As camisas da Copa do Mundo FIFA

A Copa do mundo na Rússia e ao longo dos anos

 

Que o futebol é um dos esportes preferidos no mundo não é novidade. A copa do mundo está ai para mostrar isso, um campeonato onde todos se envolvem, se reúnem, e é motivo para vestir a camisa festejar e torcer juntos. Mas você sabe desde quando tudo isso começou? Quais foram as primeiras camisas da seleção e todas as mudanças até o dia de hoje?

 

ellegancy_costura_camisas_da_selecao

Esse ano temos um dos eventos mais envolventes e animados que ocorre de 4 em 4 anos , em menos de um mês começa a Copa do mundo FIFA 2018. Que a Copa é um dos maiores campeonatos do mundo já sabemos, mas você sabe quando tudo isso começou? Vamos lá

A ideia de criar uma copa das nações aconteceu no começo do século, por um francês chamado Guerin, a ideia já se baseava em ser um evento para se ocorrer de 4 em 4 anos, porem nessa época o futebol era um pouco diferente em cada país, sem muitas regras padronizadas. Porem por se tratar de um evento que envolveria diversos países, era essencial, padronizar regras, e foi quando a FIFA (Federação Internacional de Futebol) entrou em campo, organizando congressos para oficializar as devidas regras.

Porem antes de realmente o evento se tornar algo concreto, houve diversos fatores financeiros que ainda os impediam. Passados 20 anos da proposta de Guérin, depois de diversos congresso de como deveria de fato ser uma copa do mundo, conseguiram delinear a futura copa, organizada exclusivamente pela FIFA fora do âmbito dos jogos olímpicos.

A primeira copa do mundo FIFA em 1930

 

Na primeira copa do mundo FIFA a sede escolhida foi o Uruguai, o país construiu o estádio “centenário” com capacidade para 80 mil pessoas. O que muitos não sabem é que o estádio foi construído em 9 meses (tempo recorde), porem bem atrasado para a data da copa, foi entregue com alguns setores com o concreto ainda molhado. Nada que impedisse a galera de vibrar muito na torcida.

Pudemos ver que a copa vem de gerações, e com os anos muitas coisas mudaram, inclusive a tão querida camisa da seleção. Você consegue se lembrar de algumas delas?

Vamos começar com as de 1930

Nada de verde e amarelo. Os uniformes da seleção na década de 30 eram azuis e branco. Ainda não existia os tecidos confortáveis feitos especialmente para os atletas, por tanto as camisas eram feitas de algodão.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_1930

1954 – Seleção Canarinho
Foi onde o verde e amarelo começa a fazer parte da seleção e ganha o apelido de Seleção Canarinho, pelas cores vibrantes utilizadas até hoje nas camisas!

ellegancy_costuras_camisa_selecao_1954

1970 e 1974:
Sofreram poucas mudanças, a de 1970, sua principal mudança foi de polo para gola canoa, e de 1974 foi a adição das três estrelas acima do brasão, que refere aos títulos de 58, 62 e 70.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_1970

1978:
A camisa se manteve igual, foi apenas adicionada 3 listras verdes na manga.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_1978

1982: ( A seleção que merecia ter sido campeã) 


Houve mudança em seu fornecedor, e com isso foi adicionado a taça Jules Rimet, e um ramo de café, afinal O instituto brasileiro de café, era quem patrocinava a confederação.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_1980

1984:
A gola da camisa voltou a ser polo, e ganho o símbolo do patrocinador no lado direito.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_1984

1994:  É Tetraaaaaaaaaa  , É Tetraaaaa… Quem não se lembra daquele vídeo ridículo ( e engraçado) do galvão Bueno com gravata listrada e americana, abraçando o Pelé, com os óculos todos tortos) ?


O patrocinador mudou, e o tecido da camisa também, sendo estampado com o símbolo da CBF. E o escudo tradicional voltou a ser usado. 

ellegancy_costuras_camisa_selecao_1994

1998: ( aquele enigma que dura até hoje se o Ronaldinho sofreu ou não convulsão)


O tecido muda novamente, e a estampa do brasão é retirada e ganha uma linha verde da gola a manga. A nike começa a patrocinar a seleção, e a camisa ganhou mais estrela devido ao campeonato anterior.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_1998

2002:
A camisa ganha detalhes em verde na lateral e uma gola amarela.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_2002

2006 e 2010:
A camisa ganha mais uma estrela e perde os detalhes na lateral. Já a 2010 sofre poucas mudanças, apenas no formato da gola, e perdendo os detalhes em verde da manga.

ellegancy_costuras_camisas_selecao_2006_2010

2014:
A copa de 2014 sua única mudança foi a gola para um formato V, discreta. A única indiscrição foi os 7 a 1 que tomamos da Alemanha.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_2014

2018
Para esse ano a camisa sofre mudanças na gola, e perde os detalhes nas mangas, e tem uma modelagem mais slim.

ellegancy_costuras_camisa_selecao_2018

E ai qual das camisetas é sua preferida?  Qual delas faz parte da sua coleção?

 

Falando um pouquinho sobre as Copas do Mundo.  

 

Eu me recordo pouca coisa da  Copa do Mundo de 1986, quando o Brasil perdeu para a França na cobrança de Pênaltis.   Já na Copa de 1990 me lembro que fomos dispensados mais cedo da Escola e o jogo de abertura era entre as Seleções da Argentina e de Camarões.

No aquecimento, o Maradona brilhava nas firulas, com todas as câmeras focadas nele, nos seus malabarismos e ele gozava da exclusividade por ser o melhor jogador do Mundo e a Argentina ter sido campeã de 1986.    Resultado : 1×0 para Camarões e a descoberta do uso de drogas pelo Maradona.

 

Porém, mesmo sem brilhar, a Argentina desclassificou o Brasil com um passe de Maradona para o Caniggia ( não vou pesquisar a respeito e vou escrever apenas do que me lembro).

 

Copa do Mundo de 1994 .  É tetraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

O Brasil chegava sem credibilidade alguma,  e quase não se classificou se não fosse o Romário fazer 2 gols no uruguai nas Eliminatórias.  O Brasil apostava principalmente na dupla Romário X Bebeto  e eles não fizeram por menos.  Eu torcia muito para o Raí ir bem na Seleção assim como ele era craque no São Paulo, e mesmo ele tendo feito um gol de pênalty na estréia contra a Rússia, ele não convenceu como queríamos.

 

Depois me lembro que o Brasil goelou Camarões com gols de Romário,  gol do Bebeto e não lembro mais de quem.

 

O jogo seguinte foi contra a Suécia onde o Romário deu um biquinho na bola e o Brasil empatou e ficou em primeiro lugar do grupo.

 

Aí veio o jogo contra os anfitriões da casa- A seleção dos Estados unidos e um certo medo de “marmelada” rondava a torcida brasileira, mas quem tinha Romário podia ter certeza que ele não se venderia e deixaria de lutar pelo Título inédito de campeão do Mundo pelo Brasil-   Nesse jogo, o Leonardo que sempre foi super calmo deu uma cotovelada no jogador americano e foi expulso.    Mais tarde, o Romário deu um passe magnífico pro bebeto que, numa precisão cirúrgica, colocou a bola no cantinho da Rede e o Brasil chegou às quartas da copa do mundo.   E quando o Bebeto fez esse gol, ele correu em direção ao Romário e disse ;

 

” Eu te Amo ” ( Aos 2 minutos)

 

 

Brasil X Holanda.

 

Meu coração tremia pois a Holanda vinha fortíssima com Van Baster e Gullity, Berkamp e outros.  Era uma Seleção fantástica, a Laranja mecânica .  O Jogo terminou 3 a 2 para o Brasil e o lance mais inesquecível na minha opinião foi o gol de falta do Branco, sendo que ele foi criticado, diziam que ele estava gordo e não teria condições de jogar uma Copa do Mundo( eu também dizia isso), e quando ele fez o Gol ele saiu chorando em direção ao Parrera e apontando o dedo, como que dizendo:

” Você apostou em mim e esse gol foi pra você “

 

Mas também teve o gol do bebeto onde ele comemorou como se embalasse um neném para dormir, que seria o filho dele que estaria para nascer.

 

Então chegou a Semifinal e o Brasil novamente jogou contra a Suécia  e o Romário fez um gol de cabeça para combater a ironia do goleiro que dizia não saber quem era o Romário… pois um baixinho fez gol nele de cabeça.

 

Daí chegou a final contra a Itália e o coração não se aguentava de ansiedade.  O Brasil parou, esperávamos um espetáculo mas o jogo foi muito truncado, e pela primeira vez o resultado foi decidido nos penaltis.   É tetraaaaaaaaaaaa  É tetraaaaaaaaaaaaaaaaa

 

 

 

Copa do Mundo de 1998 – Essa prefiro nem comentar muito pois chorei demais na final com tudo aquilo que aconteceu e ou deixou de acontecer.

 

Copa de 2002 – Não vou falar do passo a passo mas é de chorar e acredito que de todas as seleções que eu ví jogar, ela foi a mais coesa, harmônica, onde tivemos gols de vários jogadores como da Defesa ( meia bicicleta do Edmilson), lateral ( Júnior), e todas as demais posições.

Chorei muito de alegria …

 

E de lá pra cá fui perdendo o amor  pelo futebol e também pela seleção, embora quando eu vejo a Seleção entrar em campo parece que aquela paixão adormecida volta a renascer !!!

 

Um grande abraço.

 

Para as meninas : Make da copa do Mundo 

 

E lembre-se de nós quando precisar customizar camisetas da seleção

Ellegancy Costuras  tem uma equipe de profissionais, especializadas em ajuste e reforma em: Roupas comuns e finas (jeans e ternos e camisas), Vestidos de Noiva / Festa e Peças de Couro, entre outros…

www.elcosturas.com.br

contato@elcosturas.com.br

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

 

 

Leave a comment