestido de noiva.

 

Tem sido dias corridos no ateliê, porém bem produtivos, eles me inspiraram a escrever este post de hoje.

Eu amo meu trabalho. Ele é bem diversificado e com ele posso ter experiências novas todos os dias. Mas também tenho dias cansativos (como em qualquer outro lugar).

A cada dia posso fazer parte de um momento único das minhas clientes, e esse momento chama-se casamento.

Ser noiva é o momento esperado de toda mulher. Inspiramo-nos em desenhos de menina e quando o pedido acontece… Queremos tudo perfeito nesse dia.

Todos os dias recebemos noivas com gostos diferentes, com sonhos  diferentes e personalidades únicas. Essas mulheres tem uma história pra contar e algumas dessas histórias são de superação. Fazer parte da sua história é uma honra para toda nossa equipe.

Eu já fui noiva e sei como é a expectativa na prova do vestido. Quando a noiva nos procura ela busca, juntamente no pacote,  a “tranquilidade” de que tudo ocorrerá bem.

Nem sempre é fácil o nosso trabalho. Temos nas mãos a responsabilidade do “bem mais precioso” do casamento. A saber, o tão sonhado VESTIDO DA NOIVA.

Quando o nosso trabalho começou, nunca imaginei ajustar vestidos de noiva.  Aconteceu meio que por acaso, quando uma cliente nos trouxe o “desafio” e o aceitamos. Desde então nesses quatro anos ele se tornou uma paixão.

Ajustar o vestido de noiva é na verdade um comprometimento nosso com a noiva, e o comprometimento dela conosco. Para esta “comunhão” dar certo devemos respeitar a noiva e ela respeitar nosso trabalho.

O nosso trabalho não se limita somente ao ajuste do vestido de noiva. Ele começa no atendimento, seja  telefônico, ou online onde reservamos e dedicamos um horário para ouvir a noiva (seja esse horário muitas vezes após o expediente  comercial) para tentar nesse atendimento reproduzir e entender o que a noiva imagina.

 

Nem sempre é fácil este processo, às vezes (como em todo trabalho) só pedimos que a noiva tenha o mesmo comprometimento conosco o quanto temos por ela. Um exemplo é quando a noiva agenda um horário e no dia marcado não comparece e não nos avisa. Fazendo com que aquele horário programado para atendê-la seja perdido.

Quando a noiva nos deixa seu vestido para ajustes, ela está confiando em nós, ela deseja ir para casa e dormir tranquila sabendo que seu vestido será bem cuidado. Afinal é isso que se espera de uma empresa séria e comprometida.

A noiva não representa um numero ou um cifrão para nós. Seja o seu vestido de um grande estilista ou da china, ela receberá um atendimento personalizado que atenda as suas necessidades e expectativas com a mesma qualidade e prestatividade. Não queremos só ajustar o vestido da noiva, mas fazer parte deste momento e curtir cada detalhe. Fazendo com que seu vestido esteja perfeito nos mínimos detalhes.

Para que o ajuste do vestido da noiva fique perfeito, ele não pode ser definido somente pela costura em si, mas pelo material que é utilizado para executar este trabalho, o tempo investido em pesquisas para avaliar o acabamento que será  feito ,e da forma correta que será executado para que a noiva não perca detalhes exclusivos da peça.

O atendimento à noiva é mais amplo do que se imagina. Algumas noivas durante o orçamento que passamos querem entender no que é baseado o nosso orçamento. Quais métodos usamos para avaliar um vestido, ou porque este orçamento é diferente do valor dado de uma costureira que trabalha sozinha, sendo que é só um “ajuste”.

Às vezes essas pré-avaliações são feitas baseadas no valor pago pelo vestido (China, por exemplo), mas o orçamento que aconselhamos que a noiva utilize é a economia que ela está fazendo, caso fosse alugar ou comprar um vestido aqui, por exemplo.

Vou tentar explicar usando um método bem comum para as mulheres: o cabelo. Quando vamos ao salão e fazemos somente uma escova o valor do serviço prestado será baseado no tempo que o cabelereiro terá. Mas caso eu queira pintar, cortar, escovar e fazer progressiva o orçamento será dado não somente pelo tempo, mas também pelo produto (marca, quantidade) que será utilizado, pelo tipo de pintura que será feita. Essas informações fazem com que este orçamento seja mais elevado que o primeiro, pois levará mais tempo e será mais criterioso.

Da mesma maneira nos baseamos para o orçamento do ajuste do vestido de noiva. Vou explicar as etapas deste procedimento:

O primeiro contato muitas vezes é via telefone ou on line, onde agendamos um horário e nos programamos para receber a noiva naquela data.A partir desta data, ficamos a disposição da noiva para qualquer dúvida e esclarecimento. Em alguns casos acontece reagendamentos devido à disponibilidade de agenda ou imprevistos.

No dia agendado, aquele horário é exclusivo para atender a noiva. Onde ela pode trazer fotos, e especificar a sua preferência quanto à aparência do vestido. Neste dia toda a consultoria é dada para que a noiva se sinta bem com seu vestido e o profissional durante o horário reservado estará a sua disposição.

 

Após esta “mini consultoria”, o orçamento da peça é passado para noiva. Caso ele seja aceito, será solicitada a noiva um sinal de 50% do valor, com várias opções de pagamento (cartão, débito, dinheiro ou depósito bancário) para andamento e autorização do serviço solicitado.

 

Após autorização a noiva receberá um documento de duas vias (noiva e loja) aonde ela receberá a garantia de que o vestido será ajustado com devida responsabilidade de uma empresa jurídica. Faça chuva ou faça sol… Pois a empresa se responsabiliza que a sua equipe estará à disposição dentro ou fora de horário para cumprir com os prazos agendados.

 

Junto com este “contrato” a noiva recebe um guia de fornecedores (indicados pelas noivas anteriores) para facilitar a sua procura. E tem a sua disposição (caso queira) serviços especializados como: saiote, capa, lavagem, confecção de véu e bolero, customização, bordado. Que é executado com muita cautela.

 

Após os detalhes acima, a noiva deixa o vestido no ateliê, com data da 1ª prova e final agendados.

 

Durante todo o processo de ajuste do vestido a noiva terá a empresa a sua disposição para trocar e-mails (que serão respondidos com atenção), telefones e suporte nas redes sociais para pode acompanhar conosco o trabalho. Também poderá enviar comprovantes de pagamentos que serão anexados ao pedido.

 

Após a entrada do vestido de noiva em nosso ateliê, ele é separado e incluído na listagem de produção da equipe de costureiras. Onde ele será feito na ordem de data das provas agendadas.

 

Os vestidos são etiquetados por nome e data da noiva. Desta forma o cronograma pode ser refeito semanalmente e distribuído de forma crescente em data na linha de produção.

 

Os vestidos de noivas são separados por setor e serviços. Os da semana são levados para a sala de costureiras, os da semana seguintes são separados de forma que possam ser recolocados na sala de produção com rapidez. E os prontos são conferidos e depois levados para a sala das noivas, para somente serem abertos na data de agendamento.

 

Alguns casos têm um cuidado especial, quando há pedido extra de bordado, lavagem, encomenda de saiote personalizado, confecção de véu ou bolero ou solicitação de capa (para o vestido da noiva) estes vestidos tem agendamentos antecipados no cronograma do ateliê, para estarem prontos na data de agendamento da noiva, já com o serviço pronto.

 

Em todo o processo de ajustes do vestido de noiva. Seguimos as anotações do pedido e solicitações da noiva. Em caso de dúvidas ou atraso devido a algum imprevisto a noiva será comunicada para que assim sua programação não seja interrompida.

 

Após a prova da noiva o processo é repetido novamente… E na prova final (entrega do vestido) só queremos vê-la linda e feliz. Ufa…

noiva

Meninas … esse é o processo de trabalho que utilizamos em nosso ateliê de costuras. Espero que tenhamos esclarecido as dúvidas e desta forma vocês conheceram um pouco melhor a nossa ”intimidade” rsrss

 

A Ellegancy Costuras leva muito a sério todos os seus serviços. E por isso tenta de todas as formas oferecer o melhor para seus clientes. Procurando qualidade nos produtos que usa, nos fornecedores, no acabamento das peças. Assim pode ter parceiros que usem o mesmo método de trabalho.

noiva

 

 

Qual é o véu ideal para cada tipo de noiva?

Vestido de festa com pedrarias sendo ajustado com muito cuidado.

Noivas … Agende já seu horário

contato@elcosturas.com.br
(11) 5677-2429 ou (11) 5021-2506

Será um prazer atendê-las…

Acesse o nosso site para maiores informações:

 www.elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/ 

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

 

 

Leave a comment